Alívio natural para as dores do dia a dia: conheça a Arnica

A Arnica, planta de origem europeia, é utilizada pela medicina há muitos séculos, além de ser um elemento indispensável nos modernos métodos de fitoterapia, proporcionando inúmeros benefícios à saúde, tanto em humanos como em animais. A palavra significa “pele de cordeiro”, devido às suas folhas peludas.

Entre as propriedades curativas da Arnica, as mais conhecidas são suas capacidades de combater as dores de cabeça, contusões, escoriações e machucados, além do seu poder anti-inflamatório e cicatrizante.

A Arnica ainda combate hemorragias leves e tem ação antisséptica e analgésica. Para estes fins, pode ser usada externamente por meio de compressas, em forma de pomada, gel, óleo ou talco, facilmente encontrados no mercado e ideais para massagens suaves na região dolorida.

Mas o poder da Arnica vai além: ela também pode ser usada com fins cosméticos, pois combate queda de cabelo, oleosidade e clareia hematomas, sendo, por isso, muito querida pelos esportistas. No entanto, a arnica nunca deve ser aplicada em feridas abertas ou ser ingerida.

Na internet existem receitas de chás feitos a partir da Arnica, mas esse tipo de uso é totalmente contraindicado pelos médicos, já que pode causar aumento na pressão arterial, dores e vômito.

Apesar de existirem mais de 30 espécies do gênero Arnica, as que possuem os efeitos aqui citados são apenas duas: Arnica montana e a Arnica chamissonispois, que possuem presença da helenalina, uma substância lactosa de ação anti-inflamatória.

A Água Rabelo coloca os benefícios da Arnica à sua disposição! O Gel Refrescante para Pés e Pernas é composto Aroeira, Hortelã, Eucalipto, Aloe Vera, Cânfora e Arnica (Arnica montana). Uma seleção de elementos da flora nacional para trazer alívio, frescor e conforto após um dia de trabalho ou atividade que gerou cansaço.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Água Rabelo’s story.