O lançamento catastrófico de Pokemon Go

Na última quarta-feira o mundo inteiro parou. Tudo isso pela estreia do tão esperado Pokemon Go, começando pela Europa, Austrália e Estados Unidos. Após 20 anos do primeiro jogo da saga, a Nintendo finalmente sucumbiu ao sucesso dos smartphones. Não é nenhuma novidade que a empresa sempre foi muito conservadora em relação aos seus consoles. Mantendo os jogos mais famosos da história, como Super Mario e Legend of Zelda, exclusivos, a Nintendo se manteve entre os principais produtores de videogames mesmo sem abordar os celulares ou os computadores.

De fato, mesmo sem esses sacrifícios em sua tradição, a empresa de mais de 100 anos ainda se manteve no topo da indústria de jogos por muito tempo. Entretanto, com o sucesso inegável da Sony e da Microsoft com seus consoles ultrarrealistas, as vendas da Nintendo despencam a cada ano. Assim, a gigante japonesa decidiu por uma nova abordagem. Após anunciarem um modelo inovador do eterno Legend of Zelda, a empresa lançou o aplicativo Pokemon Go, trazendo a nostalgia dos antigos jogos para todos os celulares do mundo.

Quando falamos “todos os celulares do mundo” pode parecer um exagero, mas não é tão longe disso. Sem completar nem uma semana de estreia o aplicativo já foi baixado em quase todos os países. Além disso, alcançou o topo da lista de aplicativos baixados e lucrativos da App Store, isso tudo sem nenhum anúncio por parte da Apple. Mais incrivelmente, no Brasil, onde ainda não foi oficialmente lançado, um aplicativo similar também alcançou o topo dos downloads no país.

Esse fenômeno foi a principal causa dos inúmeros problemas enfrentados pelos jogadores em relação ao acesso aos servidores. Como anunciado pela Niantic, a produtora e distribuidora do jogo, a intenção inicial era que o lançamento nesses países fosse uma espécie de teste para o funcionamento do aplicativo. Infelizmente, eles não esperavam que a procura não oficial alcançasse tamanha proporção. Assim, em menos de 24 horas todos os servidores estavam fora do ar. Hoje completamos 5 dias do lançamento e apenas alguns jogadores têm conseguido entrar por alguns momentos.

Mesmo com esse início catastrófico, uma coisa é certa: Pokemon Go é um sucesso. Ainda esperamos muitas mudanças e melhorias pro jogo, mas não duvidamos que elas virão. De um jeito ou de outro, tudo que quem não jogou pode fazer no momento é esperar, mas podemos garantir que vale a pena. Assim que os servidores estiverem normais traremos notícias e um guia especial para todos, até a próxima!