Um Resumão do que rolou na Game XP 2018!

Água de Salsicha
Água de Salsicha
Published in
7 min readSep 13, 2018

Na semana passada, um dos eventos mais ambiciosos do mundo ocorreu aqui no Rio de Janeiro. Criando um novo conceito chamado de game park, a Game XP tinha como objetivo trazer experiências divertidas e imersivas através da tecnologia em todos os ramos do entretenimento. Após o sucesso em seu modelo dentro do Rock in Rio 2017 e com a expertise dos organizadores da CCXP, não havia dúvidas que seria um sucesso!

“É um novo jeito de viver os games dentro e fora das telas.”

Em seus quatro dias de evento, o Parque Olímpico recebeu 95 mil amantes da cultura geek. Mesmo com o crescimento da popularidade dos filmes de super-heróis, o hábito de convenções e feiras nerds ainda é muito incipiente em todo o Brasil. Por isso, o êxito da Game XP pode ter sido um ponto fundamental para a ampliação desses eventos nos próximos anos.

Se vamos falar do que rolou na Game XP, devemos começar obviamente com os jogos! Com uma área de 100 mil metros quadrados, não faltaram atrações dedicadas a esse extenso universo. Desde os clássicos do fliperama até as novidades da realidade virtual, pudemos ver todos os gostos e idades representados.

Dedicando a área central da Gameplay Arena aos clássicos, a Game Zone atraiu grande parte do público que procurava uma lembrança nostálgica ou, até mesmo, mostrar para os mais jovens como eram os jogos há não muito tempo atrás. Além disso, a poucos metros de distância encontrava-se uma “gigante homenagem” a um dos primeiros expoentes do mundo dos games.

Com um labirinto em tamanho real, os participantes foram capazes de entrar no papel de Pac-Man e os terríveis fantasminhas desse título eternizado. Se não fosse o suficiente, o evento conseguiu elevar a ideia de entrar dentro dos jogos para um novo patamar. Além desse clássico, muitos outros jogos integraram o hall de experiências desse verdadeiro parque de diversões.

Com uma variedade desde jogos de corrida, esportes e tiros, a Experience Bay foi o maior motivo do sucesso da Game XP. Apesar das grandes filas, cada uma dessas atrações valia cada minuto de espera pela experiência única que ofereciam. Seja correr numa pista inspirada no Crash Bandicoot ou escalar um paredão como o Homem-Aranha, cada uma delas exaltava ao máximo o porque amamos cada uma dessas franquias.

Junto a esses grandes nomes da história dos jogos, algumas novas tendências também ganharam seu espaço. Como foi o caso de “Rainbow Six” e “Clash Royale”. Trazendo uma réplica do mapa Fronteira, os amantes desse FPS puderam sentir na pele a adrenalina de derrotar seus inimigos em um jogo de laser tag. Enquanto isso, a gigante do mobile trouxe uma série de provas para treinar seus cavaleiros e arqueiros para destruir a torre do rei inimiga.

Falando em novidades, não faltaram títulos para serem jogados em primeira mão no Brasil. Com o lançamento marcado para o segundo dia do evento, o novo jogo do “Spiderman” para PS4 foi o mais aguardado pelos fãs. Ao lado dele, também podemos destacar a sequência da franquia “Assassins Creed” com seus novos protagonistas. Além disso, o público também pôde experimentar uma partida local de “Call of Duty: Black Ops 4” e o novo título da franquia Lego, “DC Villains”.

Se não bastasse de novidades, a Ubisoft trouxe ao evento o novo modo Invasão do incrível jogo “For Honor” parte do DLC “Marching Fire” que chegará ao mercado no dia 16 de outubro. Ao mesmo tempo que permitiu que os interessados conferissem o novo modo, a empresa colocou famosos e profissionais para mostrarem suas habilidades no pouco explorado formato.

Contando com a maior tela de jogos do mundo na Oi Game Arena, não podiam faltar campeonatos dos maiores e-sports da atualidade. Desde “League of Legends”, “Just Dance”, “Hearthstone”, “Injustice”, “Rainbow Six”, “Clash Royale” e “Overwatch”, tivemos jogos para todos os gostos. Com direito a uma vitória da equipe brasileira de “CS: GO” nos segundos finais de evento, não faltaram momentos tensos para o público assistir.

Nesse contexto, o grande destaque foram as mulheres. Em suas categorias de “Rainbow Six” e “CS: GO” mostraram que o mundo gamer transcende o gênero e que podem competir com igualdade com qualquer outro jogador. Essa representatividade e respeito é essencial para que as mulheres que já são maioria entre os jogadores no Brasil tenham tal reconhecimento na mídia.

Além disso, tivemos o primeiro campeonato brasileiro de “Mario Kart 8” para Nintendo Switch. Ao lado de diversos influenciadores como Affonso Solano, Didi Braguinha, Natalia Kreuser e Luciano Amaral, nosso escritor Matheus Ferreirinha fulgurou entre os 8 melhores da competição e em breve nos contará a experiência de jogar nesse telão colossal.

Entretanto, apesar do nome, a Game XP não se preza apenas pela sua versatilidade em jogos, mas também em ser uma feira de tecnologia. Com ilustres convidados e grandes empresas, a Inova Arena foi palco para grandes palestras sobre o futuro do entretenimento em geral.

Um dos grandes destaques foi a presença dos carismáticos robôs da Equipe Jaguar que mostraram que não são apenas humanos que sabem jogar futebol e do Robozão que ensinou a todos a dançar “Jump On It” como Carlton de “Um Maluco no Pedaço”. Ainda, tivemos a participação de Tiago Leifert, Alessandra e Gusta em um debate sobre a influência da Internet nos relacionamentos atuais.

Fora isso, muitas empresas como a IBM trouxeram o que há de mais moderno em inteligência artificial. Com aplicações desde o mundo publicitário até a medicina, o Watson promete revolucionar nossa relação com o trabalho e com grande parte de nossas tarefas cotidianas.

Como toda grande convenção que se preze, a Game XP também trouxe os artistas mais procurados do mundo nerd. Na Art Street, o público podia conferir o trabalho dessa galera, comprar diversos itens e ainda conseguir algumas palavras dos seus ídolos.

Tendo a presença de importantes nomes do cenário dos quadrinhos como Ota, Daniel Lustosa e Guilherme de Souza, os sketchs e autógrafos desses artistas foram muito requisitados. Sem falar da fila para conseguir tirar uma casquinha do fenomenal Ivan Reis que ilustra atualmente as revistas do Homem de Aço. Isso mostra um grande crescimento do mercado de quadrinhos aqui no Brasil e, felizmente, bom reconhecimento desses astros por parte do público.

Obviamente, em um evento geek não poderia faltar diversão e amor aos nossos personagens favoritos. Em cada canto do evento podíamos encontrar dezenas de cosplayers com suas inacreditáveis fantasias, dando vida a figuras famosas dos jogos, animes e quadrinhos.

Para animar o público tivemos uma versão ao vivo do “Ultimate Trocadilho Championship” dos ilustres Irmãos Castro. Com piadas nerds, o programa lotou a plateia e arrancou risadas de todos presentes. Do mesmo modo, Totoro, Magalzão, Patriota e Thati Lopes mostraram suas habilidade em “Gang Beast” um jogo simples e hilário para jogar com os amigos.

Com a confirmação para o ano seguinte junto a um novo evento em São Paulo, a Game XP promete ser uma data marcada no calendário carioca. No momento, podemos apenas esperar para adentrar novamente nesse mundo de games. Felizmente, teremos ainda a CCXP 2018 para matar nossas saudades!

--

--