Retrospectiva 2016 — Os 10 Melhores Filmes

Água de Salsicha
Água de Salsicha
Published in
6 min readJan 1, 2017

O último capítulo da nossa retrospectiva não poderia ser diferente. Já falamos de televisão, música e vídeo-games. Só faltou falar daquilo que é tema de mais da metade dos nossos posts. Confira agora a nossa lista dos 10 melhores filmes do ano de 2016.

10. The Lobster

O filme foi lançado sem muito alarde e ainda hoje não está na vista do grande público, mesmo tendo abocanhado alguns prêmios e sendo um possível candidato para estar no tapete vermelho. The Lobster é uma produção internacional, dirigida pelo grego Yorgos Lantinhmos e conta a história de um futuro distópico no qual todo mundo deve estar casado com alguém. Aquele universo é revelado bem aos poucos, o que faz com que o espectador fique vidrado para entender ainda mais sobre aquela maluquice toda. Sim, o filme é muito maluco. Com um humor negro afiado, o diretor expõe discussões sobre relacionamentos e extremismo, tornando The Lobster um filme muito importante para o ano de 2016.

9. O Regresso

Depois de ganhar 3 importantes Oscars com Birdman, o diretor do momento, Alejandro Iñarritu escolheu não descansar. Muito pelo contrário. Resolveu fazer um dos filmes mais desafiadores da história do cinema. “O Regresso” é um filme sobre a relação hostil entre homem e natureza e para capturar essa relação da forma mais autêntica a equipe sofreu um bocado. Iñarritu levou novamente o Oscar de Melhor Diretor e Leonardo diCaprio finalmente levou para casa a sua estatueta. Saldo bem positivo, não?

8. Straight Outta Compton

Um dos filmes que causou maior revolta pela esnobada do Oscar esse ano, Straight Outta Comptom mostra a origem do grupo de rap N.W.A., formado por Ice Cube e Dr. Dre, em um dos subúrbios mais perigosos do Estados Unidos. Não só a caracterização dos personagens é perfeita, como o filme fala muito sobre a luta contra o racismo impregnado no Departamento de Polícia de Los Angeles na década de 80. Teve pouca visibilidade no Brasil, mas foi um dos melhores filmes de 2016.

7. A Grande Aposta

Os filmes de Adam McKay são geralmente comédias pastelonas, raramente se aprofundando em temas mais sérios. A Grande Aposta não perdeu as características típicas de filmes de comédia, mas ao contrário dos filmes habituais de McKay, tratou de um assunto bem sério. Com um grande elenco e diversas indicações ao Oscar, A Grande Aposta agradou o público por tratar um filme extremamente técnico de forma bem didática e bem-humorada. Todos podem aprender um pouco de bolsa de valores após ver esse filme.

6. Zootopia

Há bastante tempo as animações deixaram de ser filmes exclusivamente infantis e passaram a englobar tanto os pequenos quanto os mais velhos. Ainda assim, Zootopia parece ter desbravado um pouco mais esse caminho. O filme é dirigido por John Lasseter, uma das grandes mentes por trás da Pixar, porém com a equipe da Disney Animation. O filme é um sinal claro de que a Disney está se tornando Pixar muito mais do que o contrário. Personagens cativantes, um universo enorme (que merece ser mais explorado) e discussões bastante sérias sobre preconceito são os maiores motivos pelos quais Zootopia é uma das melhores animações do ano, vindo forte para pegar a estatueta.

5. Rogue One

Em tempos que a força despertou e a febre Star Wars voltou com tudo, Rogue One foi aguardado com pouca expectativa e até com uma certa desconfiança. E que bom que foi assim. O filme nos pegou de surpresa e provou que não é um spin-off apenas para arrecadar bilheteria, mas que é uma história que vale ser contada e tem seu espaço no universo mitológico de Star Wars. Para mais, leiam a nossa resenha que sairá dentro de alguns dias.

4. Animais Noturnos

Grande filme de suspense. Com um enredo criativo e diferente, Hollywood deu mais uma chance ao diretor-revelação do ano Tom Ford, que tem formação original como figurinista. Ele não decepciona em Animais Noturnos. Contando com atuações precisas de Jake Gyllenhaal (como sempre bem) e Amy Adams e com uma absolutamente espetacular de Aaron Taylor Jonhson, o filme prende e não te deixa respirar do início ao fim. 2 horas que parecem mais 2 minutos. Uma trilha orquestrada que contribui muito pro suspense, uma meta-linguagem agressiva e que fez sentido e um final aberto, mas nem tão aberto assim conferem a esse filme uma posição de destaque na nossa lista.

3. O Quarto de Jack

O filme independente mais querido de 2016 trouxe a curiosa história de um garoto que nasceu e foi criado dentro de um quarto, sem ter qualquer contato com o mundo exterior. A história de Jack conhecendo o mundo cativou plateias por todo o planeta, além de dar o Oscar de Melhor Atriz para a revelação Brie Larson.

2. A Chegada

Quem conhece o trabalho do diretor Dennis Villeneuve já esperava esse filme ansiosamente. Um dos melhores diretores desta geração e um verdadeiro mestre no suspense, Villeneuve conseguiu mais uma vez fazer um filme que mantém uma atmosfera misteriosa durante toda a sua duração. Uma ficção científica adulta que aborda com maturidade uma das mais importantes questões dos dias atuais: a comunicação. Além da história, o filme é tecnicamente impecável, com uma excelente trilha sonora e fotografia.

1. Aquarius

Um filme que surpreendeu a todos. Atuação assombrosa de uma Sônia Braga consciente e empoderada. Atuação que conseguiu por vezes lembrar a leveza de uma brisa do litoral de Recife para se transformar em alta carga dramática por meio de cenas memoráveis que questionam comportamentos corriqueiros em nossa artificial sociedade atual. Uma história muito bem contada, com uma direção brilhante de Kleber Mendonça Filho que usou e abusou de uma narrativa gráfica lindíssima. Filme de fotografia marcante, de trilha sonora extremamente integrada e inspiradora. Um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos, com toda a certeza. Pouco admira a indignação geral da crítica ao saber que o filme não concorreria a uma indicação ao Oscar por motivos, em sua maioria, políticos. Original e inesquecível, Aquarius deixou sua marca e por isso leva a honra de encabeçar nossa lista.

--

--