--

Manifesto em Defesa da Soberania e do Patrimônio Nacional

O Brasil encontra-se, hoje, diante da ameaça de sofrer um retrocesso histórico, de perder um patrimônio econômico construído por muitas gerações e de voltar a uma posição de total dependência externa e de atraso social.

A partir do início do século XX, após mais de três séculos como colônia exportadora de riquezas naturais e agrícolas, dependente e escravista, o país iniciou o projeto de se tornar uma nação soberana e industrializada, capaz de oferecer à sua população o crescente acesso a direitos sociais e à cidadania.

Desde então, foi constante o embate entre aqueles que defenderam esse novo projeto e os que tentaram reconduzir o Brasil ao antigo modelo exportador dependente. Apesar desse embate, o processo de modernização soberana do país avançou, com a construção de instrumentos estratégicos — como a Petrobrás, a Eletrobrás e o BNDES –, com a criação de milhares de empresas privadas e com o desenvolvimento da produção industrial, da geração de emprego e renda e da mobilidade social. O Brasil foi, no século XX, o país do mundo que mais cresceu, apesar da estagnação dos anos de 1980 e 1990.

Hoje, no início do século XXI, o governo federal está revertendo o avanço realizado até aqui, ao encaminhar reformas e iniciativas que contam com a participação de setores do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público, mas que não têm aprovação popular e que levarão o Brasil ao retrocesso, à dependência externa e ao atraso social.

Na área da extração do Petróleo, o governo federal eliminou a exigência legal da presença de empresas brasileiras no fornecimento de insumos para a produção do petróleo, estabelecida como forma de incentivar a indústria nacional. Mais ainda, o governo abriu completamente a exploração do petróleo do Pré-Sal para grandes empresas públicas e privadas internacionais, por preços inferiores ao valor real, sem demonstrar qualquer preocupação com a defesa de uma riqueza estratégica para o desenvolvimento do país.

Além do esfacelamento da Petrobrás, as iniciativas de desnacionalização e privatização de empresas brasileiras afetam também o setor elétrico, fundamental para todos os demais setores produtivos do país, ameaçando inúmeras empresas fornecedoras desse setor estabelecidas em solo nacional.

As iniciativas de desnacionalização e privatização vão além, atingindo recursos naturais essenciais, como os hídricos, o que ficou explicitado na intenção de abrir a duas empresas privadas internacionais a exploração do Aquífero Guarani, um dos maiores mananciais mundiais de água doce.

Tais iniciativas chegam a atingir a Caixa Econômica Federal, um dos principais instrumentos governamentais para a implantação de políticas sociais públicas, e até a Casa da Moeda do Brasil.

Acelerando de forma radical o processo de desnacionalização e privatização, o governo federal, sem informar pela imprensa e sem qualquer debate público, criou as condições para a venda das mais importantes empresas brasileiras, através do decreto nº 9.188/2017, de 1º de novembro de 2017, no qual estabeleceu a possibilidade de vender, sem licitação pública, empresas como a Petrobras, a Eletrobrás e o Banco do Brasil.

Com esse decreto de “desinvestimento”, abre-se o caminho para a venda parcial, majoritária ou total, em tempo recorde e a qualquer preço, já que sem licitações públicas, das mais estratégicas empresas estatais, criadas por governos com diferentes posições políticas e ideológicas, para se constituírem em instrumentos de um projeto de desenvolvimento soberano do país.

Essa mesma política está sendo adotada pelo governo do Rio Grande do Sul, que hoje acelera os preparativos para a privatização do sistema financeiro estadual e regional — Banrisul, BADESUL e BRDE — e de empresas do setor energético e de mineração — CEE, SULGAS e CRM –, assim como para o fechamento de Fundações estratégicas para o desenvolvimento estadual.

Na área da defesa nacional, fundamental para a soberania do país, o governo federal interrompeu o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro e permitiu o acesso de autoridades estrangeiras a tecnologias sensíveis desse programa. Permitiu, ainda, a presença de tropas norte-americanas na estratégica região da Amazônia, em exercício conjunto com tropas brasileiras, e divulgou a intenção de realizar a entrega da Base Militar de Alcântara para uso privativo dos Estados Unidos, medida que já fora rejeitada pelo Congresso brasileiro em 2001.

Além disso, o governo federal está levando adiante inúmeras medidas e reformas antissociais, como o congelamento dos gastos públicos, que agrava ainda mais as condições dos sistemas públicos de saúde, educação, segurança e previdência social, bem como das instituições voltadas para a geração de ciência e tecnologia, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.

O Brasil já provou, desde o início do século XX, que é capaz de levar à frente um projeto de desenvolvimento soberano. Para avançar nesse projeto, o país precisa de uma vasta rede de empresas, especialmente no setor industrial, mas também nos setores agrário e de serviços, públicas e privadas, apoiadas em geração de ciência e tecnologia avançadas. Precisa também de instituições de financiamento próprias, de um mercado interno fortalecido e de mão de obra qualificada.

Não há futuro para uma nação que não preserve seu patrimônio e que não tenha autonomia para promover o desenvolvimento econômico capaz de propiciar justiça social a toda sua população, garantindo proteção ao trabalho, saúde, educação, previdência social e segurança pública de forma universal e de qualidade.

Hoje, para que o Brasil possa se desenvolver como Nação soberana, é preciso que a população esteja unida em torno de um governo legitimamente eleito, debatendo as reformas necessárias ao país e decidindo seu futuro de forma democrática e autônoma.

Para começar essa nova etapa da vida nacional, defendemos:

1) a suspensão das medidas antinacionais do atual governo federal;

2) a garantia de eleições livres, diretas e democráticas;

3) a realização de referendum popular, com amplo debate público, para a confirmação ou revogação das reformas aprovadas e dos decretos editados pelo atual governo sem consulta à população.

É hora de nos unirmos e manifestarmos para preservar o patrimônio público, social e econômico da Nação brasileira e garantir o futuro das próximas gerações.

PARA ASSINAR CLIC AQUI: http://www.euconcordo.com/peticao/1701/soberaniaepatrimonionacional/?

