Top 50 Séries para Assistir na Quarentena (20–11)

Água de Salsicha
Água de Salsicha
Published in
6 min readMay 24, 2020

Estamos chegando na reta final do nosso ranking… Ficou curioso para saber as séries que separamos? Confere abaixo!

20. Black Mirror

(Disponível em Netflix)
Apesar de ser muitas vezes comparada com a célebre série Além da Imaginação, Black Mirror ultrapassa o simples rótulo de ficção distópica ao conseguir conciliar as intrigantes e inesperadas situações com uma nuance de realidade e cotidiano perturbadora. Mesmo que nem todos os episódios sejam consistentes em questão da aprovação dos fãs, sempre conseguem trazer aquela sensação desconfortante que nos faz questionar a nossa realidade atual. Tendo virado inclusive uma expressão popular, é fato que a série britânica criada por Charlie Brooker marcou a história da televisão para sempre.

19. Sex Education

(Disponível em Netflix)
Inovadora e extremamente honesta, essa série conseguiu falar para a família toda de um tema que ainda é tabu para a nossa sociedade. S-E-X-O. Nada prova mais o quanto essa série era necessária que a sua audiência, a segunda temporada de Sex Education teve a maior audiência da Netflix e a série foi a quinta mais vista pelas famílias brasileiras no último ano. De maneira bem-humorada e educativa, o roteiro nos leva a refletir sobre temas sensíveis, especialmente para o público jovem que ainda está descobrindo seu lugar no mundo. A série é tão natural, com seus momentos de evolução e pausa, que em alguns momentos nos sentimos de volta à escola — o que não é tão ruim.

18. Atlanta

(Disponível em Amazon Prime Video)
Atlanta é uma série que pode te tocar tão profundamente quanto te fazer rir das situações mais absurdas. A concepção de Donald Glover é de um espectro dramático extenso e ele consegue criar um ambiente hostil e irônico ao mesmo tempo. Além disso, o teor de crítica racial e social está presente pelo roteiro de maneira incessante. Subversiva e inovadora, essa série surpreendeu e continua o fazendo até hoje.

17. True Detective

(Disponível em HBO GO)
A primeira temporada apostou em modelo que se tornaria clássico nas séries da HBO, contratando nomes de peso para o elenco e usando recursos cinematográficos para contar a história de uma investigação policial em apenas uma temporada. Apesar das temporadas subsequentes não serem do mesmo nível, a primeira e a terceira temporada compartilham uma qualidade que a tornam uma série que deve ser assistida. Além das grandes atuações, as duas temporadas oferecem um suspense aterrorizante. Expõem um lado das cidades do interior dos Estados Unidos perigoso e sombrio, que aterroriza até seus próprios personagens que tiveram que enfrentá-lo para fazerem seus trabalhos.

16. Friends

(Disponível em Netflix)
Uma das séries mais influentes de nossa geração não poderia estar em colocação mais baixa que esta. A sitcom que nos mostrou o amadurecimento ao entrarem na vida adulta de seis jovens amigos na cidade de Nova York fez um sucesso estrondoso, assistida fervorosamente ao longo de suas 10 ótimas temporadas por milhões de pessoas ao redor do mundo. O roteiro afiado que não se vale de truques cômicos fáceis, mantendo um nível consistente de humor em cada episódio foi importante para a consagração da série, mas seu verdadeiro trunfo está no elenco e em seus personagens. A química entre os atores que interpretavam personagens construídos sob medida fez com que nos sentíssemos parte daquela amizade, tornando, até hoje, uma daquelas séries difíceis de se desapegar.

15. Watchmen

(Disponível em HBO GO)
Tendo ganhado uma adaptação para o cinema que dividiu opiniões por seu foco na estética em detrimento da construção dos personagens, Watchmen hibernou em Hollywood pelo medo de macular ainda mais a obra do gênio Alan Moore. Agora, produzida pela HBO, a série consegue dar seguimento a história dos quadrinhos sem perder nenhuma das qualidades que a fizeram uma das mais importantes HQ’s de todos os tempos. Mesmo sem o apoio do seu polêmico criador, a produção foi capaz de superar as expectativas dos fãs ao trazer novos personagens e narrativas que enaltecem o que já havia sido escrito.

14. Twin Peaks

(Disponível em Netflix)
Uma das séries mais assistidas da década de 90, Twin Peaks conta a história da investigação policial do FBI para desvendar o assassinato de Laura Palmer, uma jovem moradora da pacata cidade de Twin Peaks, ao mesmo tempo que também nos revela a vida privada de seus moradores. O que torna a série especial é a direção e o roteiro de David Lynch, sendo reconhecida como um dos melhores trabalhos do diretor. Twin Peaks explodiu o formato tradicional de programas de televisão da época, entregando uma série que confundia gêneros como surrealismo, drama, policial, humor e suspense, com uma variedade de personagens peculiares, embaladas pela trilha memorável de Angelo Badalamenti.

13. Grace and Frankie

(Disponível em Netflix)
Grace and Frankie é, sem dúvida, a série mais inovadora dos últimos anos. Centrada na vida das duas protagonistas e em suas reações após descobrirem que seus maridos são homossexuais e decidiram se casar, a história nos leva a conhecer de forma excêntrica e divertida a vida na terceira idade. Pessoas de 70 anos choram, brigam, comem besteira, bebem às 10 da manhã, fumam maconha, se apaixonam, namoram duas pessoas ao mesmo tempo, se masturbam e até fazem amizades. Muito do encanto da série se deve ao entrosamento de Jane Fonda e Lily Tomlin, que construíram na tela uma amizade de dar inveja em muito jovem por aí. Já anunciada, sua sétima e última temporada a consagrará como a série mais longa da Netflix, provando que longevidade é com elas mesmo.

12. Death Note

(Disponível em Netflix)
A animação japonesa que conta a história do brilhante estudante Light, um jovem que ganha o poder de matar quem quiser apenas escrevendo seu nome em um caderno. Death Note é uma intrincada trama de busca e fuga na qual a polícia e criminoso possuem inteligência acima do comum, sempre criando um plano mirabolante para deixar o outro pra trás.

11. House of Cards

(Disponível em Netflix)
A trama política que escancara as mazelas de nossos governantes teve um auge inesquecível em suas primeiras temporadas. Com um roteiro inteligente e intrigante, a série envolve, engana e resolve suas tramas com muita propriedade. Com a justa demissão de seu protagonista, a série inevitavelmente caiu muito de qualidade em suas últimas temporadas e se perdeu um pouco, mas o saldo geral foi uma produção que arrepiou, marcou o público com sua honestidade e quebra de quarta parede.

--

--