3 Anúncios Para Um Oscar

Caio Simão
Água de Salsicha
Published in
8 min readFeb 21, 2018

Saiba aqui a razão do sucesso de 3 Anúncios Para Um Crime!

3 Anúncios Para Um Crime(2017)

3 Anúncios Para Um Crime(2017) recebeu 7 indicações ao Oscar e é um dos favoritos a vencer o prêmio máximo do cinema mundial, o Oscar de Melhor Filme.

São essas as indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz(Frances McDormand), Melhor Ator Coadjuvante(Woody Harrelson e Sam Rockwell), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem(Film Editing) e Melhor Trilha Sonora Original(Carter Burwell).

Seu grande adversário pelo prêmio de Melhor Filme é A Forma da Água(2017) de Guillermo Del Toro, recordista de indicações dessa edição com 13. Se ainda não conferiu nossa resenha sobre esse também forte candidato, clica aí no link abaixo:

Sem mais delongas, vamos a análise desse filme que foi o ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme entre outras premiações que o credenciam a ser um dos grandes achados da temporada.

A sinopse relâmpaga

Revoltada com a ineficácia das autoridades policiais locais em desvendar o assassino de sua filha, Mildred(Frances McDormand) resolve agir por conta própria. A amargurada mãe anuncia em 3 grandes outdoors seu descontentamento, o que divide opiniões na cidadezinha de Ebbing, Missouri e coloca os policiais Willoughby(Woody Harrelson) e Dixon(Sam Rockwell) a mercê da opinião pública.

O roteiro carregado de humor negro

Mildred(Frances McDormand) e Willoughby(Woody Harrelson)

Vamos começar pelo grande destaque do filme junto com as atuações, já que as duas coisas estão totalmente interligadas. 3 Anúncios Para Um Crime(2017) é um filme de roteiro, que se notabiliza pela grande qualidade nessa particular característica, uma que vem sendo cada vez menos valorizada, o que é uma pena.

Excelente ver um filme que se esforça nesse sentido fazendo tanto sucesso e chamando tanta atenção. O roteiro é carregado de um humor que te pega desprevenido, te faz rir com vergonha em muita das vezes. Mas uma vergonha boa, que te deixa incomodado mas que te faz gargalhar. O humor agride e quebra expectativa, está afiadíssimo. Uma espécie de humor negro em algumas partes apesar de ser difícil categorizar isso de maneira pragmática.

Andando lado a lado com atuações memoráveis, o roteiro é uma cadeia de ações que são bem justificadas e interligadas com reações que vão levando a momentos absurdos e desproporcionais. Um efeito dominó bem justificado que prende o espectador na cadeira, faz as duas horas do filme voarem.

Tem muito dos irmãos Coen no filme como já admitiu o diretor Martin McDonagh, especialmente nessa característica de ação muito ligada as reações desproporcionais, que levam a situações bizarras e até muito engraçadas. Quem conhece a filmografia dos irmãos Coen identifica ainda Frances McDormand, que brilhou em Fargo(1996) como a detetive que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Dessa vez, a atriz brilha em 3 Anúncios Para Um Crime(2017) em roteiro genericamente similar e é dela que passamos a falar.

As atuações

Frances McDormand é Mildred

Mildred

O que dizer dessa atuação maravilhosa? Mildred é uma personagem que vai ficar marcada na Cultura Pop. Seu desejo por vingança, seu desenvolvimento durante o filme, sua coragem para enfrentar quem for e sua amargura pela saudade da filha enchem a tela em atuação espetacular de Frances McDormand, a franca favorita a vencer o Oscar de Melhor Atriz nesse ano de 2018(Anotem a dica pra participar do nosso Bolão Oscar AdS 2018!).

A representação de uma pessoa que já perdeu tudo e não se importa mais com nada que não seja a solução do mistério da trágica morte de sua filha. Até seu figurino exprime isso. Parece sempre que Mildred está vestida para a guerra, para a busca de vingança.

Frances vai da comédia ao drama com uma facilidade espantosa. Destaque para a cena com o padre em sua casa, na qual seu discurso deixa o padre e todos nós boquiabertos sem ter muito o que acrescentar sem ser aplausos. A clara vencedora do Oscar.

Woody Harrelson é Chief Willoughby

Willoughby

Quando o filme começou, Harrelson já destilava sua veia cômica pelo roteiro. Imaginei em particular que veríamos um mais do mesmo de Harrelson sendo ele, o que já agradaria bastante já que estamos falando de um ator de primeira linha. O que acontece na realidade é um desenvolvimento de personagem que surpreende. Não darei spoilers do que rola porque a ideia do post é essa, mas aplausos para uma atuação que surpreende. Um chefe de polícia que é adorado pela cidade, mas que em seu íntimo é extremamente frágil. Uma aparência forte, competente e uma pessoa sensível. Um personagem que o público compra. Harrelson recebeu uma indicação pelo papel mas não deve levar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Sam Rockwell é Dixon

Dixon

Harrelson não deve levar porque no seu próprio filme a concorrência foi boa. Sam Rockwell entrega um personagem que tem um caminho de redenção, mas nada glorioso ou glamuroso. Inicialmente vemos a personificação de um policial idiota racista e lotado de inseguranças e preconceitos. O filme vai caminhando e ao final é até possível que o público tenha forte empatia com Dixon. O clássico fracassado que procura um jeito de se redimir e pode até ter conseguido. Dixon é uma caricatura crível, sua mudança é gradual e você acredita nele, até porque nada é muito romantizado. Destaque para a cena da música clássica e ele representando um bêbado. Nunca vi um bêbado tão bem representado. Algo que parece bobo mas que é difícil de fazer. O franco favorito ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante de maneira justa. Vem levando todas as premiações que disputa incluindo o Globo de Ouro. Já estamos dando dica demais pro Bolão.