ENTIDADES SUBSCRITORAS INICIAIS

1 ABJD-RS Núcleo Gaúcho da Associação Brasil Juristas pela Democracia

2 ADFURGS — Sindicato Intersindical dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do RS

3 Advogados e Advogadas pela Legalidade Democrática

4 AEPET — Associação dos Engenheiros da Petrobras

5 AKANNI-Instituto de Pesquisa e Assistência em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias

6 APG — Associação de Pós Graduandos da UFRGS

7 Associação Cultural José Marti do RS

8 Associação de Empregados, Profissionais e Aposentados da Eletrosul e Tractebel do RS

9 ASSUFRGS — Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFRGS, UFCSPA E IFRS

10 Carreiras Jurídicas pela Democracia

11 CEAPE — Sindicato de Auditores Externos do TCE-RS

12 Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria — CECA

13 CMP — Central dos Movimentos Populares

14 Comitê de Defesa da Educação Pública do RGS

15 Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito

16 Comitê Gaúcho do Projeto Brasil-Nação

17 CONAM — Confederação Nacional das Associações de Moradores

18 CPERS — Sindicato

19 CTB — Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

20 CUT — Central Única dos Trabalhadores

21 FEFRAFI-RS — Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS

22 FUP — Federação Única dos Petroleiros

23 GPTC-USP — Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital

24 IDEP — Instituto de Defesa Popular

25 INTERSINDICAL — Central das Classes Trabalhadoras

26 INTERSUL — Intersindical dos Eletricitários do Sul do Brasil

27 JCA — Juventude Comunista Avançando

28 Levante Gremista

29 LIERGS — Liga Independente das Entidades Carnavalescas do Rio Grande do Sul

30 MAS — Movimento Avançando Sindical

31 Movimento de Trabalhadores Cristãos — MTC Regional Sul

32 Movimento Negro Unificado

33 Movimento Resistência Petroleira

34 Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida

35 PC do B-RS — Partido Comunista do Brasil

36 PCLP-RS Polo Comunista Luiz Carlos Prestes

37 PDT Nacional — Partido Democrático Trabalhista

38 Polo Comunista Luiz Carlos Prestes

39 PSB-RS Partido Socialista Brasileiro

40 PT-RS — Partido dos Trabalhadores

41 Rede feminista de saúde direitos sexuais e direitos reprodutivos

42 SEMAPI — Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa e de Fundações Estaduais do RS

43 SENGE — Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul

44 Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom — RS

45 SINDIPETRO RS — Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul

46 SINPROBEL — Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos de Pelotas

47 SITRAMICO-RS — Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no RS

48 UAMPA — União das Associações de Moradores de Porto Alegre

49 UBES — União Brasileira de Estudantes Secundaristas

50 UBM — União Brasileira de Mulheres

51 UEE-Livre — União Estadual dos Estudantes Livre

52 UJS-RS — União da Juventude Socialista RS

53 Une Sul — União Nacional de Estudantes

54 UNEGRO-RS — União de Negros Pela Igualdade

55 União Eletricitária-RS

SUBSCRITORES INDIVIDUAIS INICIAS COM REPRESENTAÇÃO SOCIAL

PARA ASSINAR CLIC AQUI: http://www.euconcordo.com/peticao/1701/soberaniaepatrimonionacional/?

