Retrospectiva Game of Thrones

Vítor Benigno
Água de Salsicha
Published in
7 min readJul 15, 2017

A estreia da sétima temporada está chegando e você achou que o Água de Salsicha ia te deixar perdido, sem aquela tradicional recapitulação para você poder aproveitar ao máximo o que está por vir. A nova temporada terá apenas 7 episódios, portanto cada minuto deverá ser ainda mais aproveitado pelos fãs. A sexta temporada foi repleta de eventos impactantes (principalmente a reta final), improvável que você tenha esquecido. Mas, vamos lá e vamos por partes:

Porto Real

A batalha da Coroa x Fé que vinha sendo travada desde a quinta temporada, tem uma virada imprevisível no último instante.Palco principal do último episódio da sexta temporada. Porto Real sediou o grande protagonismo de Cersei Lannister desde a primeira temporada. Da personagem completamente humilhada no final da quinta temporada, passando pela morte de sua filha no começo da sexta e ,até mesmo, o suicídio de seu único filho ainda vivo, até a sua auto-coroação. Os famosos passarinhos de Varys foram enfim revelados, de forma até assustadores, porém, desta vez, controlados por Qyburn assassinando Meistre Pycelle. A frase mais impactante da temporada, não veio à toa, “I choose violence” (Eu escolho violência), dita por Cersei perante membros da Fé dos Sete, não poderia representar melhor o que estaria por vir. Em um episódio, ela conseguiu liquidar todos os seus inimigos com o planejamento meticuloso da explosão do Septo de Baelor (Família Tyrell e o Alto Pardal) com fogo vivo, se vingar das septãs que a torturaram e proclamar-se rainha dos Sete Reinos, nomeando Qyburn como Mão da Rainha. A pergunta que fica é: Rainha de quem?

Norte

A maior preocupação de todos os fãs ao final da quinta temporada era a morte de Jon Snow. Após muito ansiedade, ele está bem, devidamente ressuscitado e vingado. A Batalha dos Bastardos foi o ápice deste núcleo, muito bem coreografada, o começo do combate gerou a grande perda para a família Stark com o assassinato de Rickon Stark. Com a ajuda dos cavaleiros do Vale, Mindinho salva o exército de Jon, que estava prestes a sucumbir perante os Bolton. Ao final, a vingança de Sansa Stark é finalmente alcançada com a morte do doentio Ramsay Bolton pelos próprios cachorros e o estandarte dos Stark é, enfim, hasteado novamente em Winterfell.

Parágrafo especial para o discurso ESPETACULAR de Lyanna Mormont. Jon Snow é proclamado Rei do Norte (King of the North) e melhor ele abrir o olho para não ter um fim similar ao último que ostentou tal posto. Mindinho deixou claro para Sansa no final da sexta temporada suas intenções de sentar no Trono de Ferro ao seu lado e alguns fãs levantaram a possibilidade de Sansa Stark trair Jon.

Além da Muralha

Outro núcleo com diversas surpresas. A explicação do nome “Hodor” surpreendeu a todos ao mexer com linhas temporais de forma extremamente perigosa, abrindo precedentes arriscados para a continuação da história. Com a ajuda do sumido Benjen Stark, Bran e Meera se livraram temporariamente dos Outros e foram deixados próximos a Muralha. Tio Benjen deu poucas explicações a Bran, mas o “nomeou” o novo Corvo de Três Olhos.

Ao longo da sexta temporada, Bran aprendeu com o Corvo de Três Olhos a retornar no tempo, talvez até alterá-lo, e descobrir grandes mistérios da História de Westeros. A principal de descoberta foi a origem de Jon Snow. A teoria mais difundida entre os fãs foi, finalmente, confirmada. Ned Stark jamais traíra a recente esposa Catelyn, apenas cumpriu a promessa feita a sua irmã, Lyanna, em seu leito de morte, cuidar de Jon. O, até então bastardo de Ned, é, na verdade, seu sobrinho, filho de Lyanna com Rhaegar Targaryen. O que enriquece cada vez mais a história, uma vez que a única informação que tínhamos sobre a relação Lyanna/Rhaegar é que o filho do Rei Louco havia sequestrado a jovem Stark, porém a história fora contada pela ótica de Robert Baratheon, com os novos fatos, descobrimos uma nova versão da mesma história.

