Afinal, qual é a melhor?

AVISO IMPORTANTE: DEIXAMOS CLARO DESDE O INÍCIO QUE O TEXTO É PARCIAL E QUE OS EDITORES DA PÁGINA PREFEREM FRIENDS A HOW I MET YOUR MOTHER.
Já tem um tempo que vemos uma certa discussão entre as pessoas que gostam de dar boas risadas na frente da tv. Duas grandes séries de sitcom americanas dividem seus espectadores, que geralmente assistem ambas, gerando a velha conversa de qual afinal é a melhor. Depois de participarmos de vários rounds em mesas de bar, nós do Água de Salsicha resolvemos trazer a conversa pra cá e dar uma resposta, nossa opinião quase que majoritária.
Existem aqueles que falam que a melhor entre as duas é a que conta a história da vida de seis amigos na cidade de Nova York. A clássica série da década de 90, Friends, pode ser facilmente considerada uma das maiores e mais influentes da história por estender-se por 10 anos sem perder a qualidade e trazer um novo tipo de humor para a televisão. O mundo se apaixonou por Friends e hoje é uma das mais queridas do planeta, mesmo 12 anos após o seu fim.
Do outro lado, temos os adeptos da mais recente que conta a longuíssima história de como seu protagonista conheceu a mãe de seus filhos na cidade de Nova York com seus 4 amigos. How I Met Your Mother conquistou as plateias com sagacidade e inteligência. Lançada em tempos de revolução digital e das formas de relacionamento entre as pessoas, a jornada de Ted Mosby usou a linguagem e o humor da internet para se manter popular e relevante. O resultado está aí: milhões de espectadores no mundo inteiro.


As semelhanças entre as duas séries são claríssimas. As duas mostram um grupo de jovem adultos amigos na cidade de Nova York que lidam com os problemas e mudanças naturais dessa fase da vida. Não faltam comparações mais precisas na internet entre as duas séries. É inegável que How I Met Your Mother pegou algumas coisas emprestadas de Friends, como por exemplo, Ted Mosby se tornar professor universitário, assim como Ross. São exatamente as semelhanças que geram as comparações para decidir qual é a melhor, mas nas diferenças que podemos chegar a um resultado. Para não parecer um Fla x Flu, vamos analisar por categorias as duas.
História e Roteiro


Friends surgiu no boom das sitcons nos anos 90 mas logo mostrou que era diferente de qualquer coisa até o momento. Seja pela química absurda entre os intérpretes de Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey ou pela genialidade dos roteiristas da série, Friends ousou sobreviver por 10 anos sem apontar nenhum caminho. Não existe ponto final ou uma história definida. A história é apenas um retrato de 10 anos da vida desses jovens que se auto sustenta enquanto ainda tiver piadas para fazer ou bons episódios para mostrar. O resultado são 10 anos de uma série que não perde a sua qualidade, exibindo uma temporada melhor que a outra sem se perder pelo caminho.
How I Met Your Mother vai por outro caminho. Mais criativo mas também mais difícil. A estrutura narrativa é muito interessante. Como é contada do futuro e se baseia nas lembranças de Ted, isso permite que a história tenha nuances divertidas, como algumas coisas que são mostradas do jeito que ele lembra (ou que não lembra). Outro ponto positivo de How I Met… é que, apesar de ser uma série de comédia, seus roteiristas sabem criar uma pegada dramática quando a história exige. Diferentemente de Friends, aqui vemos episódios que realmente não acabam tudo bem
No entanto, a série estabelece um objetivo, um ponto final: Ted vai conhecer a sua futura esposa e mãe de seus filhos. O grande problema disso é que a série não pode se prolongar muito ou seus personagens vão perder credibilidade. E é exatamente isso que acontece com Ted Mosby. A série durou 9 anos e lá pro quinto ano, Ted já estava ficando chato. Estava se tornando um personagem detestável na verdade. Enquanto reclamava por não achar a mulher certa, continuava insistindo nos seus erros e na sua visão apaixonada mas extremamente superficial e infantil de amor. Além disso, a quantidade de episódios que enche linguiça na série são impressionantes. Episódios inteiros sobre palavras que os personagens inventaram só para ter alguma história para contar. Não é possível que falte assunto.
Não vamos nem falar do final. Pulemos para a próxima categoria.
Personagens


