TOP 5 Vilões do Universo Cinematográfico da Marvel

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
5 min readMay 6, 2018

Desde corporativos ambiciosos a tiranos capazes de destruir metade do universo, a Marvel acumulou uma grande variedade de vilões ao longo dos 10 anos de Universo Cinematográfico. Mesmo não sendo reconhecida por seus antagonistas como a rival DC, a Casa das Ideias foi capaz de adaptar com brilhantismo a maioria de seus personagens. Entre humanos, alienígenas, fracos, divinos, loucos e carismáticos, existem aqueles que se destacam seja pelo medo que causam ou pela veracidade em suas motivações.

5. Ultron

Apesar de não ser amado pelos fãs por seu tom levemente infantil, é nítida a inspiração para seus impulsos. Não há dúvida que a humanidade é nociva para a natureza e para si mesma, portanto, a noção de que a erradicação dos humanos é a única solução para defender a Terra é apenas lógica. Além disso, por ser uma criação de Tony Stark e Bruce Banner, Ultron é a prova “viva” de que mesmos nossos heróis são capazes de errar quando cegados por seu ego e ambição. Por esses motivos, o maquiavélico androide mereceu seu lugar em nossa lista.

4. Abutre

Possivelmente um dos vilões menos reconhecidos da Marvel nos cinemas. Saindo do hall de inimigos animais dignos de chacota do Homem-Aranha, sua adaptação para as telonas poderia ter sido um desastre. Felizmente, ao invés de um louco vestido de pássaro com super poderes, fomos apresentados a um dos mais engenhosos e reais rivais de nossos heróis no cinema. Isso porque ele é a personificação do trabalhador injustiçado pelo sistema que mesmo sendo um exemplo em seu emprego nunca tem descanso ou recompensa. Por esse motivo que o Abutre, interpretado magnificamente por Michael Keaton, é o vilão que somos capazes mais facilmente de compreender. Sua motivação é tão real que com a quantidade certa de tecnologia não há dúvida que o mesmo existiria entre nós…

3. Loki

O favorito dos fãs! Não há quem discorde que Loki seja o vilão mais carismático de todos adaptados até o momento. Com a belíssima atuação de Tom Hiddleston, somos capazes até de torcer para que seus planos traiçoeiros funcionem. Tendo sido capaz de exilar Odin e igualar os poderes dos Vingadores originais, seu potencial de destruição é um dos maiores vistos ao longo do Universo Cinematográfico. Entretanto, sua jornada de redenção que culminou em seu confronto com Thanos mostra que o Rei da Trapaça é um personagem complexo como todos nós. Mesmo que suas capacidades beirem o inimaginável, conseguimos nos ver representados em suas atitudes.

2. Thanos

Sendo o resultado da construção do Universo Cinematográfico nesses 10 anos, o Titã Louco foi definitivamente o vilão mais aguardado entre todas as adaptações de quadrinhos. Para a alegria dos fãs, a Marvel não decepcionou ao trazer o tirano para o cinema. Apesar de ser o inimigo mais poderoso que os Vingadores enfrentaram, o cuidadoso trabalho dos Irmãos Russo foi capaz de humanizar esse personagem megalomaníaco de tal forma que quase concordamos com seu objetivo genocida. Não é inovadora sua solução para os problemas do universo, porém diferente de “Inferno” de Dan Brown, sua imparcialidade e serenidade fazem sua loucura parecer ainda mais crível. Para muitos o melhor dos adversários já enfrentados, porém sua solução simples e equivocada fazem sua genialidade ser questionada. De qualquer modo, um honrado segundo lugar em nossa lista.

1. Killmonger

Ao contrário de Thanos, podemos afirmar que Killmonger foi um dos vilões menos antecipados da Marvel. Saído dos pouco conhecidos quadrinhos do Pantera Negra, não havia muito o que ser esperado desse antagonista. Mesmo assim, o inimigo de T’Challa é grande parte do sucesso avassalador do filme do herói. Em tempos de representatividade, o conflito entre os protagonistas do longa é a síntese das diferenças entre Malcom X e Martin Luther King. De um lado, a passividade e otimismo de um negro que vive nos confortos do reino mais desenvolvido do mundo. Do outro, a raiva e inconformismo de alguém que cresceu vendo seu povo ser massacrado pelo sistema capitalista colonizador. O dilema moral sem resposta é o combustível para tornar Killmonger o vilão mais tridimensional do Universo Cinematográfico da Marvel. Sua morte digna de um mártir abre os olhos de todos para toda a injustiça racial nos dias de hoje, resquícios de nosso passado escravocrata. O maior vilão é também um herói em seu próprio modo.

“Então me enterre no oceano com meus ancestrais, que pularam de navios pois sabiam que a morte era melhor do que a escravidão”

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.