Arya/Correrio e arredores

Ela voltou para começar a riscar nomes da sua lista. Arya Stark depois de sofrer como poucos, retornou aos Sete Reinos colocando em prática aquilo que aprendeu com o Deus das Mil Faces. Dominando a técnica da troca de rosto, se infiltra na Casa Frey e executa o autor do Casamento Vermelho e seus herdeiros.

Quem ressurgiu também foi o Cão de Caça, após quase morrer ao fim da quinta temporada, Sandor Clegane é salvo pelo Septão Ray e tenta reiniciar sua vida de forma pacata próximo a um vilarejo. Contudo, tal iniciativa não dura muito tempo, o vilarejo é atacado e dizimado e a sede por vingança no Cão retorna. Ao caçar os autores da chacina, Clegane encontra com Beric Dondarrion e Thoros de Myr, que estavam sentenciando justamente os procurados por ele. Ao final, o Cão se une a Irmandade sem Estandarte e, ao que tudo indica, rumarão ao Norte.

Enquanto isso, Peixe Negro se vê cercado em Correrio pelos Frey, sendo ameaçado de ver o sobrinho Edmure ser enforcado. Jaime assume o controle do cerco e após algumas tratativas envolvendo a proposta de Sansa trazida por Brienne e Podrick. Peixe Negro resiste as todas as ofertas em nome da honra da Casa Tully, porém se vê traído pelo covarde sobrinho Edmure, que sendo o verdadeiro herdeiro da Casa, ordena a rendição, ao lhe ser prometido uma vida segura para ele e seu filho. Peixe Negro é morto durante a invasão e Podrick e Brienne seguem para o Norte.

Daenerys/Meeren

Com um início de temporada sofrido, Dany mostrou para que veio. Regado a sangue e fogo, a rainha dos dragões reconquistou todo respeito e temor dos Dothraki da forma mais Targaryen possível. Enquanto isso, em Meeren, Tyrion e Varys tentam controlar os ânimos da cidade. Os mestres das cidades vizinhas resolvem atacar Meeren, em uma atitude desesperada, o anão liberta os dragões Viserion e Rhaegar. Dany chega a cidade com navios inimigos atacando sua cidade, porém ela usa novamente o poder dos dragões para acabar com a investida. A série termina com a catártica cena dos navios Greyjoy, Tyrell, Martell e Targaryen partindo para atacar Westeros.

Ilhas de Ferro

Após a morte “acidental” de Balon Greyjoy, as Ilhas de Ferro ficam sem rei. Como de costume, ocorre a Assembleia de Homens Livres, na qual qualquer capitão pode se candidatar a rei. Yara Greyjoy, apoiada por seu irmão Theon, seria uma sucessora natural, porém fomos surpreendidos com a aparição do misterioso Euron Greyjoy, que acaba sendo coroado. Yara reúne um grupo de homens para incendiar os navios de Euron e partir para o continente de Essos. Ao chegar em Meeren, os Greyjoy firmam sua parceria com a rainha dos dragões e partem para Westeros. Mas não se enganem, Euron não está nada feliz com isso tudo.

Dorne

O núcleo problemático da temporada anterior foi praticamente deixado de lado nessa. Ellaria Sand, aliada as serpentes da areia, trama e realiza o assassinato de Doran Martell. Olenna Tyrell, a rainha dos espinhos, se posiciona oficialmente contra Cersei e propõe aliança com Dorne e com Varys. Após um salto temporal, vemos os navios Tyrell e Martell remando com Dany rumo à Westeros, essa temporada promete!

--

--