Três fases, confusão e anseio por disputa: Entenda o Campeonato Búlgaro

João Vitor Carneiro
Восток Futbolniy Klub
5 min readApr 2, 2018

Você sabia que a Parva Liga, ou Campeonato Búlgaro, é dividido em três fases?

A falta de competitividade e rotação dos campeões é um grandioso problema no velho continente, muito observado na Bundesliga, Serie A, La Liga e até mesmo nos tempos dourados do Manchester United dominando a Premier League por cerca de 20 anos.

Este perceptível detalhe que torna as ligas muito menos atrativas principalmente para espectadores estrangeiros, ações de marketing e publicidade, investimentos e diversas coisas não acontece apenas na parte mais observada da Europa. No leste europeu, dinastias de um único time ou duplas imensamente maiores que todo o resto de seu país é algo recorrente.

Na Bulgária esse cenário é existente, tanto historicamente como nos dias de hoje. Os rivais CSKA Sofia e Levski Sofia sempre se alternaram no topo e são os maiores campeões nacionais, nadando de braçada em relação ao resto do país. São 32 e 26 títulos respectivamente, o terceiro colocado é o Slavia Sofia com 7 títulos.

Nos dias de hoje, o odiado Ludogorets é quem tomas as rédeas do campeonato. Aproveitando-se do rebaixamento do CSKA por dívidas, aliado ao declínio do Levski e a própria venda do clube verde e branco em 2010 para o bilionário Kiril Domuschiev, as “Águias de Razgrad” subiram de patamar de forma absurda e conquistaram seis títulos consecutivos do campeonato e duas copas.

Com tamanha obviedade no campeão, a federação búlgara tomou atitudes para tentar dar “graça” ao campeonato. Aplicou uma segunda fase no campeonato, fazendo com que os melhores times a competição se enfrentassem novamente e decidissem o título. E após a decisão do título, uma vaga na Europa League e a permanência ou rebaixamento eram decididos em um playoff. Na primeira tentativa, na temporada passada, o tiro saiu pela culatra e todos viram o Ludogorets ser campeão de novo — com campanha histórica e apenas uma derrota em todo o campeonato. Ainda assim, a medida segue para essa temporada.

A divisão do campeonato fica da seguinte forma: 14 times formam a primeira divisão e se enfrentam entre si por 26 jogos. Os seis primeiros formam o grupo que irá brigar pelo título e os oito demais se dividem em dois grupos com quatro times para determinar quem irá ser rebaixado. Os pontos da primeira fase seguem contando e serão somados ao da segunda.

Daí em diante que a confusão começa, pelo coeficiente na UEFA o campeonato detém uma vaga para a Champions League e duas para a Europa League. O campeão ganha vaga nos playoffs da Champions League e o vice na mesma fase só que da Europa League. A terceira vaga é definida por um playoff interno: O terceiro colocado se garante na final do mesmo, e os dois melhores times dos grupos do rebaixamento lutam pela vaga na “final”.

Sim, as equipes que fizeram uma fraca primeira fase ainda tem a possibilidade de salvar a temporada e se classificar para a Europa League, ainda que nas suas fases primordiais. Nos dois grupos secundários, os dois melhores de cada vão aos playoffs para a terceira vaga e os dois piores vão aos playoffs pela permanência.

Na prática:

Assim terminou a primeira fase do complexo torneio… Seguindo o script de anos anteriores, o Ludogorets dominou e segue como líder geral desde a décima primeira rodada. Já o CSKA segue aparente no retrovisor verde e branco e promete disputar o título até o final.

Assim terminou a primeira fase, as equipes em verde foram para o grupo que decidirá o campeão. As em vermelho, foram ao grupo que decidirá os playoffs do rebaixamento

Segunda fase:

Na segunda fase do grupo principal não há nenhum grande mistério, somando os pontos da primeira fase junto aos da segunda, que se disputa com os melhores times da competição é que se determina o campeão e vice.

Neste final de semana, a primeira rodada da segunda fase se iniciou, CSKA e Ludogorets venceram por 5–0 e 4–1 respectivamente. Além da disputa pelo título Levski e Beroe lutam para conseguir a vaga na final do playoff pela vaga na Liga Europa.

Hoje, o Levski seria o finalista do playoff pela vaga na Europa League e o CSKA se garante de forma direta

Nos grupos secundários, a disputa é para quem irá disputar a vaga nas fases iniciais da Europa League e se livrar de vez do fantasma do rebaixamento. . Os dois últimos de cada grupo seguem para disputar a permanência junto a dois times que vem da segunda divisão e assim como no grupo principal, somam-se todos os pontos.

As equipes em azul, se enfrentam na terceira fase para decidir quem enfrentará o terceiro colocado

A terceira fase:

A fase final do campeonato, que decide o futuro das demais equipes e é a mais esquisita de todas.

Europa League: Para decidir a terceira vaga, os dois vencedores de cada grupo secundário lutam entre si para enfrentar o terceiro colocado na “final”. Dessa, as equipes que passaram para a segunda fase no grupo principal mas ficaram entre o quarto e sexto lugar na mesma, não o disputam.

Quartas de final

Q1: Vencedor do grupo 1 x Vice do grupo 2
Q2: Vencedor do grupo 2 x Vice do grupo 1

Semi-final

S1: Vencedor Q1 x Vencedor Q2

Final

Terceiro colocado geral x Vencedor S1

Rebaixamento: Os quatro piores times dos dois grupos secundários juntos do segundo e terceiro colocado da segunda divisão se enfrentam entre si para definir quem fica com as três vagas restantes. O campeão da segundona é o único que garante vaga de forma direta.

Primeira rodada:
J1: Terceiro colocado do grupo 1 x Quarto colocado do grupo 2
J2: Terceiro colocado do grupo 2 x Quarto colocado do grupo 1

Segunda rodada:
J3: Vencedor do J1 x Vencedor do J2
J4: Perdedor do J1 x Perdedor do J2

Terceira rodada:
J5 Perdedor do J3 x Terceiro colocado na segunda divisão
J6: Vencedor do J4 x Segundo colocado na segunda divisão

Para se manter é necessário ganhar duas partidas, logo, os vencedores dos jogos J3, J5 e J6 são as equipes que vão poder disputar a próxima edição da elite búlgara.

--

--