Quatro Motivos Para Assistir Zootopia:

A mais nova animação da Walt Disney conta a história de Judy Hoops, uma coelhinha que decide se mudar para Zootopia, a cidade onde os animais podem ser o que quiserem, para se tornar uma policial. Nas suas aventuras ela acaba conhecendo a raposa Nick Wilde e juntos eles tentarão resolver o mistério do sumiço de outros animais. A premissa é bastante simples, mas o filme tem uma mensagem direta e bastante eficiente. Além disso, ter John Lasseter na produção do longa, o fez ter muita a cara da Pixar (sendo eu muito fã da produtora, é um mega elogio). Vamos aos quatro principais motivos para assistir o filme:

1 - Roteiro e Personagens

A disney sempre foi muita boa em criar personagens marcantes e dessa vez não foi diferente, Judy é uma personagem muito cativante e com poucos minutos de tela te conquista, com Nick não é diferente. O roteiro é muito bem amarradinho e completo, praticamente todas as cenas evoluem a história de alguma forma. A trama é interessante e parece sempre estar nos enganando, criando um clima de mistério muito legal. Além de tudo isso, o filme é bem engraçado e não se utiliza de artifícios bobos para isso, as piadas são inteligentes e muito bem encaixadas na história.

2 - Criatividade:

Aqui é onde o estilo Pixar ficou mais evidente. O universo criado é muito criativo e rico, tudo é muito colorido e você percebe o carinho por cada frame. Ao contrário da maioria dos filmes que humanizam animais, Zootopia exalta as suas diferenças, cada espécie até mesmo se movimenta de forma característica. Assim como Divertidamente, fica um gostinho de quero mais, o que me leva a crer que a Disney ainda explorará esse fantástico universo criado. Saindo um pouco dessa temática, mas nem tanto, foi um dos filmes que melhor explorou as tecnologias atuais, como Smartphones e Apps.

3 - Referências:

Esse é provavelmente o filme da Disney com mais Easter Eggs que já assisti. Zootopia é quase uma homenagem da Disney a sua própria história, Frozen, Dumbo, Robin Hood e muitos outros estão presentes. Ele não se limita a referenciar, também utiliza o artifício mais sutil de homenagear cenas específicas, como, por exemplo, a cena inicial do casamento de O Poderoso Chefão está presente no longa. Shakira também marca presença no filme como a famosa cantora Gazelle e arrisco dizer que sua canção original já galgou seu lugar no Oscar. O maior mérito de Zootopia é fazer tudo isso sem ser forçado e de forma que contribua para a história. Segue uma sequência de exemplos:

Robin Hood x Zootopia: qualquer semelhança não é coincidência
À direita: uma cabra no laboratório cujos assistentes se chamam Jesse e Walter; À esquerda: O mafioso Mr. Big;

4 - A temática:

A cereja do bolo, até então o filme é bom, mas é aqui que se torna excelente. Um de seus maiores méritos é conseguir dialogar de forma coerente tanto com o público infantil como com o público adulto. As crianças assistem um filme de superação e que ensina a não desistir dos seus sonhos. Os adultos assistem um filme que fala sobre racismo, minorias e preconceitos em geral. Embora Zootopia pareça um lugar ideal, seu nome não deixa enganar, existe algo de utópico na sua concepção, o slogan “qualquer animal pode ser o que quiser” (me lembra um certo país que prega igualdade de oportunidades) é muito bonito, mas na prática as coisas não são tão simples. Existe também uma camada mais sútil que fala sobre abuso do vitimismo e até manipulação da mídia para interesses pessoais. Eu nunca tinha visto um filme tratar de um assunto tão sério de forma tão suave e direta e ele termina com chave de ouro com um discurso de Judy que é um tapa na nossa cara.