Água de Salsicha Recomenda #25
Segunda-Feira você já sabe que é dia de recomendar!
Toxicity — System Of A Down
Caio Simão
Esse álbum fantástico que lançou os armenos-americanos ao Hall da Fama do Rock completou ontem 15 anos. Um pouco complicado pra mim escrever sobre System Of a Down, a banda de minha adolescência, por muito tempo minha banda favorita. É uma carga emocional diferente das demais. A banda politizada, que tem nos vocais uma voz perturbadora de tão original e espetacular de Serj Tankian. A mistura dos instrumentos do leste europeu com um opera rock é o System e não é por acaso que a banda foi e sempre é uma das mais pedidas para tocar aqui no Brasil. Seus shows são explosivos mas é a qualidade musical extremamente eclética do grupo que conquistou uma legião de fãs. Rebeldes, tecnicamente perfeitos, politizados e originais. O SOAD é a banda dos anos 2000. No álbum acima, singles como Toxicity, Chop Suey!, Aerials, Prison Song, Science, Forest, ajudaram a concretizar a fama do grupo. Álbum imperdível que merece ser ouvido de cabo a rabo por exatamente passar uma mensagem completa.
Frágil Existência
Amanda Machado
Está acontecendo desde agosto no Centro Cultural Justiça Federal a exposição Frágil Existência, de curadoria de Erica Tulip, que reúne obras de artistas com olhares muito diversos acerca da fragilidade que ronda a existência humana.
Sandra Macedo é uma das artistas que apresenta seu trabalho nessa exposição. Sua inspiração parte de sua experiência como antropóloga conectada a movimento feministas. Seu trabalho debruça sobre os sofrimentos vividos por mulheres, em especial as mulheres em contexto de restrição emocional e social.
A exposição se encerra no dia 25/09, domingo, e a visitação é gratuita. O CCJF fica na Avenida Rio Branco, 241 — Centro.
Unidade Básica
Matheus Ferreirinha
A nova série médica da televisão fechada não vai trazer aquele drama e glamour inacreditáveis como em House, Greys Anatomy ou Chicago Med. Unidade Básica traz uma nova visão para o sistema de saúde, focando na atenção primária a população. Baseado na experiência de médicos que trabalham no SUS, a série vai mostrar um lado do sistema público pouco conhecido pela população, principalmente aqueles que são cobertos pelo sistema privado. Comparando a atitude de um próprio médico de família e de uma residente que não entende ou acredita na atenção primária, Unidade Básica é uma produção necessária para mudar o conceito hospilatocêntrico muito ultrapassado, mas que ainda perdura pelo mundo. A série vai ao ar no sábado dia 11/09 às 22:30 no Universal Channel. Uma lição para todo cidadão!
A Night at the Opera — Queen
Rafael Barreto
Hoje é o dia de aniversário da lenda Freddie Mercury que completaria 70 anos se não tivesse morrido de AIDS, 25 anos atrás. Para comemorar esse dia e prestar as nossas homenagens, recomendamos hoje o álbum mais icônico do Queen. “A Night at the Opera” tinha tudo para ser um fracasso, apesar da já consolidada fama do grupo. Na época, foi considerado o álbum mais caro a ser gravado, custando mais de 200 mil libras estrelinas. O resultado foi satisfatório: é o momento em que o Queen atingiu o máximo de sua criatividade, podendo ser resumido em apenas duas palavras: Bohemian Rhapsody.