Como assistir um filme duas vezes muda tudo

Água de Salsicha
Água de Salsicha
Published in
3 min readJul 20, 2016

Depois de rever os Oito Odiados, a avaliação também foi revista.

Bom, os Oito Odiados, oitavo filme do genial Tarantino chegou agora a Netflix. O filme, cercado de muita expectativa graças à fama do diretor de roteiros originais, trilhas sonoras escolhidas a dedo e personagens marcantes decepcionou muita gente que o viu pela primeira vez nas telonas. Muitos disseram que o filme era longo demais, que apostar em um único cenário era muito arriscado e que faltou roteiro pra segurar o filme. Além do que são muitos personagens o que dificulta a criação de empatia por eles. Sem falar na violência do filme, mais exagerada do que nunca e olha que estamos falando de Quentin Tarantino. A comparação com os outros é de uma grande competição.

Concordo com muito desses pontos, e deixei a expectativa me levar e saí um pouco decepcionado da sala apesar de ter gostado como sempre do entretenimento a moda Tarantino.

Não chegou a ser nem um dos 3 melhores filmes dele, é verdade.

Acontece que revendo o filme, reavalia-se bastante a crítica. O Hype e a expectativa criadas que circulavam por sobre o filme atrapalharam muito. Agora, sem isso por sobre os olhos, enxerga-se uma trilha sonora original de Enio Morricone digna de Oscar, um roteiro que deve, mas que ainda assim é acima da média e uma personagem explosiva e marcante, Daisy Domergue, vivida por Jennifer Jason Leigh.

Mas vamos nos ater mais ao título do Post em si. Alguns filmes merecem ser vistos mais do que uma vez por motivos diferentes. Um outro exemplo é Matrix. Muita gente já veio falar sobre isso comigo. Assistiram ao filme quando pequenos e deram uma outra chance para o filme, que, com uma cabeça completamente diferente, foi entendido em sua totalidade.

Alguns outros merecem ser vistos por sua qualidade fora do comum, aqueles que adquirem caráter de clássicos como O Poderoso Chefão, Scarface e por aí vai. Uma vez é muito pouco para detectar as nuances desses filmes.

Por fim, temos os filmes de enredo complexo e científico. Casos como A Origem, Interstellar e Amnesia. Imperativo assistir uma segunda vez. É humanamente impossível entender tudo com a velocidade que a indústria atual imprimiu com seus enredos. Os ritmos são acelerados e perde-se muita coisa. Com isso, uma segunda vez pode melhorar muito sua opinião.

E você? Qual o filme que você mais gosta de assistir e re-assistir? Foi por algum desses motivos citados? Ou foi só por puro “cinefilismo”? Deixe sua opinião abaixo e até a próxima!

--

--