Os 10 Melhores Jogos de 2017

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
6 min readFeb 2, 2018

Um ano repleto de inovação e redenção, 2017 foi o ano perfeito para o amante de videogames independente do seu estilo! Confira nossa lista dos jogos que mais se destacaram:

10. Fortnite

Descrito como o encontro entre “Minecraft” e “Left 4 Dead”, o jogo da Epic Games é uma mistura perfeita entre dois mundos completamente diferentes. Trazendo um jogo sandbox survival cooperativo único, os jogadores são confrontados com monstros cada vez mais desafiadores após construírem sua base com os recursos encontrados pelo mundo. Após anunciar um modo de batalha que comporta até 100 jogadores, o título foi duramente criticado pelos criadores de “PlayerUnknown’s Battlegrounds”. Apesar disso, o título se destaca em sua originalidade com seu elemento sandbox aliado ao fato de grande parte de seu conteúdo ser gratuito, fazendo de “Fortnite” um grande competidor entre os jogos de FPS.

9. Resident Evil 7

Depois do controverso título anterior que dividiu as opiniões dos seus fãs, a franquia de terror mais premiado da história enfrentou grande ceticismo em relação ao seu futuro. Apostando no modelo de primeira pessoa, “Resident Evil 7” foi rapidamente comparado aos seus competidores. Entretanto, esse aspecto foi essencial para o seu êxito. Isso ocorreu pelo interesse da Capcom em investir em uma experiência de horror ainda mais perturbadora com sua versão em realidade virtual. Angariando todos os prêmios relativos a categoria, o título mereceu seu lugar em nossa lista dos melhores de 2017.

8. Uncharted 4: The Lost Legacy

Se em 2016 “Uncharted 4” dominou as vendas entre os títulos para o PS4, no último ano seu sucesso se propagou por meio do pacote de expansão único “The Lost Legacy”. Sendo o primeiro a não figurar o protagonista Nathan Drake, o jogo trouxe em destaque o protagonismo feminino, algo que não agradou alguns fãs mais conservadores. Independente disso, o acerto foi inegável, trazendo ainda mais vendas para o jogo original.

7. Mario + Rabbids: Kingdom Battle

Quem diria que uma mistura entre nosso querido encanador e os peculiares rabbids saídos da franquia “Rayman” faria tanto sucesso? Aparentemente a Ubisoft e a Nintendo sabiam o que estavam fazendo. Com um RPG táctico em turnos extremamente parecido com “XCOM”, o título recebeu certas críticas dos fãs da série mas ganhou elogios do próprio criador que afirmou ter se surpreendido com a inovação no estilo que o mesmo pensava dominar. De fato, “Mario + Rabbids” é um sopro de inspiração para os amantes do gênero com um toque mais leve que só nossos adorados personagens da Nintendo poderiam trazer.

6. PlayerUnknown’s Battlegrounds

Como mencionado pouco acima, não faltaram competidores ao estilo battle royale que dominou o ano de 2017. Todavia, “PUBG” foi de longe o mais bem sucedido, vendendo cerca de 30 milhões em menos de nove meses sem sequer ter lançado no PS4. Com diversas ferramentas para streaming, seus criadores apostaram na fórmula de um novo eSport com grande destaque na Twitch, a maior plataforma de transmissão online. Levando diversos prêmios de “Melhor Jogo Multiplayer”, “PUBG” já é um dos jogos onlines mais jogados da história.

5. Cuphead

De fato, os jogos com visual retrô tem atraído cada vez um público maior, mas nenhum deles trouxe um estilo tão único quanto o de “Cuphead”. Um design que remete imediatamente ao início dos desenhos como o famoso Mickey Mouse em “Steamboat Willie”, revivendo as lembranças de todos os que presenciaram a criação da arte animada. Apesar de seu tema aparentemente infantil, “Cuphead” é um jogo diabólico dedicado aos amantes de desafios. Mesmo sendo a fonte de incontáveis horas de frustrações para os que tentam ultrapassar seus obstáculos, o título levou para casa quase todos os prêmios que concorreu desde Direção Artística a Melhor Jogo Plataforma. Um clássico instantâneo!

4. Horizon Zero Dawn

Nos últimos anos, os jogos de pós-apocalípticos em mundo aberto tem ganhado mais e mais fãs. Combinando os elementos de combate do gênero com excelência a uma narrativa e protagonista cativante, “Horizon Zero Dawn” é um ponto fora da curva entre seus competidores. Prendendo o jogador no mistério sobre esse universo fantástico, o título foi amplamente premiado por sua história. Infelizmente, um exclusivo da Sony que é uma parada certa para os amantes de videogames.

3. Super Mario Odyssey

Depois de mais de uma década fora da disputa entre os grandes consoles, a Nintendo voltou com tudo em 2017. Mesmo com um título bem recebido pelos fãs no Wii U, a franquia do nosso encanador italiano estava fora da mídia desde o aclamado “Super Mario Galaxy”. Sendo o título mais vendido do novo Nintendo Switch com quase 10 milhões de vendas, “Super Mario Odyssey” obteve essa conquista pela sua revolução nos jogos da série. Misturando mecânicas novas, um mundo aberto, um modelo de conquistas e diversos tributos nostálgicos, o título é uma homenagem aos 36 anos do personagem. Um sucesso absoluto mesmo para os gamers mais céticos!

2. Hollow Knight

Talvez um dos menos conhecidos da lista pela maioria, “Hollow Knight” é aclamado entre os amantes de jogos indies. Com um visual sombrio porém cativante, o título traduz toda sua jogabilidade através de seu design. Digno de um jogo da série “Dark Souls”, o jogo traz toda a complexidade e dificuldade de batalha que os jogadores mais masoquistas desejam. Aliada a sua narrativa encantadora, o jogo traz uma variedade de inimigos e chefões formidável. Se você gosta de um desafio e de um jogo que vai te prender por dezenas de horas, “Hollow Knight” é o jogo perfeito para você!

1. Zelda: Breath of the Wild

Não há dúvidas de que 2017 foi o ano de redenção da Nintendo, mas até o lançamento do Switch as opiniões eram mais do que controversas. Certamente, ninguém apostaria que a gigante japonesa seria a detentora do Melhor Jogo do Ano em quase todas as disputas possível. Se os outros jogos da empresa inovaram em sua apresentação, “Breath of the Wild” é a definição de revolução na franquia de jogos de Zelda. Mapa aberto. Sistema de alimentos. Armas perecíveis. Ausência de dungeons. Confrontos inesperados. Paraquedas e até uma moto sagrada. Desde sua premissa, um novo Zelda. Combinando todos esses elementos de RPG recentes para o título que iniciou o gênero, é com toda certeza o melhor jogo da série desde “Ocarina of Time”. Se não bastassem qualidade, “Breath of the Wild” é mais do que motivo suficiente para largarmos o ceticismo e mergulharmos novamente nos consoles da eterna Nintendo.

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.