Vingadores: Guerra Infinita — O que são e onde estão as Joias/Pedras do Infinito?

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
7 min readApr 22, 2018

Muito tempo atrás, quando o universo era composto apenas por energia, existiam seis singularidades que compunham os diferentes aspectos da própria existência. Criando o universo que conhecemos, as singularidades tomaram a forma das Joias do Infinito e se dispersaram. Sendo portadoras de imenso poder, somente podem ser manipuladas por seres habilidosos.

Como foi revelado pelo Colecionador para os Guardiões da Galáxia, os primeiros a usarem esses artefatos foram os Celestiais, os enigmáticos Deuses do Espaço, para punirem planetas ou alterar a genética de diversas raças. Em determinado momento, as Joias foram perdidas e encontradas por raças como os Asgardiasnos e os Elfos Negros.

Cada Pedra possui uma cor e capacidades específicas, concedendo ao portador habilidades inimagináveis. Entretanto, quando juntas, são capazes de aniquilar metade dos seres vivos no universo com um estalar de dedos como já ocorreu nos quadrinhos. É por esse motivo que Thanos busca encontrar as seis Joias completando o poder da Manopla do Infinito.

Joia do Espaço

A primeira Pedra a aparecer no Universo Cinematográfico foi a Joia do Espaço em “Capitão América: O Primeiro Vingador”. Tomando a forma do Tesseract, foi encontrada pelo Caveira Vermelha que a utilizou para construir armas de destruição em massa. Felizmente, seus planos foram frustrados pelo Capitão que após derrotar o Caveira e cair no fundo do oceano ficou congelado por 70 anos.

Enquanto o procuravam, Howard Stark e a S.H.I.E.L.D. localizaram o cubo, deixando-o guardado até a aparição de Thor e o Destruidor. Com medo das consequências das batalhas e pela necessidade dos humanos de igualarem seus poderes com esses seres extraterrestres, entregaram a Pedra para o astrofísico Erik Selvig para ser estudada. Isso permitiu que Loki facilmente se apoderasse da mente do cientista e o roubasse para Thanos, dando início aos eventos de “Os Vingadores”. Após a batalha de Nova York, o Tesseract foi posto na segura galeria de Asgard.

Entretanto, após o declínio da terra de Thor e Odin em “Ragnarok”, vemos Loki entrando na galeria para possivelmente salvar o cubo para seus proveitos. Ao mesmo tempo, podemos ver no trailer que Thanos adiciona a Joia a sua coleção. Basta descobrirmos se Loki voltou a cumprir as ordens do Titã Louco ou se a mesma foi retirada a força.

Tanto nos quadrinhos como no cinema, a Joia do Espaço concede ao portador a capacidade de estar em qualquer lugar que desejar, podendo inclusive existir em vários lugares ao mesmo tempo.

Joia da Realidade

Logo em seguida, viemos a conhecer a Joia da Realidade em ‘‘Thor: Mundo Sombrio’’. Conhecida como Aether, é a mais perigosa e difícil de ser controlada. Como seu nome indica, permite que o portador altere a realidade como bem entender. Pode quebrar as leis da física e tornar qualquer desejo verdadeiro.

Encontrada primeiramente por Jane Foster, demonstrou o prejuízo que as Joias podem causar em seres que possuem menor resistência e capacidade de resistência. Deixando Jane gravemente intoxicada, fez com que Thor a levasse a Asgard e fosse a guerra contra os Elfos Negros que haviam roubado a Pedra.

Após derrotarem o exército de Malekith, Odin e os asgardianos entregam a Pedra ao Colecionador. Isso porque seria imprudente manter mais de um desses artefatos no mesmo local já que a Pedra do Espaço estava em Asgard nesse momento.

Joia do Poder

Assim que conhecemos Peter Quill, o Senhor das Estrelas, vemos ele saqueando ruínas do peculiar Planeta Morag. Nesse local, nosso herói encontra o Orbe que continha em seu interior a incontrolável Joia do Poder. Tentando fugir de Ronan, o Acusador Kree, Quill é encontrado por Gamora, a sanguinária filha adotiva de Thanos. Depois de muita confusão que resulta na prisão de ambos juntos a Rocket e Groot, o grupo decide unir forças e vender o Orbe para um comprador misterioso.

