Tudo o que você precisa relembrar de Narcos para a segunda temporada

Caio Simão
Água de Salsicha
Published in
6 min readSep 4, 2016

Não lembra de nada? Calma! Estamos aqui para refrescar sua memória

Narcos retornou à nuvem da Netflix renovada para uma segunda temporada. Devido ao sucesso estrondoso da primeira e da qualidade absurda da série, resolvemos fazer aqui para você algo como que uma pílula contra a amnésia em forma de post. Ao invés de você ter que gastar horas preciosas de seus dias relembrando o que você já viu, esse formato faz melhor à todos. Então vamos lá, refrescar a memória.

Você lembra a atual situação caótica que o final da primeira temporada deixou? Escobar está foragido, escapou da sua própria designada acertada prisão e abandonou sua mansão, a famigerada La Catedral. E aí é que começa uma caça franca à Pablo.

A primeira temporada da série cobriu muito a vida de Escobar. Se formos comparar com a história real, especialistas contam uns 10 ou mais anos de vida. E é aí que a história entra como um spoiler. Quando Escobar escapa, é Julho de 1992 e quando ele morre é Dezembro de 1993. Com isso, esperamos que a segunda temporada retrate a caça ao narcotraficante mais procurado de todos os tempos e sua eventual morte. De fato, Moura acabou deixando escapar que é nessa temporada que Pablo devolverá seus carbonos para a Terra. Um Spoiler dado pelos fatos históricos, esse é novo. O mistério que ronda o finale da série é, entretanto, como que essa morte se dará, já que ninguém sabe ao certo quem disparou o tiro fatal. Vamos aguardar para ver.

A fuga de La Catedral

Talvez o episódio mais importante da primeira temporada, Escobar faz de refém o braço direito do presidente colombiano, Cesar Gaviria e se vale da situação para fugir por uma rede de túneis submersos. Antes de fugir, ele indica a Eduardo Sandoval que se não fosse pelo governo, ele estaria na posição que era dele e nada de bruto estaria sendo preciso. Escobar mostra sua face mais louca e inebriada pela possibilidade de Poder e dá indicações de que tentará usurpar do Poder máximo colombiano. A guerra apenas começara.

Pena e Murphy

Os dois caçadores mais obcecados em engaiolar Pablo tentaram uma tática para impulsionar Gaviria a tentar derrubar o lorde da Colômbia, mas acabaram dando um tiro no próprio pé e foram suspensos.

Eles tinham provas de que Escobar era um baita de um canalha e mostraram isso para Gaviria. Entretanto, eles também se valeram de meios ilegais para provar isso.

Mesmo assim, eles abriram o olho de Gaviria que passou a enxergar Pablo como um grande inimigo da soberania colombiana. Assim, os dois agentes da DEA ficaram de fora da emboscada para a prisão definitiva de Escobar.

Pena sequestrou e ameaçou Murphy com chantagens para que o parceiro topasse participar na emboscada. Murphy ficou extremamente depecionado com a postura do amigo, pessoa na qual ele depositava toda sua confiança. Com um relacionamento abalado, eles foram chamados de volta para suas posições depois da fuga de Escobar.

O cartel de Medellin ainda é extremamente poderoso

Nesse ponto da história, as narrações factuais de Murphy lembram a quem assiste que Escobar é o sétimo homem mais rico do mundo e que 80% da cocaína que entra ilegalmente nos EUA é de sua providência. Mesmo com um suposto enfraquecimento em decorrência de sua prisão e algumas mortes dentro de seu cartel, ele ainda tem uma rede extremamente articulada e a série sempre mostrou que mesmo engaiolado, ele ainda controlava absolutamente tudo lá de dentro.

Judy Moncada e Kiko Moncada

O duelo entre Escobar e seu, inicialmente, escudeiro/homem de confiança não acabou nada bem quando o rei do tráfico descobre que ele está conduzindo seus negócios paralelamente e ganhando muito dinheiro de maneira escondida. Fato que Escobar os classifica como: “ladrões”. Quanta ironia! O fato é que a história não acaba nada bem e Escobar acaba matando Kiko à pauladas. Agora, o que fica é a esposa abandonada de Kiko, louca por uma vingança para cima do Cartel, já que além do business que já é motivação suficiente, agora a vingança é estritamente pessoal. Talvez Judy seja a grande oposição do Cartel na segunda temporada. A conferir.

O cartel de Cali

Historicamente, o cartel de Cali assume o poder na Colômbia com a queda de Escobar. Imaginamos que nessa segunda temporada seu foco esteja desviado, mas fiquem atentos para uma possível terceira temporada de Narcos, a se confirmar. O produtor da série já disse que a série não se chama Pablo Escobar e sim Narcos. Eles querem terminar a série quando o tráfico massivo de cocaína também tiver caído. O Cartel de Cali vem em franco crescimento de acordo com a derrocada de Escobar. Pancho, o cabeça desse cartel teve sua representividade na primeira temporada, sendo um dos rivais de business de Pablo. Vamos ver se eles serão utilizados essa temporada.

El Bloque de Búsqueda

Essa força formada por Gaviria para, exclusivamente, combater Pablo e os grandes narcotraficantes acabou se transformando num bando de justiceiros sem muitos escrúpulos que não seja punir e remediar agressivamente os malfeitores. Sob o comando do Coronel Horatio Carrillo, eles já derrubaram o amado primo de Escobar, Gustavo, arrumando um grande problema com o narco, numa morte que foi pra lá de brutal. Eles ficaram cara à cara com Escobar e puniram fortemente o traficante. Vamos ver como que esses justiceiros colombianos aparecerão nessa segunda temporada.

Tuyo

"Soy el fuego que arde en tu piel, soy el agua que mata tu sed.. El Castillo de la Torre, yo soy….."

A abertura da série é espetacular. O post foi escrito durante o display da música de Rodrigo Amarante(foto) para ambientar e transportar a Colômbia dos anos 90. É isso que a música consegue fazer com sucesso com você. É impressionante e uma das melhores aberturas de série televisiva já feitas. O interessante é ouvir Escobar cantando a música na série antes dela ter sido revelada como a música de abertura. Absolutamente espetacular, da altura da série.

Então é isso. Esperamos ter ajudado a refrescar a sua memória e termos dado a real vontade de assistir a segunda temporada desse série fantástica e necessária. Bom divertimento!

--

--

Caio Simão
Água de Salsicha

Crítico de Cinema e apaixonado também por diversos tipos de esportes. É vascaíno fanático e ama o Marvin, seu cachorro. Nas horas vagas, é Engenheiro Químico.