Mimada. Organizada. Doidinha. Nerd. Burro. Sarcástico. Quem conhece sabe exatamente quem é quem. Qualquer série que conte com personagens como Joey, Phoebe e Chandler já tem um belo caminho pela frente. Friends criou personagens consistentes desde o começo. Sem invenções, sem mudanças. Nenhum deles foge dessas características a não ser como um processo natural de crescimento e amadurecimento. Ainda assim fogem das caricaturas. São personagens sóbrios que poderiam muito bem existir. Raramente a série desliza com os personagens. São tão bem construídos que sempre podemos imaginar como irão reagir ou o que vão falar diante de alguma situação. A amizade é real e você sente que os conhece há anos.
How I Met Your Mother peca em várias instâncias. Como é uma série que não planejava ir tão longe, os personagens mudam muito e são construídos devagar, de forma às vezes até contraditória, ao longo da série. Isso mais uma vez tira a credibilidade de seus personagens. Por exemplo, algumas vezes a série nos disse, já lá pra sexta ou sétima temporada, que determinado personagem sempre age de uma forma. O problema é que se em 6 anos o personagem nunca fez isso, fica clara a intenção dos roteiristas de inventar coisa só para ter história. Essa má construção nos impede de nos aproximar dos personagens.
Além disso, os casos individuais não são tão bons. Ted fica um saco a partir de um certo momento. Barney é caricato demais e transmite uma mensagem machista pra caramba (esses tipos de personagem nunca perdem a graça?). Lily serve apenas de sustento para o personagem de Marshal e falta personalidade. Marshal e Robin são os dignos de elogios, mas também não escapam das falhas de roteiro.
Atores


As duas séries apresentam bons atores e, acima de tudo, bons comediantes. Não é fácil fazer comédia. Precisa de um timing bizarro que todos os atores das duas séries mostravam como um talento nato.
How I Met Your Mother jogou os holofotes do mundo para a comédia de Neil Patrick Harris, Jason Segel e Colbie Smulders. Os três brilhavam, mas a interação do elenco todo era muito boa. Não tem muito o que criticar.
Friends é outro caso. A química entre os atores é intensa e funciona bem demais. O segredo? Eles eram muito muito amigos na vida real. Isso fica claro ao assistir aos erros de gravação de Friends, que às vezes é até mais engraçado que a própria série. Todos os atores são perfeitos para seus personagens e os consagraram na história da televisão. Além disso, outro ponto a favor de Friends são outros atores que fazem grandes participações especiais, como Bruce Willis, Brad Pitt, Alec Baldwin, Julia Roberts, entre vários outros. Assim como Saturday Night Live, Friends tornou-se um espaço para que grandes estrelas mostrassem seus talentos na comédia.
Humor


O humor de Friends era bem simples. Inteligente e bem fixo em seus personagens. Cada um tinha o seu tipo de humor. Phoebe tinha um pouco de nonsense, Chandler tinha o sarcasmo, Joey era estúpido, Ross tinha o humor fracassado, Rachel era a desajustada no mundo adulto e Monica segurava as rédeas toda essa confusão. Cada episódio tinha todo o tipo de humor e dava espaço para cada um aplicar o seu. Sim, não podemos nos esquecer que a série se passou na década de 90, quando o politicamente correto não era algo muito falado, mas ainda assim, raras são as vezes que Friends cruzou essa linha.
How I Met Your Mother, por sua vez, possui um humor que se aplica bem na realidade atual, bem palatável à geração internet. Sabe o que a massa quer e entrega o que é pedido. As edições ajudam bastante e criam um humor mais dinâmico.
Apesar disso, a série insiste em um tipo de humor atrasado. A série fala sobre sexo de uma forma muito imatura, como se todos tivessem 12 anos. Além disso, insiste em piadas sobre “bro” e “wing man” que já não dá mais. Aliás, muito do humor da série é sobre palavrinhas e coisas que eles inventam. É revoltante a falta de assunto e o modo como perpetuaram essa série por 9 anos só pelo dinheiro.
Friends e How I Met Your Mother são duas séries que sempre vão garantir muitas risadas. Por mais que sejam parecidas, existem muitas diferenças que nos permite opinar qual é a melhor. Se temos que chegar a um resultado aqui, não existem dúvidas sobre a superioridade de Friends, mas claro, cada um tem a sua opinião. Por isso, se você discordou veemente da gente, deixe seu comentário e vamos conversar!

