TOP 6 Game of Thrones: As Melhores Comidas

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
6 min readApr 20, 2016

Dessa vez, trazemos uma lista de algo que chama tanta atenção quanto a violência da série e não estamos falando de sexo. Aqui vamos falar das tão apreciadas extravagâncias gastronômicas de Game of Thrones. Como sabemos, nosso querido George R. R. Martin tem o hábito de descrever suas cenas minuciosamente, inclusive as estranhas comidas de todos os Sete Reinos. Isso foi inclusive tema para alguns livros sobre o universo como “A Feast of Ice and Fire” e “The Unofficial Game of Thrones Cookbook”. Além disso, você pode tentar reproduzi-las com as receitas do site Inn At The Crossroads, nomeado em homenagem à conhecida taverna no meio da Estrada do Rei. Aqui vamos pegar alguns pratos icônicos que mostram muito mais do que pensamos sobre cada personagem, mas prepare-se, porque nem todos serão muito palatáveis…

6. Bolo de Limão

Provavelmente uma das primeiras a aparecer, os bolinhos de limão são a sobremesa favorita da Sansa e do próprio George R. R. Martin. Começamos com algo doce e palatável para vermos que nem tudo nesse universo está fora de nossa realidade. Assim como nossa querida Stark, essa sobremesa representa a leveza, simplicidade e elegância dignas de uma rainha. Porém, tudo não passa de um reflexo dos sonhos de uma eterna princesa ingênua, pois a vida real nunca é tão doce assim.

5. Frango com Mel

“Mais uma vez você está com fome?” ele perguntou. Havia ainda meio frango com mel na bandeja. Jon ia arrancar uma coxa, mas ele teve uma ideia melhor. Ele cutucou a peça inteira e deixou-a cair no chão, entre as pernas. Fantasma a devorou em um silêncio selvagem.

Continuando com um gosto adocicado na boca, seguimos para o Frango com Mel saboreado por Jon e seu companheiro Fantasma. Entretanto, engana-se quem pensa que nosso querido Snow é tão doce e ingênuo quanto sua irmã de criação. Apesar de ter sido criado na nobreza do Norte, Jon sabe o que é ser um forasteiro. Assim como sua vida, o frango com mel pode parecer gostoso e doce numa primeira mordida, porém todos sabemos que nada disso dura muito na jornada de um bastardo em Westeros. Com sua ida para a muralha, Jon perde sua doçura rapidamente, virando apenas um homem, ou melhor, um corvo.

4. Torta Recheada de Pombos Vivos

Possivelmente, um dos pratos mais memoráveis de toda a série. Não se lembra? Bom, essa receita faz parte de um dos setenta e sete pratos do extravagante casamento entre Joffrey Baratheon e Margaery Tyrell, mais precisamente o auge da cerimônia do tão odiado reizinho. Sendo acompanhada por um enorme cálice de vinho, a torta demonstra a óbvia arrogância e a falsa maturidade da pequena cria de Cersei. Se Joffrey tivesse entendido que só quem sabe beber vinho mesmo é seu tio querido Tyrion, talvez ele ainda estivesse no mundo dos vivos…

3. Sopa Cremosa de Castanha

De longe o prato mais elegante da lista. Assim como sua degustadora, Cersei, a sopa não é uma comida adorada por todos em Westeros. Mesmo assim, não há como negar a realeza no gosto e aroma de castanhas dignas do Jardim de Cima. Entretanto, sem a adição dessa iguaria, a sopa perde sua identidade, tornando-se insossa e indesejada. É assim que encontramos a polêmica Rainha Regente no momento, despida de toda realeza, comendo apenas pão e água.

2. Guisado de Coelho

Não tão refinado quanto a refeição anterior, mas o guisado serve seu propósito. Talvez não seja tão icônico como as ostras e mexilhões da Arya, mas esse prato que a pequena Stark dividiu com seu companheiro de viagem, o Cão, tem grande relevância para os dois. Como disse, o guisado não pode ser considerado um prato elegante, porém, ao mesmo tempo, é um prato que precisa de tempo, paciência e maestria. Mesmo com ingredientes simples, o guisado de coelho agrada até os que já comeram nas mesas da Fortaleza Vermelha. Portanto, esse é um prato para fugitivos, especialmente aqueles que tem fome e paciência para vingança.

1. Coração Cru de Cavalo

Se você não se lembrou imediatamente dessa cena, é melhor correr para rever a série… A culinária Dothraki sempre foi algo desagradável para todos, ainda mais para a adorada Daenerys. Vivendo em um novo costume, longe de seu reino, Dany sofreu para se adaptar a gastronomia local. Por esse motivo, quando a Mãe dos Dragões usa toda sua força de vontade para devorar esse suculento aperitivo para que seu filho seja o “garanhão que monta o mundo”, ela se torna digna do seu título de Khaleesi e de herdeira do Trono de Ferro. Mas podem ficar tranquilos, ninguém aqui terá que comer algo tão nojento assim, a não ser que estejam grávidas de um guerreiro Dothraki…

Bônus: Tortas de Carne dos Manderly

Essa receita é especialmente conhecida pelos leitores dos livros de George. Provavelmente, não teremos o prazer (ou não) de saborear essas incríveis tortas de carne na série da HBO. Nos livros, dois jovens Frey foram enviados para acompanhar a família Manderly até Winterfell para a convocação dos Boltons, os novos senhores do castelo. Misteriosamente, ambos somem pelo caminho no meio da neve. No momento do banquete na antiga casa dos Stark, são servidas as famosas tortas de carne feitas pelos homens de Wyman Manderly que são apreciadas por todos os presentes. Entretanto, especula-se com certa segurança sobre o ingrediente secreto dessa apetitosa refeição, carnes especiais de dois Freys traidores do Norte…

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.