Dinamo Zagreb e Hajduk Split decidem a Copa da Croácia: O que está em jogo?

João Vitor Carneiro
Восток Futbolniy Klub
4 min readMay 20, 2018

Além da taça, algumas outras questões também acercam o derbi

O Eterno Dérbi Croata que detém uma história gigantesca de rivalidade e disputas está prestes a ganhar mais um novo capitulo. Na próxima quarta-feira (23), às 14:00 no horário de Brasília, Dinamo Zagreb e Hajduk Split se enfrentam e decidem quem levantará o caneco da Copa da Croácia. A decisão ocorre no Stadion HNK Cibalia Vinkovci — campo neutro.

Entretanto, além da bela e um tanto original taça, o que mais pesa para ambos os clubes ao entrar em campo?

(Foto: hns-cff.hr / Drago Sopta)

Fim da seca

O Hajduk vive uma fase negativa em sua história. O clube que integrava o grupos dos quatro grandes da Iugoslávia, e deteve mais sucesso na era pré-Croácia que o arqui-rival, não consegue repetir o período de glorias de outrora e sofre com o domínio rival.

A última vez… (Foto: Boris Kovačev/CROPIX)

Na Dalmácia, mais precisamente em Split, uma taça não é levantada há pelo menos 5 anos. Na última ocasião, o Hajduk venceu a copa nacional de 2012–13. De lá até hoje, mais nada. E considerando a liga fica ainda pior: o último título ocorreu em 2004–05 e após isso, 10 títulos seguidos ao Dinamo. Uma dinastia.

A possibilidade de voltar a ser campeão empolga a torcida dos Bijeli, tanto que todos os ingressos reservados a torcida do clube, ou seja, metade do estádio, já foram esgotados. Cerca de 5 mil torcedores do Hajduk irão acompanhar a final.

Torcida Split no pequenino Stadion Cibalia (Foto: Torcida Split)

Dobradinha

Já com o título nacional de maior importância conquistado de forma antecipada, o Dinamo tenta fechar a sua temporada com chave de ouro. Na liga nacional, o clube da capital conseguiu o título com duas rodadas de antecedência, e adicionou mais uma taça a vasta galeria de troféus.

O que resta para terminar a temporada, é vencer o maior rival e se consolidar ainda mais como o maior clube nacional ao aumentar ainda mais a sua absurda vantagem frente aos demais. Já são 14 títulos da copa, contra apenas 6 do rival.

Além disso, o Dinamo Zagreb tenta trazer de volta a taça para a capital. Na temporada passada, o domínio teve breve intervalo já que o Rijeka, não deu chances ao Dinamo e conquistou a dobradinha.

14 anos

Não bastasse ver o domínio rival, o torcedor do Hajduk ainda é obrigado a aguentar outro ‘tabu’. A última vez que o Hajduk conseguiu vencer o Dinamo em uma final direta foi no distante ano de 2004. Para chegar lá, o teve que vencer o campeonato nacional, enquanto o rival ficou com a copa.

A época, o Hajduk Split venceu pelo placar mínimo o arqui-rival e se sagrou campeão da Supercopa. Dali em diante, foram mais três finais, nas quais em todas o vencedor foi o clube da capital.

A final

Nos dias atuais, sem duvidas o jogo tem um peso muito maior para o lado do Hajduk, o fato de estar em contexto absurdamente inferior ao rival, pesa muito e coloca maior responsabilidade ao clube da Dalmácia perante a sua torcida. Um título sobre o Dinamo lavaria a alma de seu torcedor.

Pelo outro lado, até mesmo em face da diferença abismal entre ambas as equipes, o Dinamo Zagreb é considerado com unanimidade o favorito ao confronto. A obrigação em levantar a taça parte para o lado da capital.

Os últimos confrontos demonstraram equilíbrio entre as equipes, ainda que o Dinamo tenha sido campeão, não teve vida fácil diante do rival nos derbis. Como a liga croata detém 10 times e o seu campeonato tem quatro turnos, o confronto ocorre quatro vezes por temporada. Nessa, o Dinamo Zagreb levou a melhor em duas oportunidades: 1–3 no primeiro turno e 1–2 no quarto turno. Um empate por 2–2 em Split no segundo turno e uma vitória do Hajduk fora de casa por 0–1 no terceiro turno, completaram os embates pela liga nacional.

Agora, a disputa que marca o jogo de número 213 pode representar um divisor de águas, mudando o cenário monopolizado da Croácia ou manter e consolidar ainda mais o domínio azul ante aos demais rivais nacionais. Tudo isso se decidirá na próxima quarta-feira.

--

--