O Guia Definitivo de Pokemon GO

Com apenas um dia de estreia, Pokemon GO já domina as ruas por todo o país. Entretanto, com uma mistura de estrangeiros e hackers, encontramos muitos ginásios e treinadores mais fortes do que o esperado. Então, resolvemos fazer um guia completo com tudo que você precisa saber para crescer rapidamente!

Início

Primeiramente, você deverá fazer login no jogo. Isso poderá ser feito tanto com uma conta do Gmail ou do Pokemon Trainer Club. Depois disso, podemos criar nosso personagem com algumas opções de roupas e aparências e estaremos prontos para começar!

Assim como nos jogos da primeira geração, somos apresentados a uma escolha entre os três pokemons iniciais, Charmander, Bulbassauro e Squirtle. O que muitos não sabem é que podemos capturar o Pikachu assim como na história de Ash. Para isso precisamos apenas ignorar essas escolhas e andarmos cerca de 1 km e seremos apresentados a novas opções com o Pikachu entre elas. Pensando no futuro, é importante saber que atualmente o Bulbassauro é o com maior poder mesmo sendo considerado o menos favorito…

Básico

Depois de escolher seu pokemon inicial, você está pronto para sua jornada como um treinador! Você vai reparar que possui uma quantidade pequena de pokebolas, vários pontos azuis, alguns ginásios e um level de jogador. O mais importante é que talvez não tenha nenhum pokemon para ser capturado no seu mapa. Para isso tudo que você precisa fazer é andar! Sim, quanto mais você andar mais rápido aparecerão novos pokemons. É importante lembrar que alguns tipos de pokemons se encontrarão apenas em locais adequados como os famosos casos dos Magikarps e dos pokemons fantasmas, em praias e cemitérios respectivamente.

Outro ponto essencial são os pokestops, aqueles pontinhos azuis no seu mapa. Quando você chegar perto o suficiente, você poderá “girar” o pokestop e ganhar inúmeros itens, que variam de pokebolas, poções até ovos. Vale lembrar que cada os pokestops estão teoricamente localizados em pontos turísticos, sendo mais frequentes em praças e parques.

Para rachar seus ovos, tudo o que você precisa fazer é colocados em uma incubadora e andar por aí. Em cada um temos a distância necessária para que o mesmo rache, mudando entre 2, 5 e 10 km. Além disso, cada categoria pode gerar uma determinada variedade de pokemons.

Captura de Pokemons

Depois de encontrar um pokemon, você ainda precisará capturá-lo. Como explicado pelo Professor Willow, você precisa lançar as pokebolas no momento e direção certos. Em cima do pokemon aparecerá um círculo que pode ter diferentes cores e dificuldades, sendo o verde mais fácil e o vermelho mais difícil. Quanto menor for o tamanho do círculo quando você acertar o pokemon, mais chances você terá de capturá-lo. Entretanto, algumas vezes ele pode se soltar e fugir.

Para aumentar suas chances, você pode usar as berries que você libera depois do level 7. Além disso, se você girar a pokebola se tornará uma curveball e te dará mais experiência caso você capture o pokemon.

Economia de Energia

Você descobrirá rapidamente que um carregador portátil será seu melhor amigo. Outro método importante é desligar sua câmera e ativar o modo de economia de energia nas configurações. Com certeza fará suas caçadas durarem muito mais.

Incensos e Lure Modules

Para acelerar a captura de pokemons e subir de level mais rápido, você pode usar alguns itens como os incensos e os lure modules. Você inicia sua jornada com 2 incensos que podem ser usados para atrair pokemons até você unicamente por 30 minutos. Isso faz com que um pokemon surja a cada 5 minutos além dos naturalmente próximos, mas você pode acelerar esse processo andando. Dependendo da velocidade, um pokemon pode surgir a cada minuto, totalizando 30 pokemons com um único incenso. O segundo método depende do uso de um lure module em um pokestop. Apesar de ser muito similar ao incenso, o lure module é estático e pode ser aproveitado por outros jogadores. Isso pode ser muito proveitoso quando um grupo de treinadores usa diversos lures modules vários pokestops acumulados em um único ponto como nos parques e praças.

