Do Jeito Que Elas Querem: A Vida Começa Aos 60!

Caio Simão
Água de Salsicha
Published in
4 min readAug 6, 2018

Diane Keaton e Jane Fonda mostram que a idade é só um número.

Diane Keaton, Candice Bergen, Jane Fonda e Mary Steenburgen.

Diane Keaton, Candice Bergen, Jane Fonda e Mary Steenburgen. O elenco de Do Jeito Que Elas Querem(2018) é um dos mais pesados dos últimos lançamentos do ano. Seja pela representatividade na história do Cinema ou pela qualidade de cada uma, uma reunião dessas não pode passar despercebida.

As estrelas vêm nessa comédia recusar a fragilidade e imposição de padrões de comportamento atrelados ao envelhecimento feminino.

O longa é dirigido por Bill Holderman e escrito também pelo diretor e a roteirista Erin Simms. É distribuído pela Paris Filmes aqui no Brasil.

Sinopse

Diane(Diane Keaton), Vivian(Jane Fonda), Sharon(Candice Bergen) e Carol(Mary Steenburgen) são 4 amigas inseparáveis. Suas vidas se modificam para sempre depois de "50 tons de Cinza" ser o livro escolhido do mês em sua reunião mensal do clube do livro.

Ritmo constante e roteiro leve

O filme apresenta um ritmo que é bem equilibrado durante os 108 min de tela. Nem muito rápido nem muito lento, o equilíbrio é uma característica positiva para a película, já que a mesma é combinada com um tom leve e muito humor em seu roteiro.

Assim, o resultado é um filme alegre e positivo, desde a utilização de belas paisagens e uma trilha escassa, mas de notas altas, até a predominância de cores vivas nos planos apresentados.

As piadas são bem relacionadas com o estrondoso sucesso que foi o livro de E.L. James, "50 tons de Cinza", e ao passo que a liberdade sexual das senhoras é claramente estimulada e defendida, é também feita de recorrente deboche.

A bandeira levantada

O filme parece ter sido feito com esse único propósito, além de, claro, entreter quem o assiste: levantar uma bandeira contra a imposição de padrões de comportamento vinculados ao envelhecimento feminino. Primeiro porque o envelhecimento é tratado de maneira desigual entre os gêneros em nossa sociedade. Segundo pela própria limitação que a sociedade de maneira geral impõe aos idosos. Idosos não podem se divertir? Devem unicamente se preocupar com seus filhos e netos? O filme quer mostrar que não e o faz com propriedade, impulsionado por atuações leves e eficientes de grandes atrizes que dispensam qualquer apresentação. Destaque para Diane Keaton e seu usual equilíbrio perfeito entre drama e comédia e também para Jane Fonda, em atuação extremamente debochada e eficiente.

Personagens caricatos

Tirando as 4 personagens centrais, o elenco de apoio do filme deixa a desejar por ser extremamente fixado em um estereótipo. Claro que o tempo de tela deles impede grandes desenvolvimentos, mas incomoda a maneira na qual são retratados. As filhas de Diane(Diane Keaton) são bizarramente colocadas como duas loucas que mal tem capacidade de discernimento. Ficou forçado e pior, prejudica o arco final do filme que propõe uma redenção das personagens.

O saldo

O saldo de Do Jeito Que Elas Querem(2018) é positivo. O filme tem uma proposta clara, que não irá te surpreender nem por um segundo, mas que também não tem essa intenção. Ele quer levantar uma bandeira e entreter com um roteiro bem-humorado, uma mensagem positiva e consegue fazer isso apoiado em atuações fortes de atrizes de carreiras marcantes na história do Cinema.

--

--

Caio Simão
Água de Salsicha

Crítico de Cinema e apaixonado também por diversos tipos de esportes. É vascaíno fanático e ama o Marvin, seu cachorro. Nas horas vagas, é Engenheiro Químico.