Primeiros Passos: Guia Básico de Tipos de Variáveis em Solidity

Bellum Galaxy
bellum-galaxy-community
3 min readApr 16, 2024

Esse artigo foi escrito por Barba.

Após um bem-sucedido Bootcamp da @Chainlink, muitos novos desenvolvedores foram introduzidos à tecnologia blockchain e um novo desafio foi apresentado: O Hackathon Block Magic.

Como parte do compromisso da Bellum Galaxy em promover a tecnologia, principalmente para falantes do português, decidimos começar com o básico. Hoje, vamos explorar os tipos mais comuns de variáveis usadas em Solidity e que foram amplamente exploradas durante o bootcamp.

Imagem gerada por AI.

Solidity

Em Solidity, uma linguagem tipada estaticamente, o tipo de cada variável precisa ser especificado antecipadamente. Existem vários tipos “básicos” que podem ser combinados para formar tipos “complexos”.

Tipos de Variáveis

Tipos de Valor

Variáveis desse tipo têm seu valor copiado quando passadas a funções ou atribuídas a outras variáveis.

Booleans

Podem ser true ou false, representando verdadeiro e falso, respectivamente.

Integers

Podem ser int ou uint e ter vários tamanhos, sendo a menor int/uint8 e a maior int/uint256.

Quando uma variável do tipo int/uint é declarada sem a definição de tamanho, por padrão ela será definida como int/uint256.

Mas qual a diferença entre int e uint afinal?

Variáveis do tipo uint aceitam apenas valores inteiros e positivos. Enquanto variáveis int aceitam valores inteiros positivos e negativos.

Address

Os endereço possuem dois grupos praticamente idênticos:

  • address
  • address payable

A diferença é que address payable tem duas funcionalidades adicionais: transfer e send.

A partir dessas duas funcionalidades adicionais, o endereços do tipo address payable podem receber ether. Enquanto o endereço do tipo address não deveria receber, pois pode se tratar de um endereço de um contrato inteligente que não implementa mecanismos para manipular ether.

String

Representa uma cadeia de caracteres. De forma simples, uma string é uma mensagem de texto. Strings podem ser declaradas de duas formas:

  • usando ' ' simples.
  • usando " " dupla.

Se você assistiu a aula sobre NFTs, NFTs Dinâmicos e Automation, você lembra que o custo de armazenar grandes quantidades de dados do tipo string na blockchain é alto.

Se não lembra, corre lá e dá uma revisada!

Declaração de Variáveis

Lembrem-se que essas variáveis podem ser declaradas como variáveis de estado e como variáveis locais, ou temporárias como eu costumo chamar.

Conclusão

Compreender os tipos de variáveis em Solidity é fundamental para qualquer desenvolvedor que deseja trabalhar com contratos inteligentes. Ao dominar esses conceitos básicos, você estará melhor preparado para criar aplicações robustas e eficientes. Esperamos que esta introdução aos tipos de variáveis mais comuns ajude você a dar seus primeiros passos no desenvolvimento de contratos inteligentes. Lembre-se, o mundo da tecnologia blockchain está em constante evolução, e manter-se atualizado é chave para o sucesso. Boa sorte em sua jornada de aprendizado e desenvolvimento!

Precisa de orientação para melhorar a qualidade dos seus testes, preparar o seu projeto para uma auditoria, ou está procurando por um auditor independente?

Entre em contato comigo no LinkedIn.

Conecte-se Conosco:

Visite nosso site, junte-se ao nosso Discord, siga-nos no X, Instagram e no LinkedIn para ficar por dentro de nossas aventuras e insights.

--

--

Bellum Galaxy
bellum-galaxy-community

An educational community to bring science and technology to all.