1 Abgail Pereira Servidora Pública e ex-Secretária de Turismo do RS
2 Adalberto Cardoso Professor do IESP-UERJ
3 Adalberto Frasson Administrador Público e Social e Presidente PC do B RS
4 Adão Villaverde Professor, Engenheiro e Deputado estadual PT RS
5 Adeli Sell Vereador de Porto Alegre PT
6 Ademir Wiederkehr Bancário, Jornalista e Secretário de Comunicação da CUT-RS
7 Adriano Diogo Ex-Deputado Estadual de São Paulo e Secretário de Direitos Humanos do PT
8 Alan Carlos Dias da Silva Servidor do Judiciário Trabalhista e Coordenador da LIERGS — Liga Independente das Entidades Carnavalescas do RS
9 Amanda Cardoso Advogada, Presidente da 1a. Zonal do PT/POA.
10 Ana de Hollanda Cantora, Compositora e Ex-Ministra da Cultura
11 Antônia Mara Vieira Loguercio Juíza do Trabalho aposentada e advogada
12 Antonio Villeroy Cantor e Compositor
13 Ary Vanazzi Prefeito de São Leopoldo, ex-Secretário Estadual de Habilitação, ex-Deputado Dederal e ex-Presidente do PT/RS
14 Assis Melo Deputado federal — PC do B RS
15 Benedito Tadeu César Cientista Político, Professor Associado da UFRGS aposentado e da Coord. do Comitê Gaúcho do Projeto Brasil-Nação
16 Berenice Couto Assistente Social, Professora Drª da PUCRS
17 Betânia de Moraes Alfonsin Diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
18 Boaventura de Souza Santos Sociólogo, Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa
19 Carlos Alexandre Netto Professor Titular Bioquímica — ICBS — UFRG
20 Carlos André Bulhões Mendes Técnico Mecânico, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança no Trabalho — Titular UFRGS e Diretor IPH/UFRGS
21 Carlos Henrique Kaipper Procurador do Estado do Rio Grande do Sul
22 Carlos Lupi Presidente Nacional do PDT
23 Celso Amorim Embaixador, Ex-Ministro das Relações Exteriores e da Defesa
24 Celso Schröder Professor e Diretor da FENAJ
25 Cláudia Schiedeck Soares de Souza Docente e ex-Reitora do IFRS
26 Cláudia Wasserman Professora UFRGS
27 Cláudio Accurso Economista, Ex-Secretário de Planejamento do Rio Grande do Sul
28 Cláudio Pereira Mesquita Presidente PT Alegrete, Militante de Movimentos Sociais e Presidente da AFA — Assoc. de Futebol de Alegrete
29 Claudir Nespolo Metalúrgico e Presidente da CUT-RS
30 Clovis Ilgenfritz da Silva Arquiteto e Urbanista, ex-Vereador e Deputado Federal
31 Débora Melecchi Presidente da União Brasileira de Mulheres RS
32 Deborah Finocchiaro Atriz
33 Denise Falkenberg Corrêa Bancária, Diretora da FETRAFI-RS — Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS
34 Dilma Rousseff Economista e Presidenta da República do Brasil
35 Dionilso Marcon Deputado Federal do PT/RS
36 Edegar Pretto Deputado Estadual PT RS
37 Edgar Vasques Cartunista
38 Edson Carlos Ferreira dos Santos Ex-Presidente do SINDIMETRÔ e Presidente do Intituto Olga Benário Prestes
39 Eduardo Rolim de Oliveira Professor UFRGS
40 Eleonora de Lucena Jornalista e integrante do Projeto Brasil-Nação
41 Eliane Silveira Jornalista e integrante da direção do PT-RS
42 Elvis Piccoli Vargas Diretor do SITRAMICO-RS
43 Emir da Silva Coordenação do Movimento Negro Unificado
44 Eneas de Souza Economista e Crítico de Cinema
45 Enilson Pool da Silva Professor e Conselheiro Estadual de Educação
46 Ennio Candotti Ex presidente e Presidente de Honra da SBPC
47 Eugênio Aragão ex-Ministro da Justiça, Professor da UnB, Advogado
48 Fernando Amaro da Silveira Grassi Procurador Geral do Município do Rio Grande
49 Fernando Maia da Costa Diretor do Sindipetro — RS
50 Flávio Kapzinski Professor Dr. Psiquiatria UFRGS
51 Flávio Wolf de Aguiar Escritor e jornalista, Berlim
52 Francisco Bragança Doutor em Engenharia, Professor UFRGS
53 Francisco Marshall Professor Titular de História — IFCH — UFRGS
54 Giba Assis Brasil Cineasta e Professor UNISINOS
55 Gilberto Barbosa Engenheiro Civil, Eletricitário, ex- Vereador e ex-Secretário de Obras de Porto Alegre
56 Gilmar Aguirre Empregado da CEF e Diretor da CONTRAF — Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
57 Gleisi Hoffmann Advogada, Senadora pelo Paraná e Presidente Nacional do PT
58 Guilherme Barbosa Ex-presidente DMAE, ex- Secretário de Oras e ex-Vereador de Porto Alegre
59 Guilherme Estrella Geólogo, Conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro
60 Guiomar Vidor Presidente da CTB RS
61 Helenir Aguiar Schürer Professora e Presidente do CPERS — Sindicato
62 Heleno Menezes Intersul — Intersindical dos Eletrecitários do Sul do Brasil
63 Hélgio Trindade Professor Emérito da UFRGS
64 Henrique Fontana Médico e Deputado Federal PT RS
65 Hermes Zanetti Professor e Deputado Federal Constituinte 1988
66 Itaguaci Meireles Correa Advogado e ex-Presidente da Subseção da OAB de Santo Ângelo –RS
67 Ivonete Carvalho CONEN-RS Secretária Estadual de Combate ao Racismo do PT RS
68 Izabel Lustosa Historiadora e Cientista Política — Fundação Casa de Rui Barbosa
69 Jacques Alfonsin Procurador do Estado RS aposentado, Mestre em Direito pela UNISINOS, Assessor Jurídico de Movimentos Populares
70 Jairo Jorge Jornalista
71 Jaqueline Moll Drª em Educação e Professora Titular da UFRGS
72 Joaquim Terra Pinto Professor e ex Diretor Geral da ATEMPA
73 Jorge Furtado Cineasta
74 Jorge Rubio Professor da UFRGS-Escola de Engenharia, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências
75 José Abdalla Helayël-Neto Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)
76 José Carlos Moreira da Silva Filho Professor da Escola de Direito da PUCRS
77 José Luiz Azambuja Agrônomo — vice Presidente do SENGE-RS
78 José Vivian Engenheiro Civil do Cientec — Diretor do SENGE-RS
79 Josué Martins Presidente do Sindicato de Auditores Externos do TCE-RS CEAPE-Sindicato e Membro da coordenação do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida Pública
