Conheça as Animações indicadas ao Oscar 2017!

Esse último ano foi um excelente ano para os fãs de animação, rendendo provavelmente a categoria mais disputada pelo Oscar 2017. Por um bom tempo bastou uma mega produção para estar concorrendo ao prêmio, mas não nesse ano. Ainda que tenham dois filmes da Disney na disputa, tivemos grandes produções da Dreamworks e da Pixar que ficaram de fora, dando lugares a trabalhos mais independentes. A indústria parece finalmente estar compreendendo o tipo de peso que essas produções tem e nós, o público, só temos a ganhar com isso.

Confira o resumo do que esperar da categoria (em ordem alfabética para não favorecer ninguém):

Kubo e a Espada Mágica

Essa é provavelmente a obra-prima do estúdio Laika (Coraline, Boxtrolls). O filme conta a história do jovem Kubo em busca dos artefatos mágicos para poder enfrentar seu malvado avô. Com diversos elementos épicos, efeitos estonteantes e uma profunda discussão sobre histórias e memória, o longa encantou tanto público quanto crítica. Mesmo não tendo levado o Annie Awards, o “Oscar da Animação”, o filme ganhou o BAFTA, que é considerado um dos melhores termômetros para o Oscar. Kubo não é o grande favorito para levar a estatueta, mas vem muito forte para a disputa e não surpreenderia se levasse. Vale destacar que a animação também foi indicada para o prêmio de Melhores Efeitos Visuais e tem chances de levar.

Chance de Ganhar: Alta

Minha Vida de Abobrinha

O filme é uma coprodução entre Suíça e França e chegou a entrar como indicado para filme estrangeiro pela Suíça. Ele conta a história do jovem Abobrinha, que acabou de perder sua mãe e foi enviado para um orfanato. Lá ele conhece outras crianças que foram abandonadas ou perderam os pais. O filme busca uma visão madura do assunto, porém da perspectiva infantil. Essa dualidade fez com que Minha Vida de Abobrinha colocasse o tema de forma muito sensível, respeitando o sofrimento e sentimentos das crianças em primeiro lugar. Mesmo levando vários prêmios pela Europa, a animação tem poucas chances de levar a estatueta. De qualquer forma, já é muito bom ter um filme com esse peso entre os indicados.

Chance de Ganhar: Baixa

Moana

Moana é certamente um marco para os estúdios Disney, ao passo que segue a fórmula Disney que tanto amamos, ele se preocupa em ser inclusivo. O filme conta a história da jovem Moana, a futura líder de um clã Maori, que decide navegar para além dos limites conhecidos para salvar seu povo. A animação ganhou muita força por apresentar uma personagem feminina forte e totalmente fora dos padrões. Representatividade tem sido uma tecla constante na classe artística e é impossível dissociar Moana dessa temática. Ainda assim, o filme não vem ganhando muito destaque nas premiações, o que acaba diminuindo suas chances de levar a estatueta.

Chance de Ganhar: Média

Tartaruga Vermelha

Tartaruga Vermelha é um filme independente feito pelo holandês Michaël Dudok com apoio do Studio Ghibli. O longa é o primeiro feito pelo artista e sua história é tão tocante que chegou a “desaposentar” o lendário Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro) para trabalhar em sua produção. O filme conta a história de um homem que, após sofrer naufrágio, fica preso em uma ilha deserta. Ao tentar escapar da ilha, uma gigante tartaruga vermelha começa a atrapalhar seus planos. A Tartaruga Vermelha é um filme extremamente sensorial e investe na experiência e interpretação individual. O longa vem levando todos os prêmios de animação independente, porém ao confrontar os grandes estúdios não tem obtido muito sucesso. Ainda assim, não dá pra ignorar a influência que o Studio Ghibli tem em Hollywood.

Chance de Ganhar: Média

Zootopia

Zootopia foi lançado no início do ano sem grandes pretensões, porém se tornou sucesso absoluto de público e crítica. Com a direção de John Lasseter (Toy Story, Carros) é a primeira vez que vemos a Disney incorporando elementos marcantes da Pixar. Na trama acompanhamos Juddy Hoops, uma coelha que decide se mudar para Zootopia com objetivo de trabalhar na polícia. Além de criar uma universo fantástico, o filme discute o preconceito de forma muito madura, refletindo pontos e contrapontos. Zootopia vem ganhando praticamente todos os prêmios de melhor animação do ano e é o franco favorito para vencer o Oscar.

Chance de Ganhar: Muito Alta


Like what you read? Give Arthur Ferraz a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.