Peter Dinklage é James

James

O inesquecível Tyrion Lannister(Peter Dinklage) representa James, que não é apenas o alívio cômico apesar de o ser em grande parte do longa. Sua atuação não é marcante ou extremamente elogiável. Aqui, o mérito é todo do enredo e do roteiro que soube usar seu personagem para desenvolver a trama em que os cinéfilos chamam de muleta de roteiro. Peter é um ótimo ator, mas seu personagem não teve tempo para se desenvolver. Ele apenas aparece quando é conveniente e diverte muito bem. Foi importante pro filme. Destaque para a cena do jantar com Mildred, em que ele expõe os defeitos de ambos de maneira crua.

A trilha sonora sombria e country

A trilha sonora original de 3 Anúncios Para um Crime(2017) prepara bem o contexto do filme e é muito importante pro longa. Não a toa Carter Burwell está indicado com chances de vencer apesar de Alexandre Desplat ser favorito com A Forma da Água(2017). Estamos diante de uma trilha melancólica, amarga e própria para um bom suspense. A trilha ajuda a desenvolver as cenas e os personagens. Tem uma leve pitada de western nela, mas de uma maneira atualizada. Vale muito a pena escutar. Melancolia, country e um ar de revolta. Tudo o que o filme é. É ótimo quando as duas partes conversam muito bem.

A importância da opinião pública

3 Anúncios Para um Crime(2017) versa também sobre a utilidade da opinião pública e até questiona sua validade. Um problema que estava engavetado há 7 meses vira centro das atenções por causa da publicidade agressiva. Propaganda é mesmo a alma do negócio, até para resolver crimes. O prestígio de muitos profissionais vem com o reconhecimento e a opinião alheia. É isso que abala a vida dos policiais, antes inquestionáveis. A sacada do filme é essa, mostrar o poder da informação e da aparência, que traz prestígio e satisfação externa o que não significa que no íntimo a pessoa estará bem como é o caso de Willoughby. É um ângulo sutil do filme, mas está lá e merece ser mencionado.

O final do filme e sua forte mensagem

Você que ainda não viu, pule esse último parágrafo pois contém SPOILERS.

Dixon vs Mildred

O final do filme pode deixar todos meio confusos. Mas ele passa uma mensagem forte. Durante todo o longa, Dixon e Mildred foram opostos e o espectador é convidado a escolher um lado. Com quem você está? Com a mãe buscando justiça ou com os policiais? Acontece que o filme desconstrói tudo. Nenhum personagem é defensável o bastante para que seja escolhido. Cada um tem um desenvolvimento que mostra suas respectivas perspectivas, na medida que vemos erros e acertos em cada um deles, podendo você simpatizar mais ou menos com algum deles mas nunca determinar um herói claro ou um vilão indefensável a não ser pelo suspeito assassino/estuprador.

Mildred ateia fogo em uma delegacia de polícia. Dixon joga uma pessoa de um telhado. Os dois tem atitudes indefensáveis e ao mesmo tempo suas perspectivas são colocadas de maneira a criar certa empatia com o espectador. Dixon busca de sua atrapalhada maneira encontrar o assassino. Mildred é a protagonista, vivemos com ela sua amargura e melancolia de uma vida sem sua amada filha. O filme é sobre isso. Vivemos num mundo polarizado, onde você tem que tomar uma decisão disruptiva para ser ouvido. 3 Anúncios Para Um Crime(2017) aparece para nos lembrar que qualquer escolha maniqueísta tem seus defeitos. Que a empatia, a perspectiva está cada vez mais em falta. Essa é a grande mensagem do filme. O final são os dois personagens, outrora opostos se assumindo extremamente similares, com objetivos e aspirações em comum. Um grande tapa para polarizações e opiniões radicais, sem ponderações. Em particular, o meu favorito até aqui para a conquista do Oscar de Melhor Filme. Um filme memorável.

Fiquem ligados para mais reviews de filmes do Oscar 2018. E principalmente, participem do nosso Bolão Oscar AdS 2018! De graça! Com premiação! Vai tornar a cerimônia mais divertida para todo mundo.

--

--

Caio Simão
Água de Salsicha

Crítico de Cinema e apaixonado também por diversos tipos de esportes. É vascaíno fanático e ama o Marvin, seu cachorro. Nas horas vagas, é Engenheiro Químico.