CONCURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL

O foco na PAISAGEM

SRE . Madeira
Educatio Madeira
Published in
10 min readJun 21, 2022

--

Exposição ‘Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha

«Eu costumo dizer que nós vivemos no paraíso. Portanto, todas as iniciativas que possamos criar para que as pessoas ganhem consciência da riqueza e do privilégio que é viver numa ilha assim, do que nos rodeia, do ambiente inacreditável que temos à nossa volta, têm de ser acarinhadas e apoiadas.»

É com as palavras do Diretor Regional de Juventude, João Rodrigues, que passamos a apresentar a exposição 'Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha'.

Esta iniciativa do Clube Europeu da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal), com a parceria da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Juventude, desafiou os jovens do terceiro ciclo a fotografar paisagens da Ilha da Madeira e, desta forma, a assumirem uma cidadania ativa, estimulando a sua criatividade e o gosto pela fotografia.

O concurso envolveu oito escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), 114 alunos participantes e cerca de 220 fotografias. As 50 mais votadas ganharam lugar no espaço EntreArte, à entrada da SRE.

Foram consideradas fotografias em suporte digital, formato JPG, com um mínimo de 1024×768 pixels, a cores e a preto e branco.

No dia 7 de julho, o espaço EntreArte, acolheu os vencedores, as escolas e os parceiros deste projeto para a abertura oficial da exposição e ficámos a saber um pouco mais sobre esta iniciativa.

Abertura da Exposição ‘Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha

Segundo o professor Pedro Costa, coordenador do Clube Europeu da EBS Gonçalves Zarco, a ideia do concurso «surgiu em conversa com os alunos aquando da planificação das atividades do clube para o ano letivo. Inicialmente, a ideia era organizarmos um concurso de fotografia, que seria estruturado só a nível da escola. Entretanto, como vimos que havia esta oportunidade de parceria com a Direção Regional de Juventude, foi possível alarga-lo a mais escolas.»

Para Pedro Costa, esta atividade «serviu para que os alunos conhecessem melhor o nosso meio ambiente. E conhecer melhor o nosso meio, ajuda, também, a preservá-lo melhor! Isso é fundamental, porque eles são jovens e é nesta altura que interessa incutir esta maneira de ver a nossa ilha e de preservá-la.»

Cristina Duarte, presidente do Conselho Executivo da EBS Gonçalves Zarco, referiu que a sua escola tem uma política de disseminação do conhecimento que vai para além da sala de aula.

A professora sublinhou a importância de desenvolver diferentes componentes curriculares «…de cidadania, de preservação do património natural, de conhecimento da própria sociedade, dos valores estéticos e que são inerentes à qualidade das fotografias expostas».

A dirigente e docente na área das artes visuais lembrou ainda que os trabalhos expostos revelam que os alunos do terceiro ciclo demonstram «uma componente estética já bastante trabalhada».

Abertura da Exposição ‘Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha

Alunos vencedores

  1. º Classificado — Afonso Ferraz — Falso sol — EB23 do Caniço

2.º Classificado — João Aníbal Gonçalves — Baía de Câmara de Lobos — EB23 do Estreito de Câmara de Lobos

3.ª Classificada — Leonor SoaresLagoa do Fanal — EB23 do Caniço

…à fala com o vencedor

Entrega de prémios

Afonso Ferraz, o que significa para ti a arte de fotografar?

Gosto muito de fotografar. As pessoas, na minha opinião, não valorizam muito as fotografias que podemos tirar ao que nos rodeia, acho que apostam mais em fotografarem-se a si próprias.

Como descreves a fotografia que te deu direito ao pódio?

Foi uma fotografia tirada na minha escola. Era de manhã. Havia uma luz ainda acesa quando fotografei. E essa luz ficou a parecer que era o sol. Se repararmos bem, a fotografia é a de uma lâmpada acesa.

Qual era o sentimento naquele momento?

