"Te Peguei!": Nós não estamos brincando!

Caio Simão
Água de Salsicha
Published in
4 min readAug 22, 2018

Baseado em fatos reais, longa conta história de um grupo de amigos que brincam de "Te Peguei" de maneiras bizarras até a mais estabelecida vida adulta

Ocinema de comédia é menos respeitado do que deveria. O gênero é subvalorizado quando esquece-se que o tal é um dos mais difíceis de agradar a quem assiste. Não por acaso o número de filmes de comédia lançados no verão americano diminuiu um pouco recentemente.

"Te Peguei!", da New Line Cinema, chega aos cinemas no Brasil amanhã(23/08/18) com o propósito de tentar vencer esse atual preconceito de gênero.

O filme é dirigido por Jeff Tomsic("Broad City" do Comedy Central) e tem elenco encabeçado por Ed Helms("Se Beber, Não Case!"), Jake Johnson("New Girl"), Annabelle Wallis("A Múmia"), Hannibal Buress("Vizinhos"), Isla Fisher("Truque de Mestre"), Rashida Jones("Parks and Recreation"), Leslie Bibb("Homem de Ferro 2"), com Jon Hamm("Baby Driver", "Mad Men") e o indicado ao Oscar Jeremy Renner("Guerra ao Terror", "Atração Perigosa", "Vingadores").

O roteiro de "Te Peguei!" foi escrito por Rob McKittrick (“A Hora do Rango”) e Mark Steilen (da série de TV “Mozart in the Jungle”), história de Mark Steilen, baseado em um artigo publicado no Wall Street Journal intitulado “It Takes Planning, Caution to Avoid Being It”, de Russell Adams. O filme é produzido por Todd Garner e Mark Steilen, com Richard Brener, Walter Hamada , Dave Newstadder e Hans Ritter como produtores executivos.

A equipe criativa inclui o diretor de fotografia Larry Blanford, o desenhista de produção David Sandefur, o editor Josh Crockett e a figurinista Denise Wingate, com trilha sonora de Germaine Franco.

Sinopse

Um grupo de amigos de longa data se reúnem todo mês de maio para brincar de pique-pega. Não importando nenhuma obrigação da vida adulta, eles param tudo para se dedicar às suas amizades e claro, a um nível insano de competição.

O que vale é a amizade

O filme passa a todo momento a ideia de que a amizade deve ser colocada sempre em primeiro lugar. Não importa o quão cheio de compromissos você está, sempre há tempo para arrumar um "espacinho" na agenda para seus amigos. Afinal, eles também são responsáveis por manter sua saúde mental no lugar. Como o próprio filme satiriza:

"O tempo é um conceito abstrato"

Onde está o humor?

"Te Peguei!" é um filme bem estruturado no roteiro. Baseia-se o tempo todo na súbita quebra de expectativa e, com um ritmo rápido, adequado às novas demandas de entretenimento, consegue fazer rir. Busca o tempo todo surpreender o espectador com reviravoltas e o faz em vários momentos.

Melhor personagem

O filme tem vários personagens legais e bem desenvolvidos apesar do pouco tempo de tela para cada um. Destaque absoluto para Sable(Hannibal Buress), o personagem que mais se encaixou com a ideia do filme de manter as amizades a qualquer custo e ao mesmo tempo, o que criou as situações mais engraçadas. Ótimo trabalho de Hannibal, que não é o serial-killer, se me permitem a péssima piada.

Sátira

Enxerga-se também o filme como uma grande sátira em relação à vida competitiva diária. As pessoas não sabem os limites morais de "dar aquela segurada" e parar de competir. Isso não é saudável. Quando a competição passa para o lado de rivalidade excessiva, já não é mais saudável. Temos lições e mais lições disso no esporte, e podemos trazer isso para nossas vidas. O filme faz piada com isso o tempo todo.

Saldo

O saldo de "Te Peguei!" é muito positivo. O longa te faz rir em vários momentos com um roteiro inteligente aliado a um ritmo rápido e transições de cena recheadas de sucessos do hip hop. A mensagem é coerente, até sensibiliza por vezes, e o fator de entretenimento está alto, ou seja, o filme prende. Vamos ver se o gênero de comédia tem chance de engatar de vez de novo na bilheteria. Com o estrondoso sucesso recente de "Se Beber Não Case", a aposta é que sim, "Te Peguei!" pode ser um grande sucesso de bilheteria no Brasil, apesar do filme não assumir sequência.

Os amigos reais que inspiraram a produção de "Te Peguei!"

--

--

Caio Simão
Água de Salsicha

Crítico de Cinema e apaixonado também por diversos tipos de esportes. É vascaíno fanático e ama o Marvin, seu cachorro. Nas horas vagas, é Engenheiro Químico.