Dia da Árvore: uma data para plantar novos conceitos.

Água Rabelo
Água Rabelo e Você
3 min readSep 21, 2017

Preservação versos devastação. Será que só plantar novas árvores é o suficiente?Entenda a real importância das árvores na nossa vida em mais um Medium da Água Rabelo feito para você.

O mesmo Brasil que instituiu o Dia da Árvore para celebrar uma das suas maiores riquezas é o mesmo país que vê seus principais biomas serem devastados sem muito fazer.

Extração irregular, crescimento urbano desordenado e leis de proteção frágeis são apenas alguns dos diversos fatores que condenam diariamente a vida verde no Brasil.

Mais que estimular o plantio de novas árvores, 21 de setembro é uma data para refletir o nosso posicionamento e responsabilidades como cidadãos no cuidado com a natureza.

A data coincide com o início da Primavera. Mais um importante momento para fazer florescer uma consciência ambiental necessária que deve ser plantada já nessas novas gerações. A árvore e toda a biodiversidade envolta a ela é um bem mais que necessário.

São inúmeros os benefícios que uma cidade devidamente arborizada pode usufruir. A exemplo do aumento da umidade do ar, diminuição do risco de erosões, maior produção de oxigênio, redução da temperatura e abrigo para algumas espécies de animais.

O correto e equilibrado aproveitamento das árvores pode beneficiar a população ainda mais; a exemplo de coleta de frutas e de aplicabilidades na indústria farmacêutica.

No lado contrário do bom uso de recursos naturais está o desmatamento.

O Brasil é o segundo país com maior cobertura vegetal do planeta e o que mais sofre com áreas devastadas.

São mais de 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa perdidas todo ano. Quase sempre em consequência de derrubadas e incêndios.

Também fazem parte da lista de causas de toda essa destruição, a prática de atividade agropecuária, mineração e processo intensivo de urbanização.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 80% da extração de madeira da Amazônia acontece de forma irregular.

Outro dado desestimulante diz respeito a situação da Mata Atlântica Brasileira, que hoje, já é a quinta área mais ameaçada do planeta.

A Caatinga também sofre! São mais de 500 mil hectares devastados por ano.

Vamos reverter este quadro?

A Água Rabelo lista para você alguns locais do país em que você pode retirar mudas gratuitas para o replantio.

São Paulo: Centro de Educação Rio Sorocaba

Paraíba: Viveiro Municipal de João Pessoa

Paraná: IAP (Instituto Ambiental do Paraná)

Mato Grosso do Sul: Secretária Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande.

--

--