Foi uma foto tirada de improviso, não pensei em absolutamente nada quando a tirei. Foi uma manhã diferente. Estava muita claridade, lembro-me que a luz solar batia na minha face…

Alunos com menções honrosas

Ana BarrosTarde de outono no Pico das Pedras — EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)
Alda Sumares — Enseada — Jardim do Mar — EB23 do Caniço
João Sousa — Faial — Fim da Jornada — EB23 do Caniço
Ana Pereira Bettencourt Reflexo do paraíso — EB123/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

…quisemos saber mais

Ana Bettencourt, o que significou para ti participar neste concurso?

Concorri pela curiosidade e para saber até onde é que isto podia me levar, e pelos vistos, levou-me a conseguir uma menção honrosa. Imaginei, também, que talvez a exposição pudesse ficar disponível na Internet e assim, podia ajudar a que outras pessoas vissem a beleza da nossa ilha e que isso despertasse a vontade de virem até cá.

Que importância tem a fotografia para ti?

É uma ótima estratégia para nos lembrarmos de tantas coisas que nos acontecem na vida. Por exemplo, não me recordo de muitos episódios da minha infância, de que a minha mãe fala, mas muitas vezes, ela mostra-me fotografias associadas a essas histórias! No fundo, acho que isso, também, motivou-me para “capturar momentos” através da fotografia.

Escolas participantes:

EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)
EBS Gonçalves Zarco (Funchal)
EBS Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava)
EB23 do Estreito de Câmara de Lobos
EB23 do Caniço
EB123/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)
EB/PE de Santo António e Curral das Freiras
Externato da Apresentação de Maria (Funchal)

Prof. António Mendonça, a prestação dos alunos da Escola do Estreito ficou ao nível das expetativas?

Ficámos muito contentes com o trabalho fotográfico dos nossos alunos, porque a criatividade e a originalidade são competências do perfil à saída dos quadros da escolaridade obrigatória.

Relativamente à temática da exposição, acho que tem tudo a ver com a Madeira, com aquilo que nós temos de melhor, que, para além das pessoas, são as nossas paisagens.

A freguesia do Estreito tem muito orgulho dos seus alunos, nós trabalhamos imenso com o objetivo de desenvolver sempre e cada vez mais o nosso concelho de modo a colocá-lo num patamar de excelência para esta geração e para as vindouras.

Carla Berenguer, responsável pela Direção de Serviços de Apoio à Juventude, referiu que:

«é de facto um privilégio e uma satisfação poder trabalhar numa área em que contribuímos para o desenvolvimento de competências e aptidões, mas também para a divulgação do talento dos jovens. Só posso estar orgulhosa com o sucesso desta primeira edição e manifestar o meu ensejo de que seja uma iniciativa que tenha continuidade».

«Belíssima!», foi a palavra usada por Marina Silva, Técnica Superior da Direção Regional de Juventude, para definir o resultado final desta exposição.

«Escolher, avaliar, analisar e selecionar foi bastante trabalhoso, mas o resultado de todo o esforço está patente na qualidade destas 50 fotografias agora expostas».

…em jeito de resumo

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, realçou a importância de dinâmicas como esta que nasceu na EBS Gonçalves Zarco, que se criou na escola e que conseguiu extravasar a própria escola.

«Por isso agradeço uma vez mais aos professores, porque sem o seu envolvimento, dificilmente os alunos teriam as condições para a participação que foi muito significativa. Agradeço, também, aos jovens pela participação, pela capacidade de iniciativa, pela coragem em assumirem aqui uma perspetiva que não deixa de ser pessoal e que, a partir deste momento, passa a representar uma escola, passa a representar a própria Secretaria Regional.»

Entrega de prémios
Até ao final de agosto de 2022, passe pelo espaço EntreArte, à entrada da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e aprecie a paisagem da Ilha da Madeira, vista pelo olhar dos nossos alunos.

Espreite aqui a galeria das fotografias expostas.

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira