Fieldwork Fail ou quando o trabalho de campo dá erro.

Adriana Cabanelas
Óleo de Cobra e outras coisinhas
3 min readSep 4, 2016

Dia 03/09 é o dia do Biólogo. Ser biólogo é uma coisa maravilhosa. Mas fazer ciência não é nenhum mar de rosas, muitas vezes acontecem erros. Não posso nem contar nos dedos os PCRs que contaminaram, os diversos ensaios que deram errado... E isso tudo dentro do laboratório. E quando esses erros acontecem quando estamos em campo? Podem gerar histórias muito boas.

Jim Jourdane é um ilustrador francês que teve uma ideia genial. Ele resolveu ilustrar viagens de campo que deram muito errado. Ele acredita que essa é uma maneira divertida de humanizar os trabalhos de campo, e eu concordo com isso.

Que medo!
mesma historia, agora em gif

Ele usa como inspiração histórias compartilhadas no twitter com a hashtag #fieldworkfail. É cada história maravilhosa! Então, se você não conhecia a #, mas tem uma história de campo hilária que pode ser contada em poucos caracteres, corre lá e compartilha.

Já sei que música levarei para passear na Africa

Quando o Jim acha uma história que pode ficar boa numa ilustração, ele entra em contato com o cientista para descobrir o contexto da história e fazer o desenho.

Aconteceu comigo quando criança. Por fim me tacaram no lago. Fiquei com trauma de andar na grama até os 18 anos!

Ele já tem tantas ilustrações que decidiu fazer uma campanha no kickstarter para lançar um livro, que foi um sucesso, mas já acabou (eu garanti o meu). Acompanhe o @JimJourdane no twitter! E para ver as ilustrações antigas e comprar o livro, acesse o site http://fieldworkfail.com/

Não faça isso! Sério!
Pobre drone! Não teve nem chance.
Leve muito papel, pode ser necessário!
Super cola, quem nunca?
Tipo eu, que fico bêbada e começo a pensar em outras linguas…
Não lamba seu trabalho!
Que romântico!

Se você gostou, clica no coração e faça ele ficar vermelhinho (ou verde).

--

--

Adriana Cabanelas
Óleo de Cobra e outras coisinhas

Bióloga especializada em fisiologia e microbiologia. Adora internet e nerdice. Faz um brigadeiro maravilhoso. “google” dos amigos. Membro do podcast Microbiando