Um pesadelo vivido por Gerard Depardieu

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
3 min readOct 14, 2016

Não é todo dia que o cinema francês pode ser facilmente encontrado no circuito brasileiro. Durante o Festival do Rio, muitos puderam ter essa incrível experiência. Uma das muitas obras francesas é o longa O Fim, estrelado pelo famoso Gerard Depardieu. Diferentemente da maioria dos filmes pelos quais o é conhecido, essa produção tem um ar inteiramente europeu, trazendo as origens do ator.

O filme conta a história de um homem solitário que decide sair para caçar com seu cachorro em uma floresta próxima a sua casa. Entretanto, tudo parece dar errado em sua jornada. Com pouco tempo de trilha, seu fiel companheiro some de sua vista. Ao mesmo tempo, nosso protagonista parece não reconhecer o local que sempre caçou, com lagos, árvores e animais em locais onde não costumavam estar. Encontrando um jovem na floresta, uma ilusão de esperanças ainda existe, somente para ser abandonado novamente. Mesmo no fim de suas forças, o encontro com uma jovem recentemente abusada sexualmente lhe motiva para conseguir voltar para casa. Infelizmente, cada desventura misteriosa parece levá-lo ainda mais longe de descobrir uma saída e mais perto do seu fim.

Tendo sido concebido após um sonho do diretor Guillaume Nicloux, o longa claramente tem um valor mais simbólico do que concreto. Desse modo, o longa é uma experiência interessante que confunde nossa capacidade de acreditar no que nos é contado. Todos os momentos vividos por Gerard Depardieu na floresta são, na realidade, seus traumas do passado. A morte do seu cachorro. O abandono de sua mulher. A sua falta de rumo na vida.

Apesar de ser instigante, o longa não é muito amigável ao expectador. Com cenas que tem a intenção de surpreender e gerar uma reflexão, o sentido do filme fica pouco claro mesmo após seu término. De qualquer forma, a experiência de sentir cada sofrimento vivido por Gerard Depardieu faz valer cada momento. O filme ainda será exibido na segunda-feira, dia 17/10, às 21:30 no cinema Reserva Cultural Niterói. Vale a pena conferir!

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.