80 Juçara Dutra Vieira Professora, Drª em Políticas Públicas de Educação e membro da Executiva Nacional do PT
81 Juliano Rosso Professor de História e Deputado Estadual do PC do B RS
82 Leda Paulani Economista e Professora da Faculdade de Economia e Administração da USP
83 Lenio Streck Jurista e Professor
84 Lucia Camini Doutora em Educação e ex-Secretária Estadual da Educação/RS
85 Lucia Carpena Professora do Instituto de Artes UFRGS
86 Luís Augusto Fischer Escritor e Professor do Instituto de Letras da UFRGS
87 Luís Fernando Veríssimo Escritor
88 Luiz Alberto de Vargas Desembargador do Trabalho TRT4 e Membro da AJD
89 Luiz Alberto Pires Membro da coordenação da CMP — Central dos Movimentos Populares
90 Luiz Alberto Rodrigues Produtor e realizador de cinema e TV, Presidente da Fundação Cinema RS
91 Luiz Antônio Assis Brasil Escritor, Professor Universitário, Ex-Secretário de Cultura do RS
92 Luiz Carlos Bresser-Pereira Economista, Cientista Político, Administrador de Empresas, Prof. da Fundação Getúlio Vargas, Editor da Revista de Economia Política, Ex-Ministro da Fazenda, Ex-Ministro da Administração Federal e da Reforma do Estado
93 Luiz Eduardo Achutti Fotógrafo, Doutor em Antropologia, Professor do IA da UFRGS
94 Luiz Fernando Mainardi Deputado Estadual do PT/RS e ex-Prefeito de Bagé
95 Magda Biavaski, Desembargadora aposentada da Justiça do Trabalho e Pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho — Cesit da Unicamp
96 Manuela D’Ávila Deputada estadual — PC do B RS
97 Mara Feltes Semapi e executiva da CUT nacional
98 Marcel Frison Secretário de Governo de São Leopoldo e ex-Secretário Estadual de Habilitação e Saneamento
99 Márcia Regina Lusa Cadore Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul
100 Márcia Tavares Técnica Administrativa UFRGS e da coordenação da ASSUFRGS
101 Márcia Tiburi Professora de Filosofia
102 Margarete Costa Moraes Profesora e ex-Secretária Municipal de Porto Alegre
103 Margarete Simon Prefeita de Nova Santa Rita — RS
104 Mari Perusso Advogada e Superintendente Geral da Assembleia Legislativa do RS
105 Maria Aparecida Castro Livi ProfessoraUFRGS aposentada, ex-presidente da ADUFRGS-Sindical
106 Maria Beatriz Luce Professora Titular de Política e Administração da Educação UFRGS
107 Maria do Rosário Professora e Deputada Federal PT RS
108 Maria Victoria Benevides Cientista Política e Professora Titular da Faculdade de Educação da USP
109 Mário Madureira Advogado, ex- Conselheiro da OAB-RS e Deputado Estadual Constituinte RS
110 Melvis Barrios Junior Presidente licenciado do CREA -RS
111 Mercedes M. L. Cánepa Professora de Ciência Política da UFRGS aposentada
112 Miguel Rossetto ex-Vice — Governador do RS, ex-Ministro de Desenvolvimento Rural e ex- Ministro da Secretaria-Geral de Governo
113 Miguelina Vecchio Socióloga e Vice Presidente Nacional do PDT
114 Nelsinho Metalúrgico Deputado Estadual do PT/RS
115 Néstor Monasterio Diretor e Produtor Teatral
116 Olívio Dutra Ex-Prefeito de Porto Alegre, Deputado Federal Constituinte 1988, ex-Governador do RS e Ex-Ministro
117 Paulo Machado Mors Professor Titular do Instituto de Física da UFRGS e Presidente da ADUFRGS-Sindical
118 Paulo Paim Senador do Rio Grande do Sul PT
119 Pedro Dutra Fonseca Economista e Professor Titular UFRGS
120 Pedro Estevam Serrano Jurista Professor Dr. PUC SP
121 Pedro Luiz S. Osório Jornalista e Professor
122 Perly Cipriano Ex-Vice Secretário de Direitos Humanos da Presidência da República
123 Pio Giovani Dresch ex-Presidente da AJURIS — Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul
124 Raul Carrion Historiador e Presidente da FMG-RS, ex-Deputado Estadual RS
125 Raul Pont Cientista Político, Ex-Prefeito de Porto Alegre e Ex-Deputado Estadual RS
126 Raul Tadeu Bergmann Engenheiro e Conselheiro da AEPET
127 Ricardo Dathein Economista e Professor Associado da UFRGS
128 Roberto Requião Senador do Paraná PMDB
129 Rodrigo Ghiringuelli de Azevedo Sociólogo e Professor da PUCRS
130 Rodrigo Schley Presidente da União Eletricitária-RS
131 Rosane Teresinha Zan Professora e Diretora do Depto de Educação do CPERS — Sindicato
132 Rualdo Menegat Geólogo, Professor da UFRGS
133 Rui Muniz Coordenador Jurídico e Relação de Trabalho ASSUFRGS Sindicato
134 Russel Teresinha Dutra da Rosa Professora da Faculdade de Educação UFRGS e Coordenadora do Comitê Escola Sem Mordaça
135 Sofia Cavedon — Professora e Vereadora de Porto Alegre pelo PT
136 Stela Farias Deputada Estadual do PT/RS e ex-Prefeita de Alvorada
137 Tadeu Rodriguez Presidente do SENGE-RS
138 Tarcísio Zimmermann Deputado Estadual do PT/RS, ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Novo Hamburgo
139 Tarso Genro Advogado, ex-Prefeito de Porto Alegre, ex-Governador do RS e ex-Ministro
140 Télia Negrão Rede feminista de saúde direitos sexuais e direitos reprodutivos
141 Thayná Maronesi Vice-Presidente Sul da UNE
142 Theodomiro Romeiro dos Santos Juiz do Trabalho aposentado
143 Valdeci Oliveira Deputado Estadual do PT/RS e ex-Prefeito de Santa Maria
144 Valdete Souto Severo Professora da FEMARGS, Juíza do Trabalho. Membro da AJD
145 Valdir Garcia Alfaro Advogado e ex-presidente da Subseção da OAB de Santo Ângelo
146 Vicente Rauber Engenheiro, Gestor de Empresas, Ex-Presidente CEEE, Ex-Diretor da Petrobras/Refap e Innova e Banrisul
147 Vicente Selistre Ex — Deputado Federal PSB RS, Secretário Geral do PSB RS e Membro titular do Diretório Nacional do PSB
148 Victor Ortiz Gestor Cultural e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura
149 Vinicius Galeazzi Engenheiro civil — Coordenador do Conselho Técnico Consultivo do SENGE-RS
150 Werner Wuertele Präsident Lateinamerika-Forum Berlin e.V.
151 Zinka Ziebell Professora Drª Universidade Livre de Berlim
152 Zoravia Bettiol Artista Plástica

