A Capoeira

João Henrique Sol
1–800-JOAO
Published in
3 min readFeb 2, 2021

Saudações, pessoal do Herriot! Tudo bem com vocês?
Hoje vou abordar um tema que está enraizado na cultura brasileira. Alguns de vocês já a praticaram e outros já ouviram falar. O que poderia ser?

Vamos chegar ao tema dedutivamente! Algum de vocês dança? Caso sim, deixe nos comentários. Eu, por exemplo, pratico dança clássica. Há muitos tipos de dança no mundo todo, como a dança moderna, o sapateado, o samba, o flamenco… Agora, qual prática não mencionada é muito conhecida no Brasil? Se você pensou em capoeira, acertou! Vamos então assistir um vídeo para habituar os que nunca a praticaram na vida.

Através deste vídeo podemos perceber que a capoeira é uma prática que envolve acrobacias, instrumentos, música e a mistura de dança e luta. Para ser realizada, os capoeiristas se reúnem em formato de roda, alguns cantam, alguns tocam instrumentos, outros batem palma e alguns, ao centro, a jogam.

Mas afinal a capoeira é uma dança ou uma luta? Esta é uma pergunta um tanto complexa, mas que pode ser respondida!

A princípio, é tanto uma dança quanto uma luta, além de ser conhecida por misturar artes marciais, acrobacias, dança, música e esporte.
Diferente de outras danças lutas, a capoeira envolve muito as pernas e a cabeça, além das acrobacias.

Em sua história, diversos são os acontecimentos… Estuda-se que foi desenvolvida por volta do século XVI, no Quilombo de Palmares, localizado na região de Pernambuco. Para quem não se lembra, os quilombos são espaços de liberdade e livre prática de cultura afro-brasileira, sobretudo naquela época, em que havia escravidão, logo, muitos fugiam para os quilombos a fim de se refugiarem e se livrarem de opressões.

Negros Lutando, Augustus Earle, 1824

Talvez vocês não saibam, mas por quase cinquenta anos a prática de capoeira foi proibida. De 1890 a 1940, era proibido praticar capoeira no Brasil. Motivo: havia medo de revoltas por parte dos escravos, que conquistaram sua liberdade, mas não tinham moradia, emprego, estudos, nada.

Desta maneira, concluímos que a capoeira é uma atividade de expressão cultural, pois está enraizada na cultura brasileira, representa o contato entre culturas brasileiras e africanas, que formam as culturas afro-brasileiras, e é composta por diversas outras práticas.

Quanto às boas notícias, a capoeira recebeu pela UNESCO o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o que elevou sua reputação ainda mais a nível internacional.

Antes de prosseguirmos, uma pergunta: vocês perceberam alguma outra particularidade na prática de capoeira? Há uma bem pontual…

Exato! Ela é acompanhada por música, ou seja, os capoeiristas devem, para praticá-la efetivamente, jogar, dançar, cantar e tocar instrumentos! Alias, seu instrumento típico é o da foto acima, o berimbau. Vejam abaixo suas divisões:

No Brasil é chamado assim, mas em Angola e Moçambique possui outros nomes, sendo hungo e xitende, respectivamente.
Trata-se de um instrumento de corda, como a harpa, por exemplo. Podemos tocá-lo segurando a verga com uma mão, tendo o caxixi na outra e, nesta mesma mão, manuseando a baqueta e o dobrão. Vamos ver um vídeo prático do berimbau sendo tocado:

Já têm vontade de praticar capoeira? Espero que sim!
Até a próxima!

--

--

João Henrique Sol
1–800-JOAO
0 Followers
Editor for

Assistente de língua portuguesa na França 2020–2021.