Image for post
Image for post
Foto por Simon Migaj

Notícias sobre a destruição no meio ambiente brasileiro não param de aparecer na mídia. É o Pantanal perdendo mais de 16% de seu território para as queimadas, ou a Amazônia com níveis de desmatamento cada vez mais altos. São tempos difíceis para os sonhadores.

Mas por que a preservação da nossa fauna, flora e cultura deveria ser um sonho? Será que já não temos mais nenhuma esperança de futuro melhor? Ser “brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” ficou para os momentos de Copa do Mundo?

O sistema é bruto e pesado. Certa vez ouvi que “a iniciativa privada é…


Image for post
Image for post
Photo by Patrick Hendry on Unsplash

Ou “Saiba do poder das comunidades”

Somos seres sociais. Não queremos ficar sozinhos no mundo. Mas por que será que muitas vezes encaramos nossa vida profissional de maneira individual?

Nossos objetivos e metas podem ser únicos, mas nossa carreira não precisa ser necessariamente assim. Na era industrial, apenas uma pessoa (ou um grupo de pessoas) centralizava o conhecimento, e isso fazia com que, de certa maneira, houvesse uma hierarquia dentro das instituições. Atualmente, muitas empresas dividem seu quadro de colaboradores em squads (ou Grupos de Trabalho, ou Times, ou qualquer outro nome bacana que queira se dar), com pessoas de diferentes formações e vivências, , a…


Image for post
Image for post
Photo by Micheile Henderson on Unsplash

Ou “Entenda suas necessidades, principalmente financeiras”

De nada adianta você saber apenas seu destino final se você não planejar a maneira que pretende chegar até lá. A isso, damos o nome de objetivo.

Infelizmente, o brasileiro médio costuma pensar bastante apenas nos objetivos de curto prazo. É o celular recém-lançado, o tênis da moda, a roupa daquela marca famosa, aquela promoção “imperdível”. Soma-se a isso o fato de que somos seres sociais: nos construímos enquanto sociedade nos relacionando com outras pessoas, e sentimentos a necessidade de fazer parte de um grupo. Caso os nossos desejos enquanto indivíduo não tenham alguma sinergia com os desejos coletivos do…


Image for post
Image for post
Photo by Jon Tyson on Unsplash

Ou “Descubra qual é a sua direção”

A premissa do nosso sistema educacional básico consiste em identificar, preferencialmente antes dos 18 anos de idade, qual será a sua ocupação profissional para o resto da vida. Isso leva imediatamente ao próximo passo: passar em média mais quatro ou cinco anos estudando numa faculdade. Após esse intenso período de aprendizado, você receberá um pedaço de papel que atesta que está pronto para entrar no mercado de trabalho. Alegria: você se formou (isto é, se encaixa em uma forma) no Ensino Superior!

É claro que algumas escolas e até mesmos universidades já estão começando a fugir desse modelo baseado na…


Image for post
Image for post
Photo by Dawid Zawiła on Unsplash

Uma série de cinco textos sobre auto-reflexão, re-significação e experiências

Desde o início deste ano de 2020, pessoas de diferentes círculos sociais vieram me procurar com o intuito de conversar sobre a situação da vida que se encontram. São familiares, colegas de faculdade, ingressantes e até amigos pessoais que possuem algo em comum: todos encontram-se insatisfeitos com o rumo de sua própria vida. São questões profissionais, pessoais, de relacionamento com outras pessoas e consigo mesmas… as motivações desses questionamentos são diferentes. Mas de alguma maneira essas pessoas encontram em mim um espaço de não-julgamento. Durante esses papos, percebi muita verdade e muito aprendizado, tanto dos envolvidos quanto de mim mesmo…


Image for post
Image for post
Photo by Tim Mossholder on Unsplash

Uma mesma história, contada a partir de dois pontos de vista diferentes. De que maneira enxergamos o outro?


Image for post
Image for post

Nos dias 24 à 26 de janeiro, na Unibes Cultural, rolou a terceira edição do Fru.to — Diálogos com o Alimento. Confira tudo que rolou por lá!

Não há nada tão necessário como discutir a importância da alimentação, sustentabilidade, desafios e soluções do nosso tempo e para os próximos anos. Idealizado e criado pelo chef Alex Atala e o produtor cultural Felipe Ribenboim, o evento que conta com a curadoria do Instituto ATÁ e surgiu da necessidade de discutir e dialogar sobre a reorganização e os problemas que envolvem a alimentação mundial, levando a todos a mensagem de que o maior elo entre a natureza e a cultura é a cozinha.


Image for post
Image for post
Photo by Jacqueline Kelly on Unsplash

E aí chegamos ao fim do ano. O início de uma nova década. Mais um ciclo que se finalizou e, mais uma vez, aquele sentimento de introspecção e reflexão ganha espaço em nossa mente. É hora de pensar o futuro, respeitando o passado e entendendo o presente.


Image for post
Image for post
Muir Woods, nos Estados Unidos. Foto por Caleb Jones

Um ensaio acerca do poder das narrativas, capitalismo tardio e reflexões sobre o futuro

[…] Não muda o fato de que é tudo culpa de vocês. Os bancos, o governo, a recessão, os Estados Unidos, os extremismos.

Absolutamente tudo que deu errado é culpa de vocês. Cada um de nós. Podemos ficar aqui o dia todo culpando os outros. Culpamos a economia, culpamos a Europa. A oposição. O clima. E culpamos os grandes acontecimentos da História. Como tudo está fora de controle, como somos desprotegidos, pequenos e frágeis. Mas ainda é culpa nossa. Vocês sabem por quê. É a camiseta de cinco reais. Não conseguimos resistir. Nenhum de nós. Vemos uma camiseta de cinco…

Diogo Tomaszewski

Head is still an animal.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store