O que é essa tal de LLM?

Luciano Santos Borges
2 min readJun 22, 2024

--

TL;DR: Este resumo é baseado no vídeo “Intro to Large Language Models” apresentado por Andrej Karpathy, um renomado cientista da computação especializado em inteligência artificial (IA). Karpathy, que anteriormente atuou como diretor de inteligência artificial na Tesla, atualmente trabalha (novamente) na OpenAI, a empresa responsável pelo desenvolvimento do ChatGPT.

Source: https://pixelplex.io/wp-content/uploads/2024/01/llm-applications-main.jpg

Em essência, os Modelos de Linguagem de Grande Porte (LLMs) são sistemas de IA que empregam redes neurais para prever a palavra seguinte em uma sequência de texto.

Uma rede neural é uma ‘ estrutura computacional’ capaz de aprender e modelar representações complexas de dados para resolver problemas avançados como reconhecimento de imagem e processamento de linguagem natural.

Um exemplo de LLM é o Llama 3 70B da Meta. Com 70 bilhões de parâmetros, ele é considerado um dos modelos de código aberto mais poderosos disponíveis atualmente.

No meu último artigo [link], demonstrei como usar o Llama 3 em sua própria máquina. Além disso, na série de cinco artigos [link] sobre o crewAI, você encontrará diversas aplicações do Llama 3 em ação.

Esses modelos são treinados em grandes volumes de texto retirados da internet, usando clusters de GPUs para processar os dados. O processo de treinamento envolve a compressão de grandes quantidades de texto em um formato que o modelo possa usar, armazenando conhecimento em seus parâmetros.

Uma GPU (Graphics Processing Unit) é um processador especializado em cálculos paralelos, otimizado para renderização gráfica e ideal para tarefas intensivas em dados, como aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Após o pré-treinamento, os modelos passam por uma fase de fine-tuning, onde são ajustados para fornecer respostas mais específicas e úteis em formato de assistente virtual. Isso é feito com conjuntos de dados de alta qualidade gerados por humanos. Adicionalmente, técnicas como o reforço com feedback humano são usadas para melhorar ainda mais as respostas do modelo.

Os LLMs estão evoluindo para serem mais multifuncionais, capazes de usar ferramentas externas e interpretar e gerar imagens e áudio. Esse avanço os torna semelhantes a um sistema operacional, coordenando diversos recursos para resolver problemas.

No entanto, esses modelos enfrentam desafios de segurança, incluindo ataques de jailbreak, injeção de prompts e envenenamento de dados, que podem comprometer sua integridade e segurança. Esses desafios requerem soluções contínuas para manter a eficácia e a segurança dos LLMs.

Espero que tenha gostado desta introdução! Se sim, não esqueça de deixar seu like. Recomendo fortemente que assista ao vídeo cujo link está no início do texto; você vai adorar! E agora, para algo realmente inovador: se você quer aprender uma maneira prática e eficiente de postar nas suas redes sociais através do WhatsApp, não perca o vídeo abaixo. Tenho certeza de que você vai se surpreender e saber como posso te ajudar!

--

--