Pokemon Candy

Pokemon candy são itens usados tanto para evolução quanto para melhorar o poder de seus pokemons. Ao capturar um pokemon você ganha uma certa quantidade de candy, mas também podem ser recebidos ao transferir seus pokemons mais fracos para o Professor. Isso pode ser feito entrando no pokemon que você deseja se desfazer e clicando no botão no canto inferior direito da sua tela. Além disso, outra opção é favoritar seus pokemons para que você não os transfira sem querer.

Evoluções e Melhorias

Ao entrar em cada pokemons você vai perceber que existem duas opções para o mesmo, a melhoria e a evolução. A primeira gasta apenas um candy, mas precisa de stardust um recurso muito limitado que você recebe ao capturar pokemons, rachar ovos e defender ginásios. Enquanto isso, a opção de evoluir não gastará stardust, mas necessita de uma grande quantidade de candy.

É importante saber que ao evoluir você ganhará experiência e seu pokemon ganhará CP e HP. Uma tática interessante é esperar até o level 20 onde seus pokemons possuem maior CP inicial e cada melhoria valerá mais a pena. Após isso, a evolução pode dobrar o CP atual, sendo melhor nos pokemons mais fortes e melhorados. Outro ponto relevante são os lucky eggs, que dobram a experiência recebida por 30 minutos. Assim, são o momento certo para usar seus lure modules e evoluir seus pokemons.

Para os fãs das evoluções dos Eevees, um ponto essencial é nomear os seus pokemons. Ao evoluir seus Eevees nomeados de acordo com os nomes dados pelos treinadores originais — Sparky, Rainer ou Pyro — eles alcançarão a evolução específica.

Equipes

Quando você alcançar o level 5, será possível escolher uma equipe entre as três atuais, mas é importante saber que cada uma dessas possui características específicas. O Team Valor tem sua ideologia baseada na melhoria de seus pokemons, ganhando bônus com isso. Enquanto isso, o Team Instinct baseia-se na incubação de ovos. Por fim, o Team Mystic tem seu poder relacionado a evolução dos pokemons. É só escolher o seu!

Ginásios

Além de escolher sua equipe, no level 5 você poderá utilizar os ginásios. Esse é o principal mecanismo de batalha e competição entre as equipes. Quando você encontrar um ginásio dominado por sua equipe, você poderá treinar nesse ginásio ou se alistar para defender. Dependendo do prestígio, cada ginásio poderá ter até 10 pokemons em sua defesa. Caso o ginásio seja de uma equipe inimiga, você terá a opção de batalhar para conquistá-lo.

A batalha consiste em desviar dos ataques do pokemon do ginásio indo para os lados, além de se basear em seus tipos, CP, HP e IV. Somente o IV de cada pokemon é oculto, porém o mesmo pode ser descoberto por meio de alguns sites, como o PokeAdvisor.

Loja

Como todo jogo de graça, os desenvolvedores precisam descobrir um modo de ganhar dinheiro. Em Pokemon GO, isso acontece pela possibilidade de comprar itens pela loja. Apesar de criar um método rápido de evoluir no jogo, os preços são um tanto elevados a longo prazo. Por isso existe um modo de receber moedas sem gastar nada. Isso é o bônus de defensor que pode ser adquirido na loja a cada 21h se você possuir algum pokemon defendendo um ginásio. Assim, sua progressão será ainda mais fácil!

Melhores Pokemons

Segue uma lista dos melhores pokemons em cada situação, para que você possa guardar seus recursos para o pokemon certo!

Espero que tenham gostado, se sim, curtam e compartilhem!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Matheus Ferreirinha’s story.