O inverno exige cuidado dobrado com a sua pele

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, mas desde maio várias regiões do Brasil convivem com o maior frio da década. Diante de condições climáticas que não são comuns em nosso país, muitas pessoas tiveram problemas de saúde. As doenças respiratórias e alérgicas, como asma, bronquite, sinusite e amidalites são alguns exemplos.

Mas existe um problema que apesar de não ser percebido pela maioria das pessoas, afeta o maior órgão do nosso corpo: a hidratação da pele.

Devido à baixa umidade do ar no inverno, a redução da transpiração corporal e os frequentes banhos com água quente, nossa pele pode sofrer com ressecamentos e ficar mais vulnerável à bactérias e vírus. Por isso, mantê-la hidratada é ainda mais importante em dias frios. Vale destacar que tanto homens como mulheres devem dedicar cuidados especiais à pele de todo o corpo, não apenas do rosto. Sem contar que pele acinzentada e rachada não é bonito para ninguém, não é mesmo?

Você sabia que uma pele cinza ou esbranquiçada é sinal de desnaturação de proteínas? Quando é exposta aos valores de pH e temperaturas acima do seu limite estreito de atividade, a proteína costuma perder sua funcionalidade biológica, deixando a cútis com aquele aspecto seco, em que uma simples coceira deixa a pele “riscada”.

A hidratação é fundamental para o cuidado da pele, em todas as estações do ano

Beba muita água também no inverno, lembre dos seus lábios, evite banhos quentes (ou a longa duração deles) e use filtro solar. Isso mesmo! Se engana quem pensa que filtro solar é apenas para o verão ou dias de muito sol. Mesmo com o sol escondido, os raios ultravioletas são implacáveis e atingem nossa pele da mesma forma, por isso o uso do filtro solar é imprescindível.

E por último, mas não menos importante: utilize cremes de hidratação pelo menos uma vez por dia. Opte pelos que são compostos por extratos vegetais — a Água Rabelo possui uma linha de fitocosméticos com várias opções para hidratação, frescor, higiene e perfume da sua pele.

Mas todo cuidado não deve ser apenas externo: a alimentação também é um grande aliado para se manter bem no frio. Uma dieta rica em vitaminas e nutrientes combatem os radicais e ajudam no ressecamento da pele. Morangos, laranjas, brócolis e cenoura são ótimas escolhas!

A nossa linha de fitocosméticos possui várias opções de hidratantes