Você tem sido produtivo na quarentena?

Será que precisa mesmo?

Romulo Kiffer
0220 Books
2 min readJul 10, 2020

--

Photo by Carl Heyerdahl on Unsplash

Durante esse período forçado (porém necessário) que estamos trancados dentro de casa, quem pode pelo menos, muitos de nós tem se cobrado de várias formas, cobranças financeiras, produtivas, empresariais, entre outras.

Mas o que estamos esquecendo de nos cobrar é o que mais tem nos pegado, melhor amigo e nosso pior inimigo em certos momentos, nossa mente.

Você tem cuidado da sua saúde mental com a mesma intensidade que tem criticado política, criticado quem fura a quarentena, se preocupando se está sendo produtivo ou não dentro de casa em momento de quarentena?

Se sim, parabéns, você é bastante forte! Se não, bem-vindo ao clube.

Nós somos muito felizes nos preocupando com tudo menos a nós mesmos, e isso tem pegado muito para mim e acredito que para uma parcela das pessoas que estão em casa nesse momento, pessoas com certos privilégios, eu reconheço.

Mas quando é pra eu pensar em mim e você em você, certas vezes parece tão doloroso e vazio que preferimos nos afundar em trabalhos, projetos, distrações e outras coisas que nos fazem só passar o tempo e esquecer aquele profundo que está em nosso emocional.

Sempre que me pego fugindo tento relembrar dos meus momentos ruins, depressivos de verdade, e penso nas escolhas que fiz, profissionais entre outras para poder sair desse poço, priorizando meu eu, minha saúde, minha família, MINHA VIDA.

Por isso eu escrevi esse pequeno texto, que não se encaixa em crônica, em fábula, em poema, em artigo, ou sei lá em que seja, mas acho que se encaixa em um texto de compaixão e empatia.

Se você acha que deve ser 100% do tempo produtivo enquanto está em casa, sinto lhe informar, mas você está errado(a)! Nós precisamos de descanso, não só físico, mas mental também, emocional, espiritual…

Nada do que fizermos de trabalho, que nos renda a maior riqueza financeira poderá pagar nossa saúde e nossas emoções. Nada poderá trazer de volta os momentos perdidos.

Então resumindo, não estou pedindo que não seja produtivo, minha quarentena felizmente está rendendo bem, estou tirando do papel projetos incríveis que sempre quis fazer. Mas não deixo de lado meu tempo e meu emocional, nem minha família, nem o que é importante e que se passa e nem vemos.

Seja produtivo, mas descanse, relaxe, pense, converse, faça acompanhamento psicológico, faça o possível e impossível para estar bem, porque dinheiro conseguimos mais depois, saúde é algo que quando passa, nunca mais volta!

--

--

Romulo Kiffer
0220 Books

Designer Gráfico de formação, amante de artes e novas formas de criar. Viajando entre diferentes formas de artes acabei chegando na escrita, e estou amando.