SUBSCRITORES INDIVIDUAIS

PARA ASSINAR CLIC AQUI: http://www.euconcordo.com/peticao/1701/soberaniaepatrimonionacional/?

154 Antônio Carlos Castro Advogado
155 Adalmir Marchetti Economista e Professor da PUCRS
156 Adelaide Ana Bavaresco Aposentada
157 Adelaide Petrillo Professora e Socióloga
158 Adelmar Alberto Carabajal Mestre em Educação UFRGS
159 Adevanir Aparecida Pinheiro Assistente Social
160 Adilson Souza Vieira Músico
161 Adinaldo Soares de Fraga Engenheiro Civil
162 Adma Muhana Professora da USP e Escritora
163 Adriana Hartmann Advogada
164 Adriana Klein Farmacêutica
165 Adriana Maria Neumann Procuradora do Estado
166 Adriana Martorano Jornalista e Gestora Cultural
167 Adriana Paz Lameirão Doutoranda em Ciência Política UFRGS
168 Adriana Toso Kemp Professora da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
169 Adriano Maboni Engenheiro Civil, Diretor do SENGE-RS
170 Adroaldo Bauer Corrêa Jornalista e Escritor
171 Afrânio Garcia Jr. Maître de conférences EHESS, chercheur CESSP
172 Agemir Bavaresco Filósofo e Professor da PUCRS
173 Airton Lemos Jornalista
174 Alberto Henrique Beck Jacobsen Analista de Sistemas
175 Alda Beatriz Fortes Professora aposentada Mestrado Educação Popular da UFRGS
176 Aldalmiro Varreira Marceneiro
177 Alessandra Gonzaga de Oliveira Geóloga
178 Alessandra Impaléa Professora e Pesquisadora
179 Alessandra Jacqueline Vieira Professora do Instituto de Letras UFRGS
180 Alexander Kleine Ator e Professor
181 Alexandre Cruz Jornalista
182 Alfredo Alejandro Gugliano Professor Departamento de Ciência Política UFRGS
183 Alfredo Daudt JR. Militar da Reserva e Jornalista
184 Alonso Nunes Coelho Especialista em Gestão Pública e Assessor Parlamentar
185 Altair Martins Professor PUCRS
186 Amaro Silva de Souza Bancário aposentado do Banrisul
187 Ana Cecília Bastos Stenzel Médica e Professora UFRGS
188 Ana Elusa Sperb Rech Terapeuta
189 Ana Guimaraens Bancária
190 Ana Karina Borges Braun Professora
191 Ana Krüger Cantora, Professora
192 Ana Lúcia Pompermayer Arte-educadora
193 Ana Lúcia Tettamanzy Professora do Instituto de Letras da UFRGS
194 Ana Luiza Fitz Advogada
195 Ana Maria Albani de Carvalho Profesora de Artes Visuais da UFRGS
196 Ana Maria Borges de Sousa Professora aposentada da UFSC
197 Ana Maria Cavaliere Professora da UFRJ
198 Ana Maria Colling Professora da Universidade Federal da Grande Dourados e Pesquisadora da UNESCO
199 Ana Maria Nunes Medeiros Farmacêutica
200 Ana Marta Velleda Resing Jornalista
201 Ana Paula Queiroz Sperotto Estatística do DIEESE
202 Ana Regina Indursky Pan Professora
203 Ana Tonel Professora
204 Ana Zandwais Professora do Instituto de Letras UFRGS
205 Ana Zucatti Geóloga
206 Anadir Alba Enfermeira
207 Analice de Lima Palombini Docente da UFRGS
208 Andre Cesar Souza Vieira Empresário
209 André Fortes Assessor Parlamentar
210 André Luís Forti Scherer Economista e Pesquisador FEE
211 André Marenco Cientista Político e Professor Titular da UFRGS
212 Andréa Fachel Leal Professora Adjunta Dep. Antropologia UFRGS
213 Anelore Schuman Psicanalista
214 Ângela Beatriz Barbosa Trindade Girardi Professora
215 Ângela Maria Batista Antropóloga
216 Angela Maria Santos Tavares Aposentada, área de TI
217 Angela Renck Schmitt Médica
218 Antonio Carlos de Souza Lima Antropologo Museu Nacional e UFRJ
219 Antonio Carlos Rossato Engenheiro Civil
220 Antonio de Oliveira Lima Servidor Público Federal
221 Antonio Henrique Porto Economista
222 Antônio Perra Ourives
223 Any Carmem de Ávila Moraes Estudante de Ciências Sociais UFRGS
224 Aquiles Boris Indursky Engenheiro Civil
225 Argeu Gaier do Nascimento Empreiteiro de Construção
226 Ario Zimmermann Economista e Professor da UFRGS
227 Arlei Bernardes Cardoso Arquiteto
228 Arlindo Villaschi Professor Titular de Economia UFES
229 Arnaldo Luiz Dutra Engenheiro Agrônomo
230 Áurea Breitbach Economista
231 Ayrton Centeno Jornalista
232 Beatriz Gil Professora Drª UFRGS
233 Bebê Baumgarten Jornalista
234 Berenice de Luca Dirigente sindical -Semapi
235 Bernadete Menezes Sevidora Pública Federal UFRGS
236 Bernardo Furrer Médico
237 Bettina Müller Atriz
238 Branca Cabeda Egger Moellwald Professora universitária aposentada
239 Bruno Lima Rocha Professor de Relações Internacionais da Unisinos e dr. em Ciência Política pela UFRGS
240 Caetana Maria Damasceno Antropóloga e Professora
241 Camila Campos Psicóloga Ambiental
242 Carla Pellin D’Ávila Arquiteta
243 Carlos Augusto Callegaro Mestre em Educação pela UFSC, Professor
244 Carlos de Martini Presidente da Afocefe Sindicato
245 Carlos Hahn Jornalista
246 Carlos Motta Jornalista
247 Carlos Roberto Winckler Sociologo, Professor na Universidade de Caxias do Sul
248 Carmem Luci da Costa Silva Professora do Instituto de Letras UFRGS
249 Carmen Luisa Pio da Silva Advogada
250 Carolina Hartmann Galeazzi Arquiteta
251 Catia Castilho Simon Drª em Literatura Brasileira e professora aposentada da RME/Porto Alegre
252 Cecília Hoff Economista, pesquisadora da FEE e professora da PUCRS
253 Celia Chaves Farmacêutica, Professora aposentada da UFRGS
254 Celio Oliveira Cidadão
255 Célio Oliveira Técnico em Transações Imobiliárias
256 Cidara Loguercio Souza Técnica em assuntos educacionais UFRGS
257 Civa Silveira Jornalista
258 Clarice Galeazzi Zanini Advogada
259 Clarisse Chiappini Castilhos Economista, Pesquisadora da FEE
260 Cláudia Laydner Arquiteta
261 Cláudia Santos Licenciada em Ciências Sociais — UFBA, Mestre nos estudos sobre família na sociedade contemporânea-UCSAL
262 Claudio Graziano Fonseca Auditor fiscal da Receita Estadual
263 Cláudio Nicolau Pinheiro Righetto Policial Militar aposentado
264 Cleri Ana Pelizza Produtora Cultural
265 Cleria Finocchiaro Dona de Casa
266 Clo Barcellos Jornalista
267 Clóvis Wannmacher Pesquisador CNPq Bioquímica UFRGS
268 Córa Chiappetta Pedagoga
269 Cornélia Eckert Antropóloga Professora UFRGS
270 Cristiana Derla Secretária Administrativa
271 Cristiano Ferro Empresário
272 Cristiano Ruiz Engelke Professor de Sociologia FURG
273 Cristina Bertoni dos Santos Doutora em Educação Musical
274 Daniel Adams Boeira Professor Estadual
275 Daniel Bruno Momoli Professor Universitário
276 Daniel de Queiroz Lopes Professor da FACED/UFRGS
277 Daniel Momoli Professor da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (UNIARP-SC) e da Faculdade SENAC
278 Daniel Sebastiani Professor FETLSVC, Diretor da Associação de Docentes ADLIBERATO, Diretor Suplente CONTEE, Direção Estadual CTB
279 Daniela Grisa Arquiteta
280 Daniela Marzola Professor Adjunta — Faculdade de Arquitetura
281 Daniela Terra Vasques Artista Plástica
282 Darci Barnech Campani Professor Adjunto — Escola de Engenharia
283 Darwin Bandeira Filho Arquiteto
284 Dary Beck Filho Diretor Sindipetro RS
285 Davi Cápua Professor e Ativista Ambiental
286 David Fialkow Sobrinho Professor Economia Faculdade Dom Bosco
287 Denise do Nascimento Técnica de Enfermagem
288 Denise Jardim Antropóloga Professora UFRGS
289 Denise Kaul Aranalde Fabrício Advogada
290 Denise Meregali Arquiteta & Urbanista e Especialista em Gestão de Politicas Públicas
291 Denize Catarina Misael de Andrade Tosi Professora e Orientadora Educacional da Escola Pública