Esse negociante é ninguém menos que o Colecionador que revela toda a história das Pedras e o poder contido no Orbe. Possuindo toda energia que existe no passado, presente e futuro, é capaz de obliterar planetas da existência e pode consumir seu portador ao ser tocada. Por esse motivo, somente seres com grande resistência são capazes de usá-la sem sofrerem danos mortais. Isso é visto claramente quando uma serva do Colecionador tenta usar seu poder para fugir mas simplesmente desaparece em meio a uma explosão de energia.

Com a chegada de Ronan e a destruição do acervo do Colecionador, os Guardiões tentam fugir futilmente. Felizmente, eles conseguem derrotar Ronan e frustar os planos de Thanos. Buscando guardar a Pedra no local mais seguro, o Senhor das Estrelas e seus companheiros a deixam sob a proteção da famosa Tropa Nova em Xandar. Porém, de algum modo vemos Thanos adicionando a Joia a sua Manopla no trailer do novo filme.

Joia da Mente

Quando Loki é incumbido de roubar o Tesseract por Thanos, o tirano dá a ele o Cetro Chitauri que possui o poder de controle mental, telecinesia, telepatia e projeção astral. No entanto, quando o vilão perde o objeto para os Vingadores, nossos heróis descobrem que existia uma consciência viva em seu interior. Na realidade, seu poder advinha da própria Pedra da Mente, um portal direto para a consciência de todos os seres do universo.

Em “Vingadores: A Era de Ultron”, após ser retirada do domínio de Ultron que tentava criar um novo recipiente para seu intelecto, a Joia é utilizada por Tony e Thor para dar vida à Visão. Desde então, o vingador biônico virou o responsável por guardar seu poder.

Joia do Tempo

Após conhecermos o lado mágico do universo Marvel com Doutor Estranho, vimos o novo Mago Supremo chantagear Dormammu ao colocar toda a Dimensão Negra em um loop infinito onde o tempo passava repetidamente em meros segundos. Anteriormente em segurança em Kamar-Taj, agora reside no colar do próprio Stephen Strange.

Um poder diferente das outras Pedras que, mesmo sem capacidade bélica direta pode alterar o destino do universo. Seu portador é capaz de se transportar tanto para o passado quanto o futuro, além de poder gerar prisões temporais. É uma arma incomparável nas mãos de um grande intelecto.

Joia da Alma

Até então, é a única Pedra que ainda não fez sua aparição no Universo Cinematográfico da Marvel. Concede a habilidade de roubar ou manipular as almas dos vivos e dos mortos. Por isso, seu interior é na realidade um limbo perpétuo para todas as almas que foram retiradas de seus corpos. Em casos extremos, é capaz de dar vida a novos seres.

Baseando-se em seus poderes, muitos especulam que a Pedra já pode ter sido vista mesmo que indiretamente. Alguns acreditam que a Chama Eterna em Asgard que foi usada para renascer o exército de Hella contém a pedra. Porém do mesmo modo que foi considerado perigoso manter o Aether no mesmo local que o Tesseract, não faria sentido deixar a Pedra da Alma na galeria de Odin. Outros acreditam que o plano astral compartilhado pelos Panteras Negras ao tomarem a Planta Coração indicaria que o solo pode estar sendo influenciado pelo artefato.

Entretanto, a teoria mais proeminente é que Heimdall o guardião das portas de Asgard possui a pedra em seu corpo. Além de possuir a habilidade de enxergar todos os seres ou almas ao redor, outro motivo peculiar favorece sua escolha. Quando postos na ordem correta as letras dos objetos místicos formam a palavra Thanos (Tesseract, Aether, Necklace, Orbe e Scepter), restando apenas a letra “H” para pedra da alma. Enquanto aguardamos a chegada de “Vingadores: Guerra Infinita” podemos apenas especular.

“Vingadores: Gerra Infinita” estreia dia 26/04 nos cinemas de todo o Brasil. Confira nossa lista dos filmes essenciais para entender toda a trama do Universo Cinematográfico da Marvel e se você ainda não garantiu seu ingresso, aproveite nossa promoção e concorra a um par de ingressos e um livro das Guerras Secretas da Marvel.

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.