Este foi o segundo e último disco da Big Brother and the Holding Company.

Dias do Rock

O meu primeiro Dia do Rock foi o dia em que descobri um LP da Janis Joplin do meu pai.

--

Era o Cheap Thrills, um disco de rock bem anos 70. Lembro que fiquei encantado com a capa do disco, maravilhosa, feita pelo Robert Crumb. Aquilo tudo me enfeitiçou, depois da primeira escutada a minha vida não foi mais a mesma.

As outras músicas não tinham mais tanta graça, não eram empolgantes, ou não tinham o clímax que eu esperava. Depois daquele disco a minha visão da música ficou diferente. Eu ainda não entendia o porque, mas não via graça. Meus pais deviam achar que era a adolescência chegando e todo aquele desejo por autonomia e rebeldia que vem com esta fase. Não era.

Fui conhecendo mais bandas, mais sobre som, outros estilos, variações do tema e entrando cada vez mais fundo nesta história de rock. Neste momento da minha vida eu já usava o rock para me definir como pessoa. Era uma premissa básica para um bom relacionamento. Eu simplesmente não tinha outro assunto. Isso dificultava a relação com que não curtia nada sobre o assunto.

Em determinado ponto da minha vida eu decidi que só escutar rock não era o suficiente, eu precisava mergulhar ainda mais, não dava pra ficar só como expectador, eu precisava ser protagonista também. Cismei de aprender a tocar guitarra para ter uma banda e ter meu próprio rock. Foi um processo longo, mas a persistência era recompensada com mais conhecimento e mais empolgação sobre o assunto.

Olha a cara do Lennon para os posts "engraçadinhos" do Dia do Rock.

No fim das contas foi uma decisão permanente, eu não tinha entendido, mas havia decidido fazer parte de uma cultura e não só escolhido um ritmo preferido.

Este texto foi só pra mostrar como esse som teve impacto na minha vida.

E também para fazer um paralelo, já que você pode estar pensando que ele não teve impacto na sua: você consegue imaginar um mundo em que o rock nunca existiu? Sem tudo que veio depois e por causa dele? Eu não.

Thiago Machado, Coordenador de Social Media da FOUNDERS.

--

--