No mês passado completamos 1 ano vivendo na Alemanha, ano este repleto de mudanças e descobertas. Passou rápido demais, mas por outro lado parece que já faz uma eternidade que saímos do Brasil. Nesse texto, inspirado pelo post do Tiago Cesar, vou tentar detalhar um pouco da nossa experiência morando em uma cidade de médio porte na Alemanha, que com certeza é diferente do que teríamos vivendo em uma capital como Berlim ou Munique.

Primeiro, um pouco sobre Nuremberg

Nuremberg é a segunda maior cidade da Baviera (estado ao sudeste do país, que tem Munique como capital) e tem em torno de 500 mil habitantes.

Castelo imperial de Nuremberg
Castelo imperial de Nuremberg
Castelo imperial de Nuremberg — DALIBRI from Wikimedia Commons


Uma tela de computador olhada através de óculos de grau. Photo by Kevin on Unsplash

Há pouco mais de um ano eu decidia que eu realmente queria trabalhar com desenvolvimento. Essa história começou há uns 5 anos, quando eu me formava na faculdade de Publicidade e Propaganda.

Quando criança e adolescente eu gostava de tecnologia, mas não o suficiente para pensar em uma profissão na área. Como muitos eu pensava que era necessário ser muito bom em exatas, e eu me achava apenas mediano. Meio que por acaso acabei caindo na Publicidade, e através dos estágios me direcionei para a área de Marketing.

Contando estágio e carteira assinada, trabalhei na área por 6 anos e…


Vim in action

There’s much discussion of what is the best text editor among programmers and developers on the web. There are a lot of options, being some of the most popular; Atom, Sublime, Brackets, Visual Studio, Notepad++, TextWrangler, Emacs, Vim… Some have IDE-like features, others are most basic and simple, like the standard notepad.

When I worked at Campus Code we were 8 developers, and almost all used Vim. We have a standard configurations that you can check out here.

In this post I will not try to convince you about what is the best editor or IDE. …


Vim em ação

A discussão sobre qual é o melhor editor de texto é antiga entre os programadores. Existem diversas opções, sendo algumas das mais famosas: Atom, Sublime, Brackets, Visual Studio, Notepad++, TextWrangler, Emacs, Vim… As opções são muitas. Algumas tem funções mais de IDE (ambiente integrado de desenvolvimento), outras são mais básicas e simples, como um bloco de notas padrão.

Aqui no Campus Code somos em 8 desenvolvedores, atualmente, e praticamente todos usamos Vim como nossa ferramenta de desenvolvimento. Temos uma configuração padrão que você pode conferir aqui.

Este post não é para falar qual é o melhor editor ou IDE, mas…


A Imersão Web, principal treinamento do Campus Code, está recebendo algumas novidades que gostaríamos muito de compartilhar! Pensando em deixar a experiência dos participantes mais completa, a Imersão contará com uma etapa preparatória e, assim, passará de 8 para 10 semanas de duração.

O novo programa foi organizado da seguinte maneira:

4 semanas online, onde você construirá uma aplicação completa utilizando Ruby on Rails

Na etapa online, você já terá contato direto com nossos Dev Masters e com o restante do seu time. O grande objetivo aqui é passar por fundamentos de programação Web da melhor forma: escrevendo código com nosso coaching.

Faremos encontros em vídeos ao vivo para estabelecer nossas bases em…


Time da Imersão Web — Jan/17

Em março o Campus Code formou a turma de janeiro/17 na Imersão Web. Foram 12 devs que, em 8 semanas de treinamento intensivo, desenvolveram suas habilidades em Ruby, Rails, HTML/CSS, metodologias de trabalho ágil, pair programming e muito mais.


Veja como foi o encerramento da segunda edição do programa no Campus Code

Logo após o carnaval, no dia 02/03, os 14 participantes do Quer Ser Dev — programa de formação de novos Devs da Locaweb — apresentaram não só os projetos mas todos os resultados de 8 semanas de treinamento e trabalho em times no Campus Code.

O programa Quero Ser Dev tem como objetivo selecionar desenvolvedores iniciantes, que após uma série de etapas (testes online, desafios de código no Code Saga e dinâmicas de grupo) participaram da Imersão Web do Campus Code. …


Quando os candidatos vem para conversar sobre como funciona o Campus Code, chegam com uma enxurrada de dúvidas sobre o nosso programa. Aqui você pode saber mais sobre como se preparar para o Campus Code. E estas são as dúvidas mais comuns:

Preciso já saber programar para participar do Campus Code?

Não, mas é fundamental ter afinidade com programação e vontade de trabalhar com código.

Já fuçou em códigos alheios, estudou por conta própria, seguiu tutoriais e se vira um bocado? Nossos treinamentos foram feitos para você.

Poxa, nunca nem tentou programar, mas tem muita vontade de aprender?

Você pode optar pelo Aprendiz Web e ficar prontinho pra mandar bala no Campus Code. Neste módulo semi-presencial fazemos um treinamento pra…


Uma reflexão sobre perder amigos e o que fazer sobre isso — com um toque científico

Nunca tive problemas em fazer amigos. Quando criança, morei em 2 estados, 3 cidades. Mudanças de escola costumam ser bastante traumáticas para a maioria das pessoas, mas não foram para mim. Rapidamente me enturmava no novo ambiente, mesmo sem querer, inclusive quando comecei a trabalhar. Não que eu me considere uma pessoa especialmente sociável, mas nisso nunca tive dificuldades. Talvez eu só tenha dado sorte de ter encontrado pessoas na maioria dos lugares em que frequentei.

Meu maior problema nesse sentido sempre foi em manter as amizades adquiridas. Enquanto tenho convivência diária com…

Giovanni Naufal

Desenvolvimento Web | Vida de Expatriado | Divagações sobre a vida, o universo e tudo mais

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store