Conhecendo a música brasileira

João Henrique Sol
1–800-JOAO
Published in
3 min readApr 27, 2021

Coucou, todo mundo! Como vão depois das férias? Espero que estejam bem.

Hoje temos um tema divertido e que vocês já conhecem. Envolve instrumentos, ritmo e voz. Sim, vamos falar sobre música brasileira! Revelo que não conheço muito de música francesa ou em língua francesa, então conto com vocês para me recomendar algo nos comentários.

Caricaturas de cantores brasileiros, sobretudo da música do século XX

O Brasil é conhecido por ser um país extremamente diverso, então temos dos mais diferentes ritmos musicais, como o Axé, a Bossa Nova, o Choro, o Forró, a Gafieira, o Pagode, o Samba e o Xaxado, por exemplo. Talvez esse vídeo possa ajudar a compreender melhor e também a conhecer outros ritmos emblemáticos de nossa cultura:

Particularmente, os que mais gosto são MPB e Rock, mas vou buscar apresentar-lhes esse tema de maneira diversificada!
Para conhecer música brasileira devemos saber que os gostos e estilos mudaram muito conforme o tempo, logo, temos músicas incontornáveis na cultura brasileira e as músicas atuais. Vou então listar alguns cantores que podem ser exemplo disso:

Lua e estrela, de Caetano Veloso, uma das figuras mais conhecidas da música nacional e que é muito lembrado até os dias de hoje.

Canta, canta, minha gente, de Martinho da Vila, um dos maiores sambistas que temos e que atua na escola de samba Vila Isabel (RJ).

Madalena, de Elis Regina, considerada uma das maiores vozes brasileiras. Aqui temos uma apresentação da intérprete no Festival de Jazz de Montreux, Suíça, em 1979.

Olhos coloridos, de Sandra de Sá, uma das músicas mais fortes e potentes pela luta afro-brasileira, vinda de uma excelente e importante cantora para nós.

Apenas um rapaz latino americano, de Belchior, uma canção aclamada até os dias de hoje, igualmente a seu intérprete, que morreu recentemente (2017).

À francesa, de Marina Lima, mulher que aumentou a visibilidade feminina no pop/rock brasileiro e que canta até hoje.

Bem, talvez já tenhamos uma boa introdução às figuras incontornáveis, agora podemos mergulhar um pouco nas atualidades, no que os brasileiros ouvem hoje em dia, no que há de mais novo.

Coringa, de Jão, um cantor popular entre os jovens e que está em ascensão atualmente.

Cobertor, de Anitta, um dos maiores ícones nacionais da atualidade e que leva sua música pelo resto da América e mundo.

Deve ser horrível dormir sem mim, de Manu Gavassi, que participou da edição de 2020 do reality show Big Brother Brasil e ficou em terceiro lugar. A cantora é popular entre os jovens há pouco mais de uma década.

Evapora, de Iza em colaboração com Ciara e Major Lazer. A cantora sempre estoura nas rádios brasileiras e tem conseguido espaço em âmbito internacional também.

Ainda em tempo, vale a pena ver que o Brasil possui muitos talentos, inclusive vocais. No vídeo abaixo podemos ver Gal Costa, ícone da música, em uma “luta” contra seu guitarrista para saber quem consegue ser mais aguda, a guitarra ou ela.

Como o assunto é enorme, há muitos nomes igualmente importantes e emblemáticos que ficam, infelizmente, de fora, logo, pensando nisso, preparei duas playlists para vocês: uma com ícones da música brasileira e outra com músicas atuais! A primeira deve ser escutada no modo aleatório, mas a segunda pode ser escutada em ordem.

Temos então a playlist Tropica-a-al, que contém atualidades:

E a playlist Incontornáveis, que contém músicas de todas as épocas que devem ser apreciadas:

Por hoje é só! Espero que tenham gostado e que gostem da experiência de escutar as músicas! É sempre um prazer poder divulgar um pouquinho do Brasil para vocês.

Até breve!

--

--

João Henrique Sol
1–800-JOAO
0 Followers
Editor for

Assistente de língua portuguesa na França 2020–2021.