Água de Salsicha Convida- Victor Machado

Água de Salsicha
Água de Salsicha
Published in
4 min readMay 2, 2018

Voltamos com o democrático quadro do AdS! O AdS Convida é um espaço para nossos seguidores soltarem o verbo sobre algum aspecto da Cultura Pop. Hoje, é a vez de Victor Machado! Ele acredita no horóscopo e desconfia da previsão do tempo. Amante de esportes e cultura pop, encontrou a fórmula perfeita como maratonista de séries, sempre com a pipoca doce por cima da salgada. É jornalista quando sobra tempo.

Para que serve a filosofia? Merlí vai te ensinar

“A filosofia serve para refletir sobre a vida, sobre o ser humano, e para questionar as coisas. Provavelmente, é por isso que querem eliminá-la.”

Até poderia, mas a frase em destaque não foi dita no Brasil, e sim em uma escola pública fictícia na Catalunha. Em meio ao debate sobre a redução do espaço dado à filosofia na grade curricular do ensino médio brasileiro, uma série da Netflix pode ajudar a ver a disciplina com outros olhos.

“Merlí” acompanha a história de um professor de filosofia de meia-idade, pai solteirão, com temperamento forte, sem dinheiro e que passa a morar com a mãe e o filho. Merlí é o nome dele mesmo, e ele é nietzschiano. Se você não sabe quem foi Friedrich Nietzsche, relaxa, ele vai te explicar em alguma aula.

“Estou cansado de dizerem que a Filosofia não serve para nada. Parece que o sistema educacional esqueceu as perguntas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Hoje, só importa que empresa abrimos, quanto dinheiro ganhamos.”

Cada episódio explora uma corrente ou um filósofo diferente, como Aristóteles, Platão, Sócrates, Foucault, Maquiavel, Guy Debord e por aí vai.

Assim como outras séries voltadas ao público adolescente, como a nossa “Malhação”, a britânica “Skins” e a norueguesa “SKAM”, “Merlí” aborda temas recorrentes no cotidiano dos jovens, como estudos, drogas, preconceito, relacionamentos e os mais diversos questionamentos, mas com foco na prática da filosofia diante das situações apresentadas.

“Eu me chamo Merlí. E quero que vocês se excitem com a Filosofia.”

Adorado pelos alunos do ensino médio, Merlí é “diferentão”. Ao contrário dos demais professores, ele fala palavrões sem receio, detona os políticos em classe e incentiva os alunos a questionarem os padrões da realidade em que vivem.

Por essas e outras, é visto como um amigo pelos estudantes e acaba sendo requisitado para dar conselhos sobre assuntos pessoais. Fora das salas de aula, no entanto, Merlí às vezes perde a capa de super-herói e mostra que também é um mero mortal, com dificuldades para resolver os próprios dilemas e conflitos.

A série, toda falada em catalão, conta com três temporadas, todas disponíveis na Netflix. A última, que põe fim à história, foi lançada em fevereiro deste ano.

Para quem já assistiu a tudo e ficou órfão, a plataforma de streaming disponibilizou como consolação, no endereço www.catedramerli.com, um livro ilustrado de 50 páginas com o conteúdo de boa parte das aulas, um resumão.

Com humor, aprendizado e reflexão, a série leva o telespectador à sala de aula. “Merlí” é essencial, assim como a filosofia.

O novo quadro AdS Convida que vai ao ar nas quartas feiras vem com o objetivo de abrir um espaço pros nossos seguidores. Viu alguma coisa legal? Ouviu alguma coisa legal e quer compartilhar? Escreve seu texto pra gente!

--

--