292 Derli dos Santos Machado Serralheiro
293 Diego Biegler de Oliveira Mestrando em Química UFRGS e Professor de Química na rede privada
294 Diego Ellwanger Pereira Designer gráfico
295 Diego Lima Técnico refrigeração
296 Diego Pautasso Dr. Ciência Política e Professor do CMPA
297 Dinorah Araújo Jornalista, Atriz e Produtora Cultural
298 Dolores Sanches Wunsch Professora do Departamento de Serviço Social — UFRGS
299 Dulce Helena Vergara Ecomista Aposentada da FEE
300 Edi Lourdes Girardi Administradora
301 Edimar Teixeira Empresário Eletricista
302 Edith León Orellana Cientista Política
303 Édson Flores Movimento Resistência Petroleira
304 Eduardo Butte da Silva Técnico em Refrigeração
305 Eduardo Mancuso Assessor Parlamentar
306 Eduardo Sá Gomes Estudante Universitário
307 Elemar do Amor Divino Mestre em Educação, UFRGS
308 Eliana de Oliveira Historiadora
309 Eliane Carmanim Lima Psicóloga e Socióloga
310 Elida Rubini Liedke Sociológa, Professora Adjunta de Sociologia da UFRGS aposentada
311 Elis Regina Gomes de Vargas Presidenta da UNEGRO-RS
312 Elisa Maria Baggio Saitovitch Fisica / Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas
313 Emerson Giumbelli Antropologo, Professor da UFRGS
314 Enio Manica Professor Estadual
315 Enno Dagoberto Liedke Filho Sociólogo, Professor Titular de Sociologia da UFRGS, aposentado
316 Eremi Fátima da Silva Melo Secretaria da Mulher FITMETAL
317 Erica Schultz Professora do Instituto de Letras da UFRGS
318 Erwan Olivero Pesquisador e Doutor em Física
319 Eurídice Josefina Bazo Tôrres Juíza do Trabalho aposentada
320 Fabiana Lontra Estudante UFRGS
321 Fabiana Veríssimo Freitas Advogada
322 Fabiane Borges Pavan Pedagoga, Supervisora Educacional, Professora e Conselheira Municipal de Educação — PoA
323 Fabiano Damásio Ferro Empresário
324 Fábio Bianchi de Moura Professor de Ciências e Química da Rede Pública de Ensino
325 Fabíola Rohden Antropóloga e Professora da UFRGS
326 Fernanda Bittencourt Ribeiro Professora Universitária
327 Fernanda Costa Corezola Socióloga
328 Fernando Steinbruch Milman Físico, Professor da UFSC
329 Filipe Eich UEE-Livre
330 Francisco Dias Soares Técnico Eletroeletrônico
331 Francisco Egger Moellwald Professor FACED UFRGS
332 Frederico Lustosa da Costa Professor PPGAd da Universidade Federal Fluminense — UFF
333 Gabriel de Freitas Fockinh Técnico em Assuntos Educacionais da UFRGS
334 Gabriela Bulla Professora do Instituto de Letras da UFRGS
335 Genoeva Egewarth Professora Estadual aposentada
336 Geraldo Hasse Jornalista
337 Gerson Almeida Sociólogo
338 Gerson Cavassola Engenheiro Civil
339 Gessivaldo Lino Pinto Servidor Público aposentado do Departamento de Polícia Federal, SR/DPF/TO
340 Gildo Flavio Doebber Professor de Formação Profissional
341 Gilmar Eitelwein Jornalista Autônomo
342 Gilmar Zolet Vieira Técnico em Agropecuária e Assessor Parlamentar
343 Ginia Gomes Professora do Instituto de Letras UFRGS
344 Giovani Culau Oliveira Presidente UJS RS
345 Glória Regina Athanázio de Almeida Radialista e Produtora Executiva de Rádio, Televisão e Mídias D]igitais TVE / Fundação Piratini
346 Graciela Reyna Quijano Professora Drª da UFRGS
347 Guilherme Brum Procurador do Estado do Rio Grande do Sul
348 Guilherme de Souza Castro Cineasta
349 Gustavo Bernardes Advogado e Militante de Direitos Humanos
350 Gustavo Jaquet Ribeiro Arquiteto
351 Gustavo Post Sabin Professor do Instituto de Engenharia da UFMT
352 Haroldo Brito Assessor parlamentar
353 Helena Beatriz Cezarino Mendes Coelho Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul
354 Helena Francisca Galeazzi Frees Professora aposentada
355 Helena Palombini Formada em Direito, aposentada do Banco do Brasil
356 Henrique Saitovitch Físico — Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
357 Hernando Borges Engenheiro Civil
358 Homero Vizeu Araújo Professora do Instituto de Letras UFRGS
359 Hugo Felix Sociólogo e Professor Universitário
360 Hugo Pereira Oliveira Estudante de Ciências Contábeis
361 Ian Alexander Professora do Instituto de Letras da UFRGS
362 Iara Chagas Castiel Advogada e Psicóloga
363 Ilizolete Maria Soares Cordeiro Assistente Social Funcionaria Pública Municipal aposentada
364 Ingrid Finger Professora do Instituto de Letras da UFRGS
365 Iraci Teresinha Dal Pra Aposentada
366 Irani Rodrigues Soares Brigadiano Militar aposentado
367 Irene Galeazzi Socióloga FEE/Fundação Gaúcha do Trabalho aposentada
368 Ireno Cândido Pimentel Sobrinho Comerciante
369 Iria Salton Rotunno Auditora Fiscal da Receita do RS
370 Iris Cordeiro Médica
371 Isabel Oliveira Perna Almeida Funcionária Pública Estadual
372 Ismael Galeazzi Empresário
373 Ismenia Carolina Mota Gomes Bosco Pedagoga/Professora de Educação Especial/Arteterapeuta
374 Ivalnei Teixeira de Borba Advogado
375 Ivanisa Teitelroit Martins Psicanalista, Cientista social, Gestora do Ministério do Planejamento aposentada
376 Izabel Christina de Brito Barbosa Advogada
377 Jacqueline Custódio Advogada
378 Jaime Nunes Ramis Professor Geografia e História
379 Jaime Rodrigues Urbanista e Historiador
380 Jairo Alfredo Genz Bolter Professor Dr. UFRGS
381 Jairo Bock Ribeiro Aposentado
382 Janine Toma Ponte Jornalista
383 Jaqueline Cunha Docente no IFRS Campus Porto Alegre
384 Jarbas Fagundes Advogado
385 Jayme de Aragão Moreira Neto Musico — arranjador, intérprete
386 Jefferson Alves Advogado
387 Joacir Medeiros Físico UFRGS
388 Joana Paula Bentes Farias Professora
389 João Alberto Wolhfart Filósofo e Professor Universitário
390 João Batista Mezzomo Auditor Fiscal da Receita Estadual
391 João Carlos Coimbra Professor da Ufrgs
392 João Carlos Loebens Doutorando em Economia
393 João Carlos Sesti de Azevedo Advogado
394 João Nilson P. de Alencar Professor
395 João Pedro Sá e Madureira Ator e Diretor de Teatro
396 Jocelito van der Ham Bancário Aposentado Banco do Brasil
397 Jorge Accurso Economista da FEE
398 Jorge Alberto Benitz Engenheiro, consultor e escritor
399 Jorge Barcellos Dr. em Educação, Chefe da Ação Educativa da Câmara Municipal de Porto Alegre
400 Jorge Buchabqui Advogado
401 Jorge Garcia Advogado
402 Jorge Luiz Souto Maior Professor Faculdade de Direito USP
403 José Amarilio Souza de Oliveira Jr. Diretor de fotografia e jornalista
404 José Cláuver de Aguiar Júnior Geofísico da Petrobras
405 José Eduardo Gomes Sociólogo
406 José Enedir Francisco Jornalista, Diretor do Banco do Povo
407 José Homero Finamor Engenheiro Civil
408 José Luís Bolzan de Morais Procurador do Estado do RS
409 José Marcos Brutto Guimarães Publicitário
410 José Mário Neves Psicólogo na SMS POA
411 José Ramiro Nunes Marceneiro
412 Jose Roberto Lyra Santoro Economista
413 José Vieira Loguercio Cientista Político
414 Josue Krug Músico e Militante das Causas das PCDs — Pessoas com deficiência
415 Jotoar Siqueira Arquiteto
416 Jucemara Beltrame Advogada Popular
417 Juliana Kaefer Dill Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Licenciada pela UFSM, Mestranda da UFRGS
418 Juliano de Souza Leal Veterinário
419 Julio Cesar Madureira Autônomo
420 Julio Sá Advogado
421 Jussara de Azeredo Sá Artista Plástica
422 Jussara L Keute Mattuella Engenheiro Civil
423 Jussara Matuela Doutora em Engenharia Civil
