Saudades daquela sala escura cheia de emoções.

Você também sente falta?

Romulo Kiffer
0220 Books
3 min readAug 3, 2020

--

Photo by Erik Witsoe on Unsplash

Já faz quase 4 meses que estou em casa, trancado, confinado. A quarentena nos tirou a mobilidade e a liberdade, mas nos fez enxergar a vida de uma forma diferente, pensando mais em segurança.

Se tem 4 meses que estou em casa, tem pelo menos 5 a 6 que não vou ao cinema. Assisto filmes praticamente todos os dias em casa, a paixão não morreu, mas o pacote completo de experiências que envolve ir ao cinema que está fazendo falta.

Aquela experiência planejada que todos os chatos e cri-cris como eu tem, de esperar ansioso pela estreia de um filme, comprar o ingresso com antecedência para não correr o risco de perder o lugar certo, já que sempre sentamos no mesmo, sempre! (K12 no meu caso, exatamente no meio, na vertical e na horizontal).

De sair de casa com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de chegar atrasado nem para os trailers. Chegar antes no cinema para ficar olhando os posters das próximas estreias e pensando como será aquele filme que vou ver, será que vai ser tudo que eu espero, será que as teorias sobre ele estavam certas?

Ao chegar na fila, entregar com orgulho aquele ingresso pro atendente, quase como uma conquista que você quer mostrar para todos. Entrar na sala com a expectativa de receber tantas informações novas, viver uma nova experiência, outras vidas, histórias.

Sentar no lugar específico que já virou praticamente seu e esperar ansioso que comece aquela experiência tão aguardada. Brigar com quem está falando no meio da sessão, ligando o celular no meio da sala escura (sim, eu sou o chato que briga no cinema por silêncio).

Sempre tem aquele chute atrás da cadeira que olhamos de cara feia pra pessoa, mas sempre fica bom depois.

Aí começa a sessão, um ciclo novo se iniciando, mesmo que curto, dependendo do filme, mas um novo ciclo que nos faz esquecer de tudo, todos os problemas da vida, todas as ansiedades, e nos faz viver uma vida totalmente diferente e com emoções mistas por algumas horas.

Apesar da saudade desse lugar mágico e da experiência que é assistir muitas histórias lá, ainda não nos sentimos seguros de voltar a frequentar. Será um processo novo, readaptação. Será que um dia voltará? Será que será a mesma coisa? Será que vai ter a mesma mágica?

Não tenho essas respostas! Mas aguardo ansioso por esse retorno, um retorno seguro, diferente de como era antes, não sei como ainda, mas encaro isso como uma nova experiência que só o cinema pode nos trazer.

Enquanto isso tento viver essas histórias em casa mesmo, sem toda a magia do processo inteiro do cinema, mas vivendo as mesmas histórias mágicas e aguardando a segurança de voltar à essa rotina que nos tira da rotina.

--

--

Romulo Kiffer
0220 Books

Designer Gráfico de formação, amante de artes e novas formas de criar. Viajando entre diferentes formas de artes acabei chegando na escrita, e estou amando.