Tudo que você não pode perder do Emmy 2016
Hoje à noite acontece a 68ª edição do Emmy Awards em Los Angeles, que tem como missão eleger as melhores produções da televisão norte-americana. Nas categorias femininas, representantes de peso, nas categorias unissex, os homens continuam dominando as indicações. Não era de se esperar outra coisa, na grande parte das premiações mundo afora, em especial em terras norte-americanas, o lugar que resta para as mulheres brilharem é o tapete vermelho. Vamos aplaudir as resistentes e lutar por mais igualdade nas indicações da premiação nos próximos anos.
O que não podemos perder da atuação das mulheres no Emmy 2016:
A esnobada, The Americans
A série que se iniciou em 2013 e tem a Guerra Fria como cenário vem recebendo as melhores críticas possíveis nos últimos anos, inclusive a de melhor série da atualidade. Ainda assim é a sua primeira indicação a Melhor Série Dramática. Vale a pena conferir pois a série tem a atriz Keri Russell como uma das protagonistas, que também foi indicada a Melhor Atriz em Série Dramática e envolve temas complicados, como a superação de uma violência sexual. Margo Martindale ainda concorre a Melhor Atriz Convidada em Série Dramática, na torcida!
O furacão Viola Davis
Se você ainda não assiste How to Get Away With Murder, corre para assistir. A série da super badalada Shonda Rhimes tem como protagonista esse furação que se chama Viola Davis. Viola já mostrou ao que veio quando levou a estatueta para casa no ano passado. Não é por menos, a protagonista da série é uma mulher super complexa interpretada com genialidade. Grande chance de dobradinha esse ano.
Robin Wright pronta para o embate
A essa altura não tem como você não ter ouvido falar de House of Cards, a série da Netflix que carrega uma legião de fãs e que não seria o que é sem a atuação de Robin. E a TV americana tem sido balançada por ela também. A atriz disse publicamente que exigiu igualdade salarial para trabalhar na série, uma mulher de arrepiar, dentro e fora das telinhas.
Game of Thrones e as mulheres
Game of Thrones é sem dúvida a grande ganhadora do Emmy 2016, mas as mulheres da série estarão vibrando na noite de hoje. É que das seis, SEIS, indicadas ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, três são atrizes de Game of Thrones. São elas Lena Headey, Emilia Clarke e Maisie Williams. O Emmy está dominado e nós adoramos isso.
Downton Abbey de novo e pra sempre
Além da indicação de Melhor Série Dramática, Downton Abbey, a série já consagrada e figurinha repetida no Emmy tem a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante de Série Dramática para Maggie Smith, que já venceu a categoria duas vezes pela série. Pode ser que a estatueta caia no colo da veterana. Não seria injusto já que a sua personagem na série é uma matriarca cheia de temperamento interpretada por Maggie de forma magnífica.
Homeland já deu, porém…
Homeland já é série consagrada no Emmy, apesar de ter perdido um pouco o fôlego nos últimos anos, a última temporada foi uma guinada para a série e ainda está no páreo na disputa. Mas o que é de aplaudir de pé mesmo é a indicação de Lesli Linka Glatter à Melhor Direção em Série Dramática. A diva é a única mulher disputando o prêmio. Aguardando discursos bombásticos sobre representatividade.
The Good Wife ainda não acabou, benzinho
Mais um ano em que não pode faltar The Good Wife nas indicações. E não poderia ser melhor, além da indicação de Melhor Atriz Convidada em Série Dramática para Carrie Preston, a série também teve uma mulher indicada na categoria de Melhor Roteiro em Série Dramática, Michelle King. Uma história de empoderamento e uma série para feminista nenhuma colocar defeito.
Veep mais uma vez quebrando a banca
Não só é favorita para Melhor Série Cômica como não há dúvidas de que Julia Louis-Dreyfus leva o prêmio para casa mais uma vez. Nenhuma injustiça, a favorita não é favorita a toa. A atriz é a grande cara da comédia feminina na atualidade e Veep é um sucesso. Pode não ser unânime aqui nas nossas terras, mas a série tem mantido a qualidade ao longo dos anos e na TV americana tem grande audiência.
Amy Schumer para morrer de rir
Inside Amy Schumer recebeu duas indicações, a de Melhor Atriz em Série Cômica para a própria Amy Schumer e por Melhor Programa de Esquete e Variedades. Para quem não conhece, o programa é bem diversificado e tem risada para todo tipo de gente. Vale a pena conferir!
Não podemos esquecer!
Confirmation, nomeada a Melhor Filme para a TV é uma produção e tanto. Baseada na nomeação de Clarence Thomas para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos em 1991, aborda um fato que mudou drasticamente o modo de pensar das pessoas sobre questões como assédio sexual e direito das vítimas. Não bastasse um roteiro impecável, tem Kerry Washington, de Scandal, no elenco. A atriz também foi nomeada a Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para a TV.
Categorias em que apenas uma mulher foi indicada
Obrigação ficar na torcida, afinal precisamos ser persistentes na luta por representatividade. Não faltam mulheres de talento, falta investimento nos seus trabalhos. As indicadas são Jill Soloway por Melhor Direção em Série Cômica (Transparent), Sharon Horgan por Melhor Roteiro em Série Cômica (Catastrophe), Susanne Bier por Melhor Direção em Minissérie ou Filme feito para a TV (The Night Manager) e a querida Jane Lynch por Melhor ApresentadorA de Reality Show (Hollywood Game Night).
Categorias em que nenhuma mulher foi indicada
Não temos indicadas em Melhor roteiro em Minissérie ou Filme feito para a TV, Melhor Dublagem e Melhor talk show e Variedades. Triste. Muito triste. Alôu TV americana!