Algumas diferenças e semelhanças da ida ao Cinema no Brasil e nos EUA

Caio Simão
Água de Salsicha
Published in
4 min readSep 17, 2016

A simples ida ao Cinema revela alguma coisa sobre a Cultura de um povo?

A Cultura de um país/povo se manifesta nas coisas mais pequenas e corriqueiras. Como a nossa página fala sobre Cinema majoritariamente, pensamos em colocar o Cinema em foco de uma maneira diferente. Hoje, não vamos falar dos filmes e sim da ida e do ambiente em uma sala de Cinema nos EUA e no Brasil.

Tive a oportunidade de morar por um tempo nos EUA e é óbvio que nesse tempo eu era obrigado a ir no Cinema. Fui menos do que deveria mas algumas coisas eu pude notar.

1 — O americano não se contenta só com o filme

Eles pensaram e executaram milhares de coisas além da experiência com o filme. Foi lá que surgiram as salas com mega poltronas, games pré filme, garçons servindo tudo menos pipoca. O Brasil passou a adotar esse modelo bem depois e em menor escala, mas parece que funciona melhor por lá.

2- Se expressar é liberado e até estimulado

Os americanos reagem muito mais com o filme do que os brasileiros. No Brasil, qualquer comentário ou reação vai ser seguida de um SHIIIIIIIIIIIIU imenso, ou de julgamentos silenciosos que classificam tal pessoa como mal-educada. Nos EUA não tem isso não, as pessoas berram, riem, gritam e reagem com o filme. Foi assim na minha experiência em assistir Vingadores 1 por lá e confesso que fiquei um pouco assustado.

3- Cinemas de rua são realidade nos EUA

Parece que aqui no Brasil a conta entre Cinemas de Shopping e os clássicos Cinemas de Rua vão diminuindo para o lado dos citados posteriormente. Nos EUA eles conseguem resistir mais, não sei se é porque o país tem uma cultura cinéfila intensiva, ou se é por questão puramente econômica. O fato é que por lá, por onde eu passei, existiam vários e vários locais só de Cinema. No Brasil é claro que isso existe, mas em menor número, o que é uma pena.

4 — O preço é análogo ao do Brasil

Por lá a pipoca e as guloseimas também sofrem preços abusivos no Cinema e o preço do ingresso é o mesmo comparativamente ao do Brasil. Não há muita diferença.

5 — É comum, nos EUA, ir ver filme de cosplay

É óbvio que aqui depende muito da paixão e do filme, mas, isso é uma tradição americana. Se vai rolar Vingadores, Star Wars, ou um filme mais nerd, pode apostar que muita gente, digo, MUITA GENTE, estará travestida dos costumes ficcionais. Isso tem acontecido com mais frequência no Brasil, apesar de não ser tão comum.

Então é isso, se você já teve a oportunidade de ir nos dois, escreve aí nos comentários o que você achou de diferente! Até a próxima!

--

--

Caio Simão
Água de Salsicha

Crítico de Cinema e apaixonado também por diversos tipos de esportes. É vascaíno fanático e ama o Marvin, seu cachorro. Nas horas vagas, é Engenheiro Químico.