Maiores Vilões do Cinema e da TV (50–41)

Começando nosso segundo Top 50, trazemos os 10 primeiro vilões da lista.

50. Tubarão — Tubarão

O grande vilão de uma cidade. O vilão desse clássico de 1975 que ajudou a montar o reconhecimento de Spielberg abre a nossa lista. Normalmente os animais matam por instinto, sem crueldade alguma. No caso do Tubarão Branco em questão, crueldade era o que não faltava. Ele fazia questão de atacar pessoas, de maneira recorrente e por causa dele foi formada uma força tarefa para tentar matá-lo. A trilha sonora do filme ficou imortalizada, a película foi indicada a Melhor Filme e venceu outras três estatuetas. Tudo por conta de nosso vilão, que para a época parecia extremamente real, apesar de hoje ser um pouco datado. Um nome de peso para abrir nossa lista!

49. Davy Jones — Trilogia Piratas do Caribe

O maior vilão dos filmes do Piratas do Caribe impõe medo e respeito. Não só utiliza quaisquer meios para conseguir aquilo que quer, como é um vilão quase impossível de se derrotar: o capitão do Holandês Voador guarde seu coração em um baú trancado, se tornando praticamente imortal.

48. Max Cady — O Cabo do Medo

Robert de Niro está completamente assustador e repulsivo na pele de Max Cady neste filme de Martin Scorsese. Na trama, Cady é um ex-presidiário, após passar anos na prisão, vai atrás de seu advogado e família, acreditando que só foi preso por culpa do seu trabalho mal-feito. Cady é um psicopata louco e faz uma verdadeira caçada humana para conseguir sua vingança. A cena que Cady encontra a filha do advogado é uma das mais desconfortáveis da história do cinema.

47. Duende Verde — Homem-Aranha

Mesmo sem ser inteiramente retratado nos filmes, o Duende Verde é reconhecidamente o maior inimigo do Homem-Aranha. Estando representado em ambas as sagas do Amigão da Vizinhança, Norman Oscorp é parte da formação do caráter de Peter Parker. Além de ser pai de seu melhor amigo, Norman ainda é responsável pela morte de seu primeiro amor, Gwen Stacy. Independente de seu destino, o Duende Verde sempre será uma lembrança ruim na carreira do querido Homem-Aranha, isso porque ele nunca dominou a SHIELD e o mundo como nos quadrinhos…

46. Alien — Alien: O Oitavo Passageiro

“No espaço, ninguém ouvirá seus gritos”. Basta uma frase para apresentar esse grande vilão que implantou o caos na tripulação da nave Nostromo. Um dos primeiros filmes a mostrar que a notícia de que não estamos sozinhos no universo não é tão boa assim.

45. Raoul Silva — 007 Skyfall

James Bond enfrentou diversos supervilões ao longo de sua carreira, mas se tivéssemos que eleger apenas um, Raoul Silva foi o que mudou a vida do 007 para sempre. Para comemorar os 50 anos da série de filmes, Raoul Silva foi um dos vilões mais implacáveis do agente secreto. Um cachorro louco, obcecado pela chefe do MI-6 que coloca James Bond em uma jornada pessoal para proteger a sua chefe. Um dos poucos que conseguiram vencer o agente.

44. Frieza — Dragon Ball Z

Introduzido como a maior força do universo, Frieza pode ser considerado o maior vilão de Goku e seus companheiros. Tendo expandido seu vasto domínio a mais de 448 planetas, sua legião de lacaios teve sob controle inclusive o planeta Saiyajin. Como seu poder é fruto de seu nascimento, Frieza nunca precisou treinar em sua vida, apenas massacrando todos ao seu caminho. Para completar, foi ele o primeiro a matar nosso querido Kuririn. Imperdoável.

43. Joe Carroll — The Following

Grande vilão de uma série que não fez tanto sucesso assim, o Nemesis de Kevin Bacon na série merece destaque na nossa lista. O professor de literatura que também era um maníaco depressivo psicopata e romancista. Extremamente charmoso e persuasivo, Carroll criou uma legião de seguidores que matam só por puro prazer e poesia, já que todos são inspirados nos poemas do célebre Edgar Allan Poe. O terror psicológico e os assassinatos a sangue frio somente por facas são as marcas do assassino, que era um quase um líder religioso, muito respeitado e temido por todos, inclusive pela CIA. Ah, ele é também um gênio, só para dificultar mais.

42. Hans Gruber — Duro de Matar

Por trás de todo grande herói, existe um grande vilão. Em Duro de Matar, John McClaine está preso em um edifício dominado por terroristas que fazem sua esposa de refém, entrando em um verdadeiro jogo de gato e rato suicida com o terrorista alemão, Hans Gruber, na interpretação genial do falecido Alan Rickman. Inteligente e calculista, a luta é pau a pau e é daqueles vilões que você mal vê a hora de morrer.

41. Magneto — X-Men: O Filme

Alguns podem dizer que seja o vilão mais reutilizado de todos os tempos. De fato, ninguém aguenta mais nenhum filme dos mutantes com o mesmo enredo, mas isso não diminui a grandeza do Magneto. Tendo sofrido com a morte de seus pais e com a tortura nazista em um campo de concentração por conta de seus poderes, Erik Lehnsherr jura vingança contra toda a humanidade. Apesar de muitas vezes proteger os mutantes, suas alianças com os X-Men são sempre temporárias por sua ideologia de extermínio dos humanos. Mesmo não tendo demonstrado toda sua vilania nos filmes, Magneto já matou milhares de humanos sendo responsável por um dos maiores genocídios da história dos quadrinhos.