Métricas e Indicadores de Qualidade

Wilson Augusto
3 min readMar 26, 2019

--

Qual a vantagem de automatizar os testes, participar de reuniões de definição, ajudar a antecipar os problemas de desenvolvimento, se não temos indicadores de qualidade implementados no projeto? Corrermos sérios riscos de perder todo esse planejamento e essa preocupação com a “qualidade” por água abaixo.

Levei algum tempo para perceber, começar a entender a real necessidade de ter métricas e indicadores de qualidade no processo de desenvolvimento do projeto.

Os indicadores são muito eficientes para a gestão da qualidade do processo de desenvolvimento do seu time, visando sempre a melhoria contínua. Mas afinal, o que isso quer dizer?

Quando você não tem indicadores nem métricas no seu trabalho, você acaba ficando sem foco, meta, nenhuma referência de qualidade, não sabe se o seu trabalho e o do seu time é de fato eficiente.

Um bom exemplo é pegar o que eu citei bem no começo, automatizar, antecipar seus testes mas não pensar em indicadores e nem em métricas, agora imagina que durante a Sprint acontecem problemas durante o desenvolvimento e vai chegando no final do prazo e tudo se transforma num verdadeiro caos, tudo perde o controle, seu time tem retrabalho, você fica trabalhando vários dias seguidos até mais tarde, mas no final consegue fazer a sua entrega. Maaaaas tudo isso está sujeito a se repetir nos projetos seguintes, simplesmente por que o projeto não teve um acompanhamento e a dor da entrega foi esquecida, você acaba negligenciando a evolução do seu time e cometendo sempre os mesmos erros.

É fundamental estabelecer, medir e acompanhar a evolução de uma funcionalidade em desenvolvimento.

O assunto é recente pra mim, tive uma experiência recente onde apliquei algumas técnicas que vou citar logo abaixo.

Hoje estamos trabalhando da seguinte forma:

Temos indicadores por funcionalidade entregue:
- Total de casos de testes executados
- Total de testes automatizados
- Total de bugs encontrados
- Causa raiz dos bugs encontrados
- Bugs abertos vs. Bugs resolvidos

Esse é apenas um exemplo que está funcionando muito bem aqui, existem muitos outros indicadores e métricas, mas precisamos começar por algum lugar, e tudo precisa fazer sentido para o seu time.

Esse acompanhamento é muito importante para todo o time, com ele podemos identificar alguns problemas de planejamento, criar ações para mitigar esses problemas gerados, garantindo assim que o mesmo problema não volte a acontecer.

Ex. Um bug que foi pego em produção, poderemos criar um plano de ação para que esse problema não aconteça novamente na próxima Sprint. Assim o time acompanha a evolução de todo o processo de qualidade e cada vez mais vamos conquistando a satisfação e confiabilidade do time envolvido.

Métricas e indicadores ajudam a reduzir o retrabalho, tempo de desenvolvimento, ajuda a melhorar a qualidade do produto, rentabilidade reduzindo custos excedentes e ainda ajuda a melhorar o índice de satisfação do cliente.

E aí, pronto para começar a implementar um processo de qualidade dentro do seu time?

--

--