Top 6 Game of Thrones: Melhores Frases

Como anunciado antes, damos hoje início a nossa série especial de posts sobre esse fenômeno mundial, a série “Game of Thrones” da HBO, inspirada na obra literária “ As crônicas de Gelo e Fogo” do sanguinário autor George R.R Martin. Durante essa semana que se inicia, iremos abordar diversos aspectos da série, desde personagens marcantes até a culinária de Westeros. Temos o objetivo de preparar o cenário e aumentar o suspense e a expectativa para a grande estréia da sexta temporada da série no dia 24 desse mês.

Começamos o especial com um tema quase que integralmente inspirado na obra literária de Martin: as 6 melhores frases da série até aqui. Não é tarefa simples, já que a série produz muitos dizeres marcantes e selecionar apenas 6 (por motivos óbvios) invariavelmente deixará algumas ausências importantes, além de ser muito mais uma seleção subjetiva do que uma objetiva.

1. “Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo”.(S01E07)

Quem disse? Cersei Lannister

A frase de Cersei para Ned Stark ecoa por toda a série. É uma máxima implícita e inerente ao Universo criado por Martin. É sempre arriscado colocar o nome da série no roteiro, mas no caso, funcionou perfeitamente e não havia possibilidade dessa afirmação ficar de fora da lista. Indiscutível.

2. “ Você não sabe de nada, Jon Snow” (S04E09)

Quem disse? Ygritte

A icônica e recorrente frase é mais um bordão do que outra coisa e nada melhor do que ela para resumir o belíssimo romance entre Jon e Ygritte. Mas o que é que a frase significa afinal? Na minha interpretação, Ygritte quer dizer que Jon, por fazer parte de um mundo diferente do dela (Sul da Muralha), que supostamente seria mais civilizado e instruído, não faz ideia de como as coisas funcionam na realidade cruel ao Norte da Muralha. Ygritte funciona então como uma guia de Jon nesse mundo e se apaixona por sua ignorância e certa inocência. É uma frase que acabou sendo as últimas palavras da excelente personagem e emocionou muita gente, sem falar na popularidade que assumiu, digna de um bordão. Não podia ficar de fora.

3. “ Eu queria ser o monstro que vocês acham que sou” (S04E06)

Quem disse? Tyrion Lannister

Essa frase representa as muitas outras que o anão mais odiado de Westeros (e o mais amado do mundo) proferiu no enredo de seu julgamento no que dizia respeito ao assassinato de Joffrey. Foi um verdadeiro show de Peter Dinklage e uma das melhores cenas de toda a série. Retratou muito bem o espírito do livro e a atuação foi memorável. Poderia ter escolhido “Eu sou culpado por ser um anão” ou “ Eu exijo um julgamento por combate”. Consolidou Tyrion como um dos personagens mais intrigantes e interessantes da série e escancarou a verdade de como se fazia justiça em Westeros.

4. “Qualquer homem que diz “eu sou o rei” não é um rei verdadeiro” (S03E10)

Quem disse? Tywin Lannister

Um dos homens mais pragmáticos e implacáveis do reino, Tywin Lannister mandava em tudo e em todos sem necessitar de um título para isso. Só sua presença já era intimidadora o suficiente e inegavelmente, era um homem que entendia de como obter e manter o poder. A frase citada surge em um diálogo com Joffrey, no qual o jovem insolente desafia Tywin e recebe um tremendo choque de realidade. “ Você acha que a coroa te dá poder? Eu acho que quem faz isso são os exércitos”

5. “ Mantenha sempre seus inimigos confusos. Se nunca estiverem seguros de quem é ou do que quer, não podem saber o que é provável que faça em seguida.”

Quem disse? Petyr Baelish, o Mindinho.

Um dos personagens mais intrigantes e traiçoeiros da série, o mirabolante Mindinho é dono de diversas frases impactantes. Poderia ter entrado também aquela quando ele se dirige a Ned Stark → “ A pior coisa que o senhor fez até aqui, foi ter confiado em mim” e várias outras. Ele funciona como um parasita do sistema e se esgueira por entre o poder, sem nunca se colocar em evidência suficiente para ter seus planos desmascarados. Um dos melhores jogadores do jogo dos tronos que consegue ser ao mesmo tempo uma pessoa detestável e carismática. A frase escolhida resume seu plano de jogo, sua linha de ação, que normalmente causa impactos irreparáveis ao enredo da série.

6. “ O homem que passa a sentença deve balançar a espada.” (S01E01)

Ironicamente, terminamos nosso top 6 com uma frase dita logo no primeiro episódio. Ned Stark tenta passar seus valores a seu filho Bran e garantir que no futuro, ele não fuja das responsabilidades das decisões difíceis. Essa ideologia de “dar a cara pra bater” não funcionou muito bem num cenário tão instável mas seus valores eram nobres e suas intenções justas. Talvez seja por isso que sua morte tenha sido tão sentida.

7. “ Hodor” (Atemporal)

Um bônus auto-explicativo.

E aí, curtiram as escolhas? Sei que muita frase boa ficou de fora, então não hesite em comentar e nos dizer qual frase você gostaria que entrasse na lista.

Não percam a continuação de nossa série especial de posts!

#SemanaGoT

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.