Quando você é selecionado pra viver três dias de IMERSÃO com o LAB.Rio, não faz ideia de quanta coisa legal pode acontecer em 72 horas.

#Dia 3

Na quarta-feira [primeiro dia de evento], éramos só estranhos selecionados pela equipe LAB, mas na sexta-feira [último dia], já éramos uma família compartilhando sonhos, aspirações e experiências — e bota experiência nisso! O sentimento era de que o dia não precisava terminar tão cedo.

Em nosso 3º dia de Imersão fomos recebidos no Palácio da Cidade por duas professoras da Secretaria de Educação: Jurema Holperin, Subsecretária de Ensino; Cristina Brum, Gerente de Educação Física e…


Saúde e Cultura são duas áreas da esfera municipal que não devem ser vistas apenas pela falta de recursos e crise. O encontro do segundo dia mostrou que planejamento e gestão integrada é o que faz prosperar.

#Dia2

O segundo dia do imersão abordou duas áreas que chamam bastante atenção na cidade do Rio de Janeiro: a saúde e a cultura.

Logo no início da manhã, a palestra — ou conversa, tamanho o clima de abertura — de Cristina Boaretto, médica sanitarista e servidora pública veio para informar e ensinar muito para o grupo o que é uma gestão de saúde…


Nesse post você vai poder ler um pouquinho do que foram esses três dias e entender mais do projeto. Cola aqui!

#Dia1

O primeiro dia do Imersão do LAB.Rio teve inicio no auditório do CASS, na Sede Administrativa da Prefeitura, com uma breve apresentação dos participantes, facilitadores e envolvidos no projeto. Já na apresentação tivemos uma prévia do estaria por vir: jovens de todas as áreas da cidade, com as mais diversas formações, dispostos a conhecer melhor o seu funcionamento e discutir propostas de políticas públicas!

Image for post
Image for post

Com o inicio da programação, Jean e Roberta, assessores da Casa Civil, nos explicitaram o…


Image for post
Image for post
Acervo LAB.Rio

O projeto consiste em uma proposta de intervenção urbana feita de forma colaborativa pela população. Acreditamos que mais do que escutar a população, ou seja, entregar serviços públicos para a população, devemos experienciar formas de fazê-los com a população.

O Experimentação é uma ideia que resolvemos tirar do papel de forma inovadora, utilizando princípios de inovação e teste de ideias, baseado no Lean Startup (Startup Enxuta).

Mas o que é isso? Colocamos uma ideia em prática de forma rápida, medimos os resultados, aprendemos em cima disso para incrementar e ideia. …


A lista dos selecionadxs saiu, será que você está aqui?

Image for post
Image for post
Fotos da última edição

Nós começamos há mais ou menos uma semana a divulgação de mais um processo para participação do Imersão. Não sabe o que é? Olha aqui, ó :)

E depois de 158 inscritos, Zona Note, Sul, Oeste e Grande Rio representados, e muita gente interessante querendo participar, chegamos aos escolhidxs!

E os selecionadxs foram:

  1. Norton Tavares da Silva 2. Joyce Trindade de Faria Gama 3. Carolina Freitas Queiroz 4. Henry Dias Alves 5. Igor Gonçalves de França 6. Carolina Valladares Guimarães Taboada 7. Thamires de Lima Silva 8. Lucas Carlos Semidei…

Terceira edição do projeto, segunda em 2016, está com inscrições abertas!

Image for post
Image for post

O IMERSÃO é um projeto que busca atender a demanda de cidadãos e cidadãs cariocas em conhecer melhor o funcionamento e os processos decisórios da gestão municipal do Rio.

Desde o seu lançamento em Janeiro de 2015, o projeto segue para a terceira edição, contando com a participação de cerca de 60 jovens de diferentes territórios da cidade. O processo seletivo é aberto a toda população, podendo participar pessoas entre 18–35 anos.

Tendo como um de seus objetivos principais o fomento do debate acerca dos temas centrais da gestão…


Image for post
Image for post

E o que isso tem a ver com você e o Rio de Janeiro…

Governo Aberto é uma iniciativa e um termo criado pela Parceria para Governo Aberto (sigla em inglês OGP Open Government Partnership).

A OGP é uma iniciativa multilateral que tem como objetivo garantir comprometimentos concretos dos governos para promover a transparência, participação cidadã, combate à corrupção e desenvolvimento de novas tecnologias para fortalecer a governança. — Trecho retirado do site da OGP, tradução livre.

Veja um vídeo rápido que explica um pouco melhor:

Vídeo original em inglês aqui

Os quatro pilares de Governo Aberto

Transparência | Accountability | Participação Cidadã | Tecnologia e Inovação

A OGP define quatro princípios de atuação para governo aberto, sendo:

Transparência: As informações das atividades governamentais devem: estar abertas, serem compreensíveis…


Image for post
Image for post

O Update Politics acaba de ser lançado oficialmente. A iniciativa é parte de um esforço da openDemocracy para mapear práticas políticas emergentes na América Latina — ao todo, são 700 projetos dos Estados, da sociedade civil organizada, de atores independentes e das universidades.

As iniciativas se concentram nos eixos de Governo 2.0, Transparência, Participação Cidadã, Controle Social, Comunicação Independente e Cultura Política. Em comum, todas contribuem para a atualização da democracia latinoamericana.

Cinco dos nossos projetos estão na lista: o Desafio Ágora Rio, o Mapeando, o Imersão, o Conselho da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro e o ChegaJunto…


E ai, galera? Somos as Conselheiras e Conselheiros do primeiro Conselho da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro e viemos contar um pouquinho sobre como está sendo essa experiência.

Image for post
Image for post

Estamos no 15° encontro deste Conselho, que tem previsão para durar até Outubro por meio do decreto 40689, de 29 de Setembro de 2015. O mais empolgante de toda essa experiência, é a oportunidade do protagonismo de jovens para discutir questões que vão para além da nossa faixa etária e do nosso cerne. …


E o que encontramos lá foi muito potencial para participação e vontade de criar soluções em conjunto. Se liga no papo:

Image for post
Image for post
Fonte: LAB.Rio

Que história é essa?

Fomos convidados a participar do evento “Escola no bairro, barro na escola” pelo LITS — Laboratório Integrado de Tecnologias Sociais, do IFMG — Instituto Federal de Minas Gerais, campus localizado em Santa Luzia — MG.

Localização do campus. Google Maps

O IFMG por conceito tem preocupação com desenvolvimento socioeconômico local e regional, com a missão de:

educar e qualificar pessoas para serem cidadãos(ãs) críticos(as), criativos(as), responsáveis e capazes de atuar na transformação da sociedade.

Por isso, esse evento teve como objetivo trazer articulações e inspirar para esse objetivo, participaram o poder público local, a comunidade do entorno e a escola.

LAB.Rio

Laboratório de participação da Prefeitura do Rio, para aproximar o poder público dos cidadãos e cidadãs cariocas. Mais em: lab.rio.gov.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store