Vingadores: Guerra Infinita - Quem é o terrível vilão Thanos, o Titã Louco?

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha
Published in
5 min readApr 20, 2018

Com a estreia de “Vingadores: Guerra Infinita” se aproximando, muito tem sido falado sobre o grande desafio que os heróis terão que enfrentar. Entretanto, quem de fato é Thanos que com curtas aparições pelo Universo Cinematográfico da Marvel arquiteta seu plano terrível desde antes da equipe ser formada. Ainda não sabemos ao certo toda a origem do Titã no cinema, mas nos quadrinhos tem uma história trágica e única. Se você quer saber um pouco mais desse temido vilão, fique tranquilo que vamos te explicar tudo o que você precisa saber!

Thanos nasceu em Titã a mais importante lua de Saturno dentro de uma colônia de Eternos, seres que evoluíram a partir dos humanos depois de experimentações genéticas feitas por entidades divinas chamadas de Celestiais. Filho de Sui-San e A’Lars, o Mentor, que governava sua terra natal com paz e cooperação tecnológica, Thanos possuía um futuro esplêndido ao lado de seu irmão Eros. Entretanto, para sua infelicidade, ele nasceu com uma anomalia congênita, tendo sua pele cinza e deformada e assemelhando-se a raça Deviante, inimiga dos Eternos. Isso fez com que sua mãe tentasse o matar logo após seu nascimento.

Assim, Thanos cresceu rodeado de discriminação e ódio, se tornando um ser recluso e transtornado. Por esse motivo, ficou obcecado pela vingança contra sua raça e com a morte de todos em seu caminho. Essa determinação fez com que o Titã Louco buscasse poder a todo custo, treinando intensamente e implementando seu corpo com partes biônicas. Logo se tornou o mais poderoso de sua raça, fugindo de sua terra natal para planejar sua vingança. Recrutando uma pequena frota de mercenários, Thanos bombardeou Titã, matando milhares de Eternos, inclusive sua mãe Sui-San.

Autodeclarado soberano de Titã, Thanos voltou seu desejo de destruição para a Terra onde seu irmão Eros havia se refugiado junto aos Vingadores. Em determinado momento de sua jornada, o vilão conheceu a personificação da Morte e descobriu o que era amar outro ser que não a si próprio. Encantada pela devastação que o tirano deixava em seu caminho, se tornou sua companheira e compartilhou segredos sombrios que aumentaram ainda mais seu poder.

Thanos e sua companheira, a Morte

Como todo louco apaixonado, queria se tornar digno para sua amada, buscando ser o ser mais poderoso do universo. Para esse fim, ele adquiriu uma frota intergaláctica e Cubo Cósmico, tendo controle da realidade e do próprio universo. Entretanto, por conta de sua arrogância e tendência a autodestruição, foi derrotado pelos Vingadores que tiveram ajuda do Capitão Marvel. Seu fracasso fez com que a Morte o abandonasse, deixando o Titã ainda mais louco e vingativo. Nesse desejo, Thanos descobriu as Joias do Infinito e iniciou sua jornada para usar seus poderes para destruir grande parte do universo.

Apesar de diferirem em suas cores e localizações, é esse ponto que a trama de “Vingadores: Guerra Infinita” pretende adaptar para o cinema. Já vimos durante a construção do Universo Cinematográfico a aparição de 5 das 6 Joias do Infinito. Sabendo que parte delas está na Terra, Thanos vem tomar posse de poder com suas próprias mãos.

Thanos empunhando a Manopla do Infinito, com todas as Joias

Nos quadrinhos, temos a participação de um personagem central para impedir que o Titã adquira a última Joia, Adam Warlock. Ele possui uma das pedras encrustada em sua cabeça, sendo capaz de manipular a alma daqueles que estão ao seu redor. Não sabemos ao certo se ele vai ter alguma participação nas telonas, ainda mais por sua história ter se misturado em parte com a de Visão.

Outro ponto semelhante com os quadrinhos é sua relação com sua vasta quantidade de filhos. Tendo visitado quase todo o universo, Thanos possui uma prole extensa de diferentes raças. Além disso, não era incomum que após destruir um planeta, o tirano “resgatasse” uma criança para aproveitar suas habilidades e sua genética única. Esse foi o caso de Gamora que se tornou a assassina pessoal exemplar de Thanos.

Os Vingadores derrotados pelo Titã Louco

Em relação aos seus poderes, a lista pode ser um tanto longa. Por ser um Eterno, possui naturalmente força sobre-humana, reflexos aumentados, durabilidade e regeneração acelerada. Além disso, por ser um mutante dentro da sua raça, tem poder místico limitado e um intelecto que ultrapassa Tony Stark e muitos heróis do Universo Marvel. Ainda, através de objetos tecnológicos e esotéricos, é capaz de telepatia e teletransporte. Não sabemos ao certo qual será a extensão de suas capacidades, mas com toda certeza será necessária a união de todos os heróis da Terra para derrotá-lo.

“Vingadores: Gerra Infinita” estreia dia 26/04 nos cinemas de todo o Brasil. Confira nossa lista dos filmes essenciais para entender toda a trama do Universo Cinematográfico da Marvel e se você ainda não garantiu seu ingresso, aproveite nossa promoção e concorra a um par de ingressos e um livro das Guerras Secretas da Marvel.

--

--

Matheus Ferreirinha
Água de Salsicha

Amante de livros, quadrinhos, séries e filmes. Jogador em tempo integral. Escritor amador. Médico nas horas vagas.