Retrospectiva 2017: Chatbot Brasil
Uma comunidade de pessoas interessadas em Bots, Inteligência Artificial, Interfaces Conversacionais e assuntos relacionados.
Demorou um pouco, mas enfim chegou: nosso primeiro ano.
2017 marcou nosso primeiro ano de ações. Foi um ano muito rico para toda a comunidade e conseguimos ter várias conquistas para todo o ecossistema nacional.
Vou dividir essa conversa em 3 etapas:
- 📊 Dados sobre a comunidade e nosso crescimento
- 🤖 Cases de mercado que se destacaram
- 🌟 Indicativos que nosso ecossistema pode ser referência no mundo;
Sei que às vezes é difícil acreditar, mas espero que ao longo desse texto você possa perceber que o ecossistema brasileiro, mesmo com poucos holofotes (da própria mídia nacional) e crença das próprias pessoas brasileiras, é um destaque mundial nesse rolê de “chatbots” ou melhor, interfaces conversacionais.
Aprendemos muita coisa ao longo de 2017, isso tudo por conta da sua contribuição e interesse em bots. #gratidão
1) 📊 Dados
A comunidade teve um grande crescimento devido às pessoas incríveis que fizeram parte dela. Seja participando de um dos nossos meetups, escrevendo um post no nosso blog, gerando discussões interessantes na comunidade ou até mesmo só chegando junto no grupo.
Sem o apoio dessas pessoas ou de empresas parceiras, a comunidade poderia não ter crescido tanto assim.
Assim como a comunidade, toda tecnologia depende de pessoas para dar certo. Contamos com a sua ajuda para que 2018 seja um ano ainda melhor.
Aqui vão alguns dados bem legais sobre nosso crescimento ao longo de 2017:
- A comunidade cresceu 2.141%…
Saímos de 350+ (nov/2016) para 7,500+ pessoas (dez/2017). - Taxa de engajamento de 86%…
Cerca de 86% das pessoas da comunidade comentaram, curtiram, compartilharam ou apenas se fizeram presentes no grupo do Facebook nos últimos 60 dias; - Realizamos 10+ meetups…
Conseguimos realizar meetups em 3 cidades do Brasil (BH, SP e RJ) e conseguimos incentivar outros grupos #ChatbotPE. Inclusive, ajudamos a organizar um meetup em San Francisco logo após o Facebook F8 — contamos com 9 países para falar de como é o seu ecosistema de bots. - Iniciamos um blog…
Neste momento, o blog conta com 60+ artigos (e várias postagens com resumos semanais de notícias) em Português. Além disso, contamos com 10k+ views/mês e cerca de 200 pessoas/dia. - Realizamos nossa 1ª conferência…
De maneira bem enxuta, conseguimos juntar 200 pessoas e várias empresas para discutir e trocar conhecimentos em relação a chatbots.
2) 🤖 Cases de mercado que se destacaram
Embora seja legal movimentar e organizar os eventos, os negócios não existem apenas por conta desses encontros, mas sim por conta de pessoas.
O mais legal de tudo isso é facilitar a troca de conhecimento entre essas pessoas para que elas possam criar cases ainda melhores em suas empresas.
Durante nossos encontros, buscamos trazer as pessoas que foram facilitadoras desses cases para conversar com a comunidade. Tivemos tanto a presença dos estrangeiros Peter Buchroithner, Emanuele Capparelli e Joe Toscano⚡️ quanto a presença de pessoas que mexem com bots desde 1984 — né Rodrigo Siqueira.
Aqui vão alguns cases:
- Nama expõe alguns dados do Poupinha e é um bom exemplo do mix de design + I.A. para resolver problemas, a solução foi reconhecida pelo próprio governo do Estado de São Paulo →
- A Movile / Chatclub, conseguiu fazer com que o bot do Luan Santana fosse destaque no F8 — apresentado pelo próprio David Marcus (VP Do Messenger) →
- A Movile / Chatclub também conseguiu ganhar um Cannes com uma ação do Amigo Anônimo — um chatbot que contribuiu com o aumento de 1.300% pela procura de grupos dos Alcóolicos Anônimos;
- A Smarters facilitando a vida da VISA ao resolver 74% das dúvidas das pessoas em até 2 minutos através de um chatbot — gerando uma redução de 45% na procura por atendimento;
- A Take ajudou as Casas Bahia a criar uma campanha da Black Friday com 77% CTR no envio de ofertas — com um ticket médio de compra 50% superior a outros bots no mundo inteiro — apresentado pelo próprio David Marcus (VP do Facebook Messenger)→
- OutraCoisa ajudou a Coca-Cola a realizar uma campanha de Natal que rendeu 900 mil garrafas virtuais personalizadas →
- Bia talk conta com 80% de retenção nas suas conversas com 4.000+ estudantes do IFRN →
- Take e OutraCoisa realizaram parceria para criar o bot do Rock In Rio — com retenção 3x maior que o app do evento →
🌟 Indicativos que nosso ecossistema pode ser referência no mundo
Bem… esse ponto é ainda um pouco difícil de argumentar, mas o mercado brasileiro amadureceu bastante ao longo de 2017 e tivemos várias empresas entrando nessa nova onda de chatbots.
Se a apresentação/citação do VP da maior plataforma do mundo para chatbots (2x), um Cannes, redução de custos em R$ 1.5 milhão/mês e vários outros cases de engajamento não te convencer.. te convido para participar de um dos nossos eventos e nos ajudar a transformar o ecossistema brasileiro referência no mundo inteiro.
Vamos construir o melhor ecossistema de bots do mundo?
Ano que vem estamos planejando vários eventos, conteúdos e ações para fomentar ainda mais o nosso ecosistema. Contamos com a sua ajuda. #GiveFirst #GiveBack
Inclusive, com a ajuda da comunidade e pessoas influentes na nossa indústria, elegemos os melhores bots de 2017:
Alguns dos eventos que organizamos no decorrer de 2017…
Curtiu? Não esqueça de 👏👏👏👏👏👏
Chatbots Brasil é uma comunidade de pessoas interessadas em Bots, C.U.Is, Inteligência Artificial e assuntos relacionados.
Veja como fazer parte:
- Comunidade Chatbot Brasil →
Com 7,500+ pessoas (e empresas) interessadas no assunto no Brasil. - Participe de Meetups ou Conferências →
Organizamos 10+ meetups e 1 conferência. - Seguir o Medium Bots Brasil →
Com 60+ artigos em Português. - Conferir o cenário nacional de Bots →
Com 80+ bots e plataformas nacionais.