A Simbologia dos três macacos aplicados a uma metodologia de ensino

Bruno
2 min readAug 2, 2021
Uma imagem de três macacos, representando um provérbio japonês, cada macaco deixa suas mãos em uma parte dos seus sentidos, tampando os olhos, a boca e os ouvidos.
Os três macacos sábios (imagem ilustrativa)

O que fazer quando um dos nossos macacos falham?

Tenho certeza que você já deve ter visto a fotografia de três macacos, cada um fazendo referência direta a um sentido nosso: visão, audição e fala.
Para quem me conhece de perto sabe a dificuldade que possuo em focar mais que 5 minutos em uma explicação direta.

Então, usando desta temática e refletindo comigo sobre meus métodos de estudo, percebi que sempre fui muito do “se vira” ou “aprende na marra”. Comprei muito esta ideia há alguns anos e hoje estou reavaliando, pois, me vi em um momento onde não funcionava mais tão bem com este método.

Por isso que a simbologia dos três macacos me fez pensar que poderia analisar a forma que eu estudo hoje e, em paralelo, aumentar minhas skills onde eu falho. Disso surge a ideia de que eu aprendo vendo, observando e analisando, seja no âmbito visual, textual ou auditivo.

Usando desta premissa, comecei a concentrar meu olhar para as coisas de uma forma diferente, explorando as palavras que eram ditas por pessoas que possuíam mais conhecimento que eu, refletindo a forma que elas se portam perante a uma conversa com outras pessoas importantes, como, por exemplo, dois CEOs discutindo o futuro da empresa.

Mas, é importante ressaltar e reforçar que não devemos deixar de lado nossos outros dois “macacos”. Hoje falho no auditivo e na fala, mas não significa que deixarei de lado e focarei somente no olhar, mas sim que usarei essa vertente que esta se saindo bem para auxiliar as outras, já que é muito comum aprendemos observando outras pessoas, independente do meio, seja digital ou não. Dessa forma, inconscientemente melhoramos nossa fala e nossa audição, ou seja: aprendemos a falar e a ouvir melhor.

Por fim, atualmente uso do meu olhar para “ouvir e falar” e aprendo vendo meus companheiros de equipe, meus superiores e pessoas as quais admiro, seja um familiar ou não.

--

--