Ágatha Ferreira
Ágatha Ferreira
Published in
4 min readMay 16, 2018

--

Me encontre: InstagramLinkedIn

O SOTEROPOLITANO MUDOU A FORMA DE SE RELACIONAR COM OS MUSEUS DE SALVADOR

Os museus soteropolitanos precisavam de ajuda e eu e mais um time de profissionais de comunicação pudemos contribuir um pouco a mudar a forma que os soteropolitanos se relacionavam com os museus da cidade através de uma campanha de pertencimento.

VEMK que eu vou contar um um pouquinho dessa campanha que eu me orgulho demais de ter participado.

Os museus da Bahia são administrados pelo IPAC — Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, órgão que faz parte da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A instituição é pioneira na área do patrimônio cultural no Brasil e detém algumas das mais emblemáticas e importantes edificações de Salvador, como palacetes, palácios, casarões e solares tombados como Patrimônio da Bahia ou do Brasil, além de praças públicas e espaços artístico-culturais.

O IPAC nos trouxe um grande problema enfrentado pela instituição não apenas em Salvador, mas em todo o Brasil: a depreciação dos museus e a má utilização dos espaços. Como estratégia para sanar esse problema foi criada a Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

Dessa forma, precisávamos divulgar a Semana de Museus e traçar uma estratégia para que o público comparecesse durante a semana e durante todo o ano, ocupando os espaços com o respeito que eles merecem. Assim, com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade surgiu a campanha #MUSEUSOUMAIS.

A campanha traz um forte reforço na complementação: Museu é + História + Cultura + Conteúdo. Pretextos para enfatizar História, Cultura e Conteúdo, este último bem relacionado ao mundo digital, mídias online, expondo a face de vanguarda dos museus.

O conceito também faz uma sutil referência à escolha, à preferência por museus em relação a outras opções culturais. Dessa forma preservamos os fundamentos das campanhas anteriores, mas inovamos para sensibilizar as pessoas.

A campanha foi planejada para que a convergência entre os canais on e off acontecesse de forma que o público tivesse participação ativa e com isso não deu outra: a aceitação e engajamento da campanha surpreenderam e ela se tornou uma das mais importantes e bem-sucedidas ações de política pública cultural do Governo do Estado da Bahia para com os Museus do Estado, conseguindo um aumento efetivo de 60% na visitação desses equipamentos estaduais, fato até então inédito na história cultural do estado, se tornando objeto de muitos elogios por parte de todas as secretarias, inclusive do Governador Rui Costa.

A mídia programática e os formatos interativos para as redes sociais foram fundamentais e contribuíram de forma expressiva para o sucesso da campanha.

Grande orgulho de ter dado um pouco de mim para que essa campanha saísse do papel, ganhasse as ruas e deixasse um lindo legado.

Como eu disse, não fiz isso tudo sozinha. Eu pude contar com um time mega competente. Vê só:

FICHA TÉCNICA

Agência: Objectiva Comunicação

Atendimento: Ágatha Ferreira

Diretor de operações: Edilson Jr.

VP de criação: Faustão

Direção de arte: Rodrigo Batinga

Redação: Mario Garcia Jr.

Planejamento digital: Juliana Magalhães

Mídia: Priscila Araújo

RTVC: Flávia Souza

Produtora: Flip-o Vídeo LAB

Fotografia: Saulo Kainuma

Pós-Produção: Custom Imagens

Casting: Bando de Produção

Aprovação: André Curvello, Mirtes Santa Rosa, Anderson Frasan (SECOM), João Carlos (Ipac) e Livia Calmon (SECULT).

--

--

Ágatha Ferreira
Ágatha Ferreira

Advertising. Contente creator. Brainstormer. Constantly travels in time and space. Mind moved by food, songs and coffee.