424 Kátia Gerab Baggio Professora de História das Américas — UFMG
425 Laura Bannach Jardim Famed UFRGS
426 Lauro Belini Ribeiro da Silva Economista
427 Lauro Magnago Advogado
428 Léa Francesconi Geógrafa, docente da USP
429 Leila Brasil Educadora e Socióloga
430 Leila Dalpiaz de Mattos Socióloga
431 Leila Tais Vicari Empresária
432 Leila Taís Vicari Empresária
433 Leneide Duarte-Plon jornalista e escritora, correspondente de Carta Maior e Carta Capital em Paris
434 Lenora Ulrich Arquiteta e Urbanista
435 Leonardo Antunes Professor do Instituto de Letras da UFRGS
436 Leonina Inez Ribeiro Aposentada
437 Leonita de Carvalho Assessora parlamentar no Senado
438 Leonor B. R. Santi Psicóloga
439 Lia Scholze Professora aposentada
440 Liana Vargas Fernandes Tradutora UFRGS
441 Liane Venturela Atriz e Diretora Teatral
442 Lidia Maria de Oliveira Fabricio Arquiteta
443 Lidiane Funke Secretária Executiva
444 Ligia da Silva Kranen Fonoaudióloga
445 Ligia Maria Coelho de Souza Rodrigues Fisica e membro do Comitê Fluminense do Projeto Brasil-Naçâo
446 Ligia Zamin Auditora do TCE/RS, aposentada
447 Liliane Griep Asufpel Sindicato
448 Liziane Kugland de Souza Tradutora
449 Lola Laborda Videomaker
450 Lorena Holzmann Socióloga e Profa. da UFRGS aposentada
451 Lucas Carvalho professor do departamento de sociologia da UFF -Universidade Federal Fluminense
452 Lucas Coradini Sociólogo e Diretor de Ensino do IFRS
453 Luciana Galperin e Costa Cantora e Compositora
454 Luciana Gruppelli Loponte Faculdade de Educação — UFRGS
455 Luciana Neves Nunes Professora Departamento de Estatística — UFRGS
456 Luciana Oliveira de Brito Museóloga
457 Luciana Patrícia Bavaresco Auxiliar financeiro
458 Luciana Pazini Papi Professora Adjunta UFRGS Administração Pública
459 Luciano Seixas Chagas Geólogo, Consultor e Empresário de empresas Petrolíferas
460 Lucimar Fatima Siqueira Geógrafa
461 Lucinea Maria Dona Professora de Artes Plástica
462 Luís Artur Sá Schneider Empresário, Diretor do Laboratório Schneider
463 Luis Felipe Rhoden Freitas Professor IFRS
464 Luís Inácio Camargo Gré Aposentado
465 Luis Lassance Moreira Lassance Economista
466 Luiz Alberto Atz — Administrador Público Federal aposentado
467 Luiz Antonio Timm Grassi Engenheiro Civil e Historiador
468 Luiz Carlos de Almeida Engenheiro
469 Luiz Carlos Lantieri Médico
470 Luiz Carlos Schwindt Professor do Instituto de Letras UFRGS
471 Luiz Felipe Nelsis Funcionário público
472 Luiz Felipe Rubim Klein Técnico em Edificações
473 Luiz Müller Blogueiro
474 Luiz Octavio Bueno Dias Vieira Médico e Advogado
475 Luiz Paulo Teló de Souza Estudante de Jornalismo UNISINOS
476 Luiz Pedro Bonatto Vendedor
477 Luiza Moll Professora Direito UFRGS
478 Macário Serrano IDEP — Instituto de Defesa Popular
479 Magali Ceroni Guerra Cirurgia-Dentista
480 Magali Helena de Quadros Atriz, formada em Filosofia, especialista em Teatro, mestre em Teatro, mestre em Turismo
481 Magali kriger Psiquiatra
482 Magda Oliveira Pinto Cientista Política e Professora
483 Maira Baumgarten Corrêa Socióloga, Conselheira da SBPC
484 Mara Regina de Lima Advogada e Graduanda em Economia
485 Marajuara Azambuja Servidora Pública Estadual — Triunfo/RS
486 Marcelo Bornia Advogado
487 Márcia Camarano Jornalista
488 Marcia Ivana de Lima e Silva Professora do Instituto de Letras UFRGS
489 Márcia Velho Professora do Instituto de Letras da UFRGS
490 Márcio Azevedo Guimarães Advogado e Professor Universitário
491 Marco Alexandre Fronckowiak Bacharel em Artes Visuais
492 Marco Antônio Kappel Ribeiro Engeneheiro Eletrônico
493 Marco Cepik Professor da UFRGS
494 Marcos Antônio Miola Procurador do Estado do RGS
495 Marcos Diligente Professor Universitário
496 Marcos Mian Professor de Matemática — EBTT — Colégio Militar de Porto Alegre
497 Maria Adélia A de Souza Professora Titular de Geografia Humana da USP
498 Maria Alice Kauer Professora do Instituto de Letras UFRGS
499 Maria Aparecida Grendene de Souza Professora Universitária
500 Maria Carmen Silveira Barbosa Professora da Faculdade de Educação da UFRGS
501 Maria Christina Pedrosa Valle Rauber Professora aposentada UFES
502 Maria Conceição Apóstolo Vidal Nutricionista
503 Maria Cristina Leandro Ferreira Professora do Instituto de Letras UFRGS
504 Maria da Glória Souza Coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador ASSUFRGS Sindicato
505 Maria da Graça Falkembak Médica
506 Maria da Graça Pinto Bulhões Socióloga e Professora da UFRGS, aposentada
507 Maria de Fátima Baierle Socióloga e Professora
508 Maria Dinair Acosta Gonçalves Defensora Pública RS
509 Maria do Socorro Cunha do Rosário Professora
510 Maria Elisabete Martini Técnica Assuntos Educacionais, aposentada, UFRGS
511 Maria Falkembach Professora Universitária e Artista do Corpo
512 Maria Fernanda Arruda Colunista do Correio do Brasil e Midiativista do Coletivo Barão de Itararé
513 Maria Isabel Salgado Pedagoga
514 Maria José Lanziotti Barreras Professora da PUCRS aposentada
515 Maria Lina Wolkmer Professora aposentada
516 Maria Lucrecia Calandro Economista, Pesquisadora da FEE
517 Maria Luiza de Carvalho Armando Professora Universitária Federal aposentada, Pesquisadora e Escritora
518 Maria Luíza Sá e Madureira Dramaturga
519 Maria Regina Jacob Pilla Escritora e Tradutora
520 Maria Rosa Fontebasso Drª em Educação e Professora do Estado aposentada
521 Maria Tereza Boaz Médica
522 Marines Zandavali Grando Economista aposentada
523 Mario Novello Professor Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas
524 Marisa Soares Grassi Procuradora do Estado
525 Marise Fetter Jornalista
526 Maristela Gehres Administradora
527 Marlene Pereira Oliveira Jornalista
528 Marta Borba Assistente Social — Doutora em Serviço Social e servidora da FASC/PMPA
529 Marta Ribeiro Agustoni Engenheira civil, Servidor público Ministério Público RS
530 Marta Zorzal Socióloga e Professora UFES
531 Maurício Assunção Moya Professor de Ciência Política da UFRGS
532 Miguel da Costa Franco bancário aposentado, escritor e roteirista
533 Mina Spritzer Atriz
534 Míriam De Toni Socióloga
535 Miriam Hildegard Gress Representante comercial
536 Mogli Carlos Veiga Engenheiro mecânico
537 Monica de Jesus Silva Santos Enfermeira e professora
538 Monise Serpa Professora Drª em Psicologia UNIFRA
539 Nadia Oliveira Especialista em Marketing
540 Naia Oliveira Socióloga
541 Naiara de Camargo Londero Educadora Física
542 Nair Prietos Benites Aluna de Políticas Públicas da UFRGS e Professora aposentada da PMPA
543 Naira Lima Lapis Socióloga
544 Naira Lisboa Franzoi Professora — Faculdade de Educação — UFRGS
545 Naldine Silveira Corrêa Oficial de Justiça Avaliador
546 Nalú Farenzena Professora da Faculdade de Educação da UFRGS
547 Nanci Begnini Giugno Engenheira Civil — Diretora do SENGE-RS
548 Náustria Albuquerque Historiadora e Petroleira
549 Neca Lahm Artista Visual e Professora de Artes Visuais
550 Neiva Ines Lazzarotto Professora
551 Ney Fabiano de Castro Advogado e Administrador
552 Nicolau Henrique Filho Empreiteiro de Obra
553 Nila Maria Bianchi Lopes Artista
554 Nilson Figueiró Aeronauta aposentado
555 Nilson Lemos Lage Jornalista, Professor titular da UFSC e Professor Adjunto da UFRJ
556 Nina Simone Villaverde Moura Professora do Departamento de Geografia da UFRGS
557 Nina Zucatti Profissional independente de Medicina Alternativa
558 Nora Prado Atriz
559 Octavio A C Conceição Professor da FCE/ UFRGS
560 Oswaldo de Medeiros Ritter Físico e Professor da UFSC
561 Paiva Cezar Romero Médico de Família e Comunidade
562 Patricia Chittoni Ramos Reuillard Professora do Instituto de Letras da UFRGS
563 Patricia de Mello Advogada
564 Paulo Antonaci Carvalho Medico
565 Paulo Brandi de Barros Cachapuz Historiador
566 Paulo Canavezi Músico e Servidor Público do TRT da 4° Região
567 Paulo Carvalho Laydner Engenheiro Civil
568 Paulo César do Nascimento Professor Associado — Departamento de Solos, Faculdade de Agronomia UFRGS
569 Paulo Cezar da Rosa Jornalista e Publicitário
570 Paulo de Tarso Carneiro Bancário aposentado e Ativista Político
571 Paulo de Tarso Riccordi Jornalista
572 Paulo Fasolo Medico
573 Paulo Gaiger Professor e Artista
574 Paulo Henrique Martins Pereira Contador da FAPERGS — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS
575 Paulo Peres Cientista Político e Professor da UFRGS
576 Paulo Rogério Oliveira Ribeiro Analista de Sistemas, cidade Porto Salvo, Portugal
577 Paulo Timm Economista IPEA
578 Paulo Tomás da Costa Fiori Engenheiro
579 Pedro Aurélio Llanos Zabaleta Cidadão
580 Pedro Loss Ativista Social, Ambiental e Cultural
581 Pedro Mário Flores Arquiteto
582 Rafael Alves da Cunha Sociedade de Economia e Sindicato dos Economistas do RS
583 Rafael Brunhara Professora do Instituto de Letras da UFRGS
584 Rafael Machado Madeira Cientista Político e Professor PUCRS
585 Raimundo Helvécio Almeida Aguiar Professor UFRGS.Dr. em Educação, Sociedade e Cultura, UNICAMP
586 Ramiro Castro Advogado
587 Ramiro Nodari Goulart Advogado, Conselheiro Estadual de Direitos Humanos — RS
588 Raul Sanvicente Juiz da Justiça do Trabalho
589 Regina da Silva Miranda Nutricionista
590 Regina Lúcia Pontieri Professora universitária aposentada
591 Regina Zilberman Professora do Instituto de Letras UFRGS
592 Reginete Souza Bispo Coordenadora do AKANNI — Inst. de Pesq. Assist. Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias
593 Renata de Sá Pereira Ahrends Funcionária Pública do TJRJ
594 Renato da Silva Queiroz Antropólogo, professor Senior / Diversitas USP
595 Renato de Mattos Motta Poeta, Editor, Produtor Cultural, Coordenador do Coletivo de Poetas Gente de Palavra
596 Renato Farias dos Santos Professor Municipal em Porto Alegre e Mestrando em Educação na UFRGS
597 Ricardo Almeida Membro do Coletivo Fronteras Culturales, Consultor em Gestão de Projetos TIC
598 Ricardo Arthur Fitz Professor
599 Ricardo Collar Advogado
600 Ricardo Dias Campos Analista de Sistemas e Micro-Empresário
601 Ricardo Fraga Gomes Motorista
602 Ricardo Fritsch Analista de Sistemas
603 Ricardo Landal de Campos Movimento Avançando Sindical
604 Ricardo Maestri Engenheiro Civil
605 Ricardo Sá Advogado
606 Ricardo Timm de Souza Filósofo e Professor de Filosofia da PUCRS
607 Richard Castro Cidadão
608 Rita de Cacia Machado Professora da Rede Pública Estadual e Jornalista
609 Rita Zanon Advogada
610 Roberto Jorge de Freitas Filho Engenheiro, Tecnologista sênior do IBGE
611 Roberto Rocha Economista da FEE
612 Rodolfo de Lucena Jornalista e integrante do Projeto Brasil-Nação
613 Rodrigo Campos Dilelio Sociólogo
614 Rodrigo Oliveira Cientista Político
615 Rodrigo Tagore Cidadão
616 Roge de Moura Saraiva Pintor
617 Ronaldo Fernandes de Azevedo Geógrafo, Técnico em Química
618 Ronaldo Herrlein Jr. professor do PPGEconomia-UFRGS
619 Rosa Chieza Professora da UFRGS
620 Rosane Dalsasso Professora da Rede Estadual RS e Municipal de PoA
621 Rosangela de Mello Mestre em Letras, Servidora Pública Federal aposentada
622 Rosângela Izidoro Cabral Empresária
623 Rozane Dalsasso Professora da Rede Pública Municipal e Estadual
624 Rubens Antônio Dobal da Silva Rodoviário, Cobrador de Ônibus da Carris Porto Alegre
625 Salvatore Santagada Sociólogo
626 Sandra Bittencourt Jornalista, Professora, Assessora da FEE
627 Sandra Dias Loguercio Professora do Instituto de Letras da UFRGS
628 Sandrali Bueno Psicóloga
629 Sandro Fonseca Professor do Instituto de Letras da UFRGS
630 Sara Wagner Pimenta Gonçalves Jr Profa. Língua Inglesa, Teatro, Pedagogia
631 Sérgio Antônio Silveira Canhada Advogado
632 Sérgio Antônio Volkmer Arquiteto, Professor aposentado Arquitetura UFRGS
633 Sérgio Endler Jornalista e Professor
634 Sérgio José Barbosa Duarte Físico
635 Sérgio Luiz Bittencourt Servidor Público Municipal
636 Sergio Ubirajara Oliveira dos Santos Empresário
637 Silvia H. Simões Borelli Antropóloga PUCSP
638 Sílvio Jardim Procurador do Estado do Rio Grande do Sul
639 Simone Mainieri Paulon Professora PPG Psicologia Social UFRGS
640 Simone Nogueira Rasslan Cantora, Pianista, Professora
641 Sinthia Santos Mayer Professora
642 Sirlei Teresinha Gedoz Historiadora e Professora Universitária -Unisinos
643 Solange Mittmann Professora do Instituto de Letras UFRGS
644 Sonia Barreira de Aguiar Montenegro Analista de Sistemas aposentada
645 Sônia Mara Ogiba Departamento de Ensino e Currículo — Faculdade de Educação/UFRGS
646 Sônia Missagia Matos Cientista Social e Professora UFES
647 Sônia Weidner Maluf Professora da UFSC
648 Stella Valenzuela Jornalista
649 Sueli de Fátima Mousquer Artista Plástica e Bióloga
650 Susana Londero Professora
651 Susana Maria Koch Jornalista
652 Suzana Saldanha Atriz
653 Suzana Soares Socióloga e Professora da UFRGS aposentada
654 Suzane Wonghon Professora e Artista Visual
655 Tânia Bavaresco Nunes Doméstica
656 Tatiana Brocardo de Castro Professora da Rede Municipal de Triunfo
657 Tatiana Xavier Historiadora, Ativista de Direitos Humanos
658 Tatiane Reis Vianna Psicóloga e Servidora do Estado do Rio Grande do Sul
659 Teresa Cristina Bianchi Ribeiro Roriz Médica
660 Tereza Bay Professora
661 Terezinha Maria Woelffel Vergo Professora e Doutoranda em Ciência Política
662 Tyrone Mello Professor de Geografia da Seduc RS
663 Ubiratã Kickhöfel Alves Professor do Instituto de Letras UFRGS
664 Valter Oliveira Jornalista Mídia Kaingang e Produtor Cultural
665 Vania Jussara Pereira da Costa Professora Estadual aposentada RS
666 Vera Daisy Barcellos Jornalista
667 Vera Lúcia Inácio de Souza Psicóloga UFRGS
668 Vera Pellin Professora de Arte e Produtora Cultural
669 Vera Regina Leite Lopes Pós Graduada em EJA. Func. Pública. Estadual, RS
670 Vera Spolidoro Jornalista
671 Vinícius de Lara Ribas Mestre em Ciência Política e Conselheiro de Estado LGBT (RS)
672 Virginia Pignot Psiquiatra
673 Viviane de Azeredo Sá Advogada
674 Viviane Falkembach Produtora Cultural
675 Viviane Maria Foresti Dentista
676 Volnei Picolotto Dr em Economia do Desenvolvimento/UFRGS e do Comitê em Defesa da Democracia
677 Waldo Motta Poeta
678 Walter Morales Aragão Professor Universitário, Servidor Federal
679 Weber Figueiredo, D.Sc. Engenheiro e Professor no CEFET-RJ
680 Weliton Rodrigues de Oliveira Técnico em Eletrônica
681 Yara Assunção Nodari Funcionária Pública aposentada TRT 4º Região Federal
682 Yoman Bittencourt Geólogo

PARA ASSINAR CLIC AQUI: http://www.euconcordo.com/peticao/1701/soberaniaepatrimonionacional/?

--

--