"Vegan" por 40 dias

Guilherme Vinicius Moreira
2 min readFeb 19, 2015

Mesmo você não sendo católico, você já deve ter ouvido falar da Quaresma certo ? Aquele período em que algumas pessoas normalmente ficam sem aquele sagrado doce depois do almoço ou então aquele pão quentinho com manteiga logo pela manhã.

Enfim, um período de auto-provação, quiçá penitência.

Eu não costumo fazer parte deste ritual, na verdade, acredito que a primeira vez que resolvi participar foi ano passado (2014), onde fiquei sem açúcar achando que seria complicado. Não foi.

Neste ano não tinha nada planejado novamente, porém fui convidado pela Camila (minha namorada), para tentar ficar em uma dieta Vegan por 40 dias com ela. E Recusei.

"No fucking way!"

Não conseguia me imaginar sem comer carne, ainda mais sem nada derivado de animal. Eu, sem carne, ovos e leite ? Impossível. Como fazer meus queridos pães, cheesecakes, tortas, doces … meu cappuccino!

Impossível ? Não. Complicado ? Sim. Pensei.

Pensei novamente. E recordei de alguns amigos e familiares. Alguns vegetarianos, outros veganos e alguns simplesmente doentes mesmo. Pensei que se eles podem fazer isso, porque eu não iria conseguir ? Afinal eu sou uma pessoa controlada e que comanda o próprio corpo, certo ?

40 dias. Quarenta dias. Q-U-A-R-E-N-T-A D-I-A-S. Cento e sessenta refeições aproximadamente. Eu posso fazer isso. Já fiquei sem açúcar uma vez, que teóricamente é mais viciante que carnes e derivados.

Para mim o ritual é isso mesmo, provar para você mesmo que pode fazer algo. Talvez todo aquele negócio de "Mind over body". Mesmo não ligando muito para isso e sinceramente nem sei muito do que se trata, mas a frase agrada. Só quero saber os meus limites e conhecer o meu próprio corpo, e isso já é o suficiente para mim.

Saldo do dia

Café da manhã

  • Tapióca com geléia
  • Café preto com adoçante

Almoço

  • Arroz
  • Feijão preto (temperado com azeite, pimenta do reino, sal, cebola, alho e páprica picante)
  • Batata doce assada

Lanche da tarde

  • Tapióca com Homus caseiro
  • Café Preto com açúcar mascavo

Jantar

  • Arroz
  • Feijão preto (sim, o mesmo do almoço)
  • Cogumelos Shitakes com cebolas roxas (roubados de um salmão delicioso que estava pronto para ser devorado)

--

--