Da saúde à aromaterapia: os benefícios da Cânfora

A Cinnamomun comphora, também conhecida como Canforeira ou Cânfora, é uma árvore medicinal de origem asiática, da Ilha de Bornéu. Comumente utilizada em problemas de pele e músculos, é facilmente encontrada em feiras livres ou em farmácias de produtos naturais.

Possui propriedades antiepilética, antirreumática, antisséptica, descongestionantes, calmante e sedativa, além de aliviar dores musculares, contusões, picadas de insetos e feridas.

Seus ramos, folhas e raízes são utilizados na produção de chás ou infusões. A Cânfora possui sabor amargo, assim como a hortelã, e é levemente refrescante. Pode ser encontrada também como óleo essencial para vapores e dores de estômago, em forma líquida ou como creme para massagens. Por possuir propriedades analgésicas, sua aplicação causa sensação de adormecimento e é absorvida rapidamente pela pele.

A cânfora ainda favorece a boa digestão, melhora o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, evitando a contaminação por vírus e bactérias, alivia o inchaço abdominal, descongestiona as vias respiratórias e trata fungos na pele e nas unhas.

Apesar das possibilidades de aplicação, deve ser usada com precaução, pois uma dose excessiva pode ser tóxica. Não recomenda-se o uso em mulheres gestantes ou em fase de amamentação, nem tampouco em feridas abertas, peles delicadas ou fossas nasais de asmáticos.

Além do seu uso para a saúde, a Cânfora também é um excelente purificador de ar e por possuir aroma agradável, transmitindo uma sensação de relaxamento e tranquilidade. Reduzir o estresse e diminuir os efeitos do cansaço mental são alguns de seus efeitos, inclusive até equilibrar as emoções. Pode-se jogar gotas da essência de cânfora na água para limpar pisos ou no borrifador para cortinas, tapetes e mantas.

O Gel Refrescante para Pés e Pernas da Água Rabelo possui extratos de